TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Estatistica

Por:   •  8/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.590 Palavras (11 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL DE RIO GRANDE

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – 4° SEMESTRE

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Disciplina: Administração de Recursos Humanos

Prof. Eduardo Mathias Cristello

Deivid Sampaio – RA: 8207974214

Gabriela Souza – RA: 8406135575

Mateus Scheer - RA: 1299252563

Paula Bondan – RA: 1299259473

Raquel Luz – RA: 9136265968

Weslley Ribeiro- RA: 8411168296

RIO GRANDE

2015

FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL DE RIO GRANDE

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA – ETAPAS 1 E 2

DEIVID SAMPAIO – RA: 8207974214

GABRIELA SOUZA – RA: 8406135575

MATEUS SCHEER - RA: 1299252563

PAULA BONDAN – RA: 1299259473

RAQUEL LUZ – RA: 9136265968

WESLLEY RIBEIRO- RA: 8411168296

Atividade Prática Supervisionada (ATPS), entregue como requisito parcial de obtenção de nota na disciplina “Administração de Recursos Humanos”, sobre orientação do professor Eduardo Mathias Cristello.

RIO GRANDE

2015

ETAPA 1 – PASSO 1:

GESTÃO DE PESSOAS E AS MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS

Entende-se por gestão de pessoas, uma associação de habilidades e métodos políticos, técnicas e práticas definidas. É o departamento dentro empresa, cujo objetivo é a responsabilidade em administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações. A gestão de pessoas e os recursos humanos fazem parte da área de Administração.

Dentro da gestão de pessoas de uma empresa são tratados diversos assuntos como: análise e descrição de cargos, planejamento e administração de cargos e salários, seleção de admissão e demissão, integração e orientação aos novos colaboradores, incentivar funcionários para ganho de benefícios oferecidos pela empresa, avaliação do desempenho, comunicação, desenvolvimento e treinamento aos colaboradores.

A mudança organizacional ocorreu especialmente na relação das pessoas, pois onde somente o capital econômico era valorizado passou-se para a valorização do capital humano.

A mudança organizacional tornou-se uma das principais atividades para empresas e instituições em todo o mundo. Embora as companhias costumassem mudar esporadicamente, hoje elas tentam modificar quando surgem necessidades. As organizações mudam por competição no mercado, cumprimento de leis, introdução de novas tecnologias e atendimento preferencial de seus clientes que apostam em seus produtos e/ou serviços.

PASSO 2 E 3:

Com base nos conhecimentos aprendidos na sala de aula referente ao setor de produção podemos observar que na época em que o filme “Tempos Modernos”, que retrata a vida dos trabalhadores em uma fabrica nos anos 30 após a crise de 1929, após o crash da bolsa de valores de Nova Iorque onde várias pessoas acabaram sendo prejudicadas, perdendo seus investimentos e muitos ficaram desempregados.

Para se recuperar da crise, a produção foi intensificada e com isso os direitos dos trabalhadores que na época eram poucos foram ainda mais desrespeitados, fazendo os mesmos sendo obrigados a cumprirem uma jornada de trabalho exaustiva e repetitiva, em virtude da divisão da produção de trabalho que era muito especifica. Os trabalhadores eram vistos como pessoas desinteressadas dentro do mercado de trabalho, sendo assim eram expostos à severa fiscalização, muitos não tinham um intervalo até mesmo para realizar suas respectivas necessidades, e com isso resultava com a desmotivação de seus funcionários.

No filme, eles não utilizam as estratégias organizacionais para diminuir o absenteísmo, onde não respeitam os horários mais flexíveis de trabalho. Na época a produção era sequencial, ou seja, cada funcionário realizava uma tarefa específica, caso um funcionário interrompesse sua função para se alimentar ou ir ao banheiro, a produção consequentemente era afetada, assim, influenciando a produtividade da empresa.

Os funcionários exerciam longas e exaustivas jornadas de trabalho não tendo direito de horas extras e férias, muito diferente dos dias atuais, onde os trabalhadores possuem direitos garantidos pela CLT.

Podemos concluir que hoje, há uma legislação específica que garante o direito do trabalhador, prezando pelo bem estar e motivação do funcionário, muito diferente do que foi retratado no filme “Tempos Modernos”.

ETAPA 2

1. INTRODUÇÃO:

A implementação de novas técnicas gerencias de pessoas tem sido um dos principais elementos para que a empresa possa se manter em um mercado cada vez mais competitivo. No entanto, mudar pode representar riscos e custos que as pequenas e médias empresas não estão preparadas para suportar. Ao introduzir novas técnicas de gestão, as pequenas e médias empresas podem ter de enfrentar a resistência por parte do colaborador adaptado ao antigo regime.

1.1 OBJETIVO:

O relatório a seguir tem por objetivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (76.2 Kb)   docx (24.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com