TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rede Marisa Ensina Consumidora A Se Vestir

Por:   •  27/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 3

Rede Marisa Ensina Consumidora a Se Vestir

Reposicionamento de negócio parece não ser problema para a rede Marisa. Se nos anos 80 a empresa chegou a comparar o preço de suas roupas aos de uma pizza, para convencer a consumidora do bom custo X benefício de seus produtos, mais de meio século depois, a empresa se prepara para uma nova realidade: um potencial e crescente mercado de consumidoras de classe C.

Preço já não é mais o diferencial para esse público. Para especialistas em varejo, a nova classe C não foca apenas o necessário, mas também o aspiracional, o que está na moda. De repente a Marisa se viu obrigada a mudar para continuar relevante para sua tradicional consumidora. O processo que começou no início da década passada com a renovação das lojas, passou pela incorporação de tendências vistas nas passarelas aos produtos e evoluiu para uma missão didática: ensinar a consumidora a se vestir melhor.

Segundo a gerente geral de marketing da Marisa, Andrea Beatrix, a mulher da classe C quer mais informações sobre moda, mas ainda não sabe exatamente onde encontrá-las. Para se aproximar da cliente, a força de vendas composta quase que exclusivamente por mulheres saiu dos caixas e da área de vendas e se instalou nos provadores. A Marisa conta agora com funcionárias especializadas em dar opinião à cliente sobre como combinar as peças que ela pretende comprar. Para especialistas esse tipo de iniciativa se encaixa dentro do que as redes de varejo chamam de “pedagogia da moda”. A classe C tem muita carência de informação e está preocupada em não “ficar por fora”, afirmam especialistas.

A empresa abandonou o conceito de coleção e hoje, novas peças chegam todas as semanas nas lojas e o mostruário é trocado a cada 40 dias. Além disso, a equipe de estilo da Marisa viaja regularmente para assistir aos desfiles das semanas de moda de Milão, Nova York e Paris. E o preço? Abandona-se o conceito de popular e, pela estratégia de precificação, a empresa reforça sua relação custo X benefício. Acompanha-se as tendências sem pagar o preço das grifes. Um ótimo negócio para a nova classe C.

Fonte: O Estado de São Paulo: 15 de novembro de 2010.

A reportagem publicada pelo Estado de São Paulo revela uma situação típica de um segmento do mercado: a nova classe C. Sabe-se que a definição de preços, é uma das estratégias possíveis para as empresas segmentarem seus produtos e serviços no mercado. Com relação ao processo de precificação, responda:

a) Cite e explique quais são os possíveis objetivos que uma empresa pode ter no momento de definir os preços de sua linha de produtos e serviços;

b) Cite e explique os dois tipos possíveis de perfil de consumidores, considerados na segmentação de preço. Quais as suas características? Quais apelos e/ou benefícios valorizam?

c) Em relação à estratégia de gerenciamento de categoria, discorra sobre: principais aspectos considerados e as possíveis influências sofridas no gerenciamento de acordo com o tipo do produto.

d) Explique e conceitue o que é elasticidade de demanda, inelasticidade e elasticidade cruzada. Cite exemplos de produtos que se encaixam em cada um dos tipos de elasticidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (43.4 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com