TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recomendações para a implantação da gestão do conhecimento na organização do desenvolvimento

Pesquisas Acadêmicas: Recomendações para a implantação da gestão do conhecimento na organização do desenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/1/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.387 Palavras (18 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 18

Considerações sobre Implantação de Gerência de Conhecimento em Uma Organização de Desenvolvimento de

Software: Resultados de Um Estudo de Caso

11 Gabriela F. Andrade , Carla Alessandra Reis

1

Abstract. Software development organizations are increasingly interested in keeping the knowledge generated by its members, transforming individual knowledge into organizational knowledge. Thus, many organizations opt for the implementation of knowledge management process. This paper presents a case study conducted in a software development organization that initiated the implementation of a knowledge management strategy. As a result we obtained a characterization of the organization and a vision of the GC implementation and possible explanations of why not get the expected results.

Resumo. É crescente o interesse de organizações de desenvolvimento de software em manter o conhecimento gerado pelos seus membros, transformando o conhecimento individual em conhecimento organizacional. Assim muitas organizações optam pela implantação da gerência de conhecimento. Este artigo apresenta um estudo de caso realizado em uma organização de desenvolvimento de software que iniciou a implantação de uma estratégia de gerência de conhecimento. Como resultados, obteve-se uma caracterização da organização e uma visão da implantação de GC e possíveis explicações do porque não se obteve os resultados esperados.

1. Introdução

O processo de desenvolvimento de software envolve diversos desafios, entre eles, o aproveitamento do conhecimento gerado durante o processo. Este conhecimento constitui o capital intelectual da organização e, portanto, deve ser gerenciado de forma eficiente para garantir a sua preservação e permitir a sua constante evolução [Davenport e Prusak 1998]. Porém, muitas vezes o conhecimento é perdido, seja com a saída de membros da equipe, seja com o esquecimento ao passar o tempo. Por tal motivo, gerenciar o conhecimento relacionado aos seus processos de negócio de forma efetiva torna-se necessário para preservar seu capital intelectual, promover o aprendizado organizacional e possibilitar a melhoria contínua dos seus processos de negócio [Montoni 2003].

Devido à importância desse tema, tem-se dado uma atenção especial a como ocorre a gerência de conhecimento na engenharia de software. Uma revisão sistemática realizada por Bjørnson e Dingsøyr (2008) identifica diversos estudos relacionados a iniciativas de gerência de conhecimento em engenharia de software. Dos 762 artigos encontrados, 68 foram estudos em um contexto industrial, ou seja, apenas 9% dos casos

Universidade Federal do Pará (UFPA) – PA – Brasil

{gfa,clima}@ufpa.br

estão relacionados à aplicação em empresas. Destes, 29 foram estudos experimentais (empíricos), que é menos da metade. Sendo assim, uma forma de contribuir para a construção de uma base confiável de conhecimento e assim reduzir incertezas sobre quais teorias, métodos e ferramentas são as mais adequadas para a gerência de conhecimento, é a realização de estudos experimentais.

Com este intuito, este artigo apresenta a realização de um estudo de caso onde é observada a implantação da gerência de conhecimento no contexto de uma organização desenvolvedora de software. Com os resultados obtidos pretende-se contribuir para o avanço da pesquisa na área, além disso, o estudo pode ser uma referência para outras organizações que estão em contexto similar ao da organização observada.

O restante deste trabalho está estruturado da seguinte maneira: a seção 2 apresenta o conceito de Gerência de Conhecimento e seu contexto na Engenharia de Software, a seção 3 descreve o estudo de caso, a seção 4 faz as considerações sobre a análise realizada e por fim a seção 5 apresenta as considerações finais e trabalhos futuros.

2. Gerência de Conhecimento (GC)

Davenport e Prusak (1998) afirmam que conhecimento é uma mistura fluida de experiências, valores, informações contextuais e percepção de especialistas que provêm uma forma para avaliar e incorporar experiências e informação. Nas organizações, geralmente é encontrado não apenas em documentos e repositórios, mas também nas rotinas, processos, práticas e normas organizacionais. Para Nonaka e Takeuchi (1997) o conhecimento pode ser conhecimento tácito, que é baseado nas experiências das pessoas, é subjetivo, portanto difícil de expressar com palavras, sentenças ou números; e conhecimento explícito, que é objetivo e pode ser representado por documentos, manuais, repositório de dados, entre outros.

Para Probst et. al. (1999) gerenciar o conhecimento “é um processo que ajuda as organizações a encontrar, selecionar, organizar, disseminar e transferir as informações importantes e as experiências necessárias para as várias atividades da organização, tais como, resolução de problemas, aprendizagem dinâmica, planejamento estratégico e tomada de decisões”. Ao implementar a gerência de conhecimento, uma empresa permite que o conhecimento individual seja capturado, compartilhado e disponibilizado para que seus funcionários possam acessá-lo. Assim, a empresa eleva seu nível de conhecimento do nível individual para o organizacional [Rus e Lindvall 2002].

A GC vem sendo reconhecida como uma fonte de vantagem competitiva para organizações de desenvolvimento de software, sendo assim deve ser capaz de apoiar a criação, captura e utilização dos vários tipos de conhecimento [Natali e Falbo 2003]. Visando atender esta tendência, normas e modelos de qualidade de software como a norma ISO/IEC 12207 (2008) e o Modelo de Melhoria de Processo de Software Brasileiro [MPS.BR 2009], foram atualizados com a inclusão de processos que evidenciam a GC como atividade obrigatória para atingir maior maturidade.

3. Descrição do Estudo de Caso

No estudo descrito neste artigo as principais questões levantadas são: Como acontece a implantação de GC em uma organização de desenvolvimento de software? E por que a implantação de GC obteve êxito (ou não) na organização?

Assim, optou-se por fazer um estudo de caso único longitudinal, em que um único caso é estudado em dois ou mais pontos diferentes no tempo [Yin 2005]. A organização de desenvolvimento de software escolhida foi selecionada por estar no processo inicial de implantação de GC, permitindo que todo o processo de implantação fosse acompanhado e estudado. Para manter o sigilo, a organização é chamada de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com