TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Financeiro da Empresa TRIO

Por:   •  26/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.469 Palavras (10 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 10

Relatório Financeiro da Empresa TRIO

Comparação Financeira Trio e kepler Weber

Maio /2018

[pic 2]


Elaborado por: Elisângela Dorneles de Vasconcellos

Disciplina: Gestão Contábil Financeiro

Turma: Gestão Contábil 03/18

Sumário

1. Objetivo

2. Introdução

3. Desenvolvimento

3.1 Análise Vertical

3.2 Análise Horizontal

3.3 Índice de Liquidez

3.4 Índice de Estrutura Patrimonial

3.5 Índice de Rentabilidade

4. Considerações Finais

5. Referências Bibliográficas

1. Objetivo do Relatório Financeiro - TRIO

        O presente relatório tem como objetivo a apresentação e análise do demonstrativo financeiro de Empresa TRIO Equipamentos, onde serão comparados seus dados com a Empresa Kepler também da aérea industrial. Serão apresentados as análise vertical, análise horizontal, os índices de liquidez, índices de estrutura patrimonial e os índices de rentabilidade.

        A empresa TRIO Equipamentos contratou um consultor em finanças para auxiliar os sócios no processo de reestruturação dos negócios com deficiência na empresa, pois nos últimos anos vem apresentando índices com baixa lucratividade e  sem evolução.

        Para inicio dos trabalhos o consultor emprega como base a comparação de resultados com a empresa Kepler, também no ramo de indústrias e como características semelhantes, realizando assim uma comparação financeira.

         

2. Introdução

        A empresa TRIO Equipamentos surgiu da proposta de uma grande multinacional, que visava a expansão de seus negócios, a grande jogada da empresa estava na oferta para os funcionários com maior tempo na empresa de abrir sua própria empresa coma representação, qualidade e comercialização de seus equipamentos.

        Os três amigos André, Bernardo e César que estavam juntos desde a faculdade e cresceram na multinacional até chegarem a cargos de gerente, analisaram a proposta e concluíram que seria uma oportunidade de progresso, além de se tornarem donos do próprio negócio, não deixando de lado a qualidade da antiga empresa. assim fundaram a empresa TRIO Equipamentos e sua atuação na cidade do Rio de Janeiro.

        A empresa cresceu e atingiu seu ápice no ano de 2011, mas com o passar dos anos, ou seja, nos três anos consecutivos o ritmo do negócio apresentou uma grande queda e notavelmente uma alta em sua receita.

        Com essa situação fora do controle e de entendimento dos sócios, a saída foi a contratação de um consultor financeiro, essa contratação tinha o propósito de encontra e resolver as possíveis falhas e reorganizar todo a deficiência e talvez detectar a má gestão.

        A realização de uma análise comparativa entre a empresa TRIO e outra empresa de atuação no mesmo mercado de vendas foi necessária para descobrir onde estava a falha na saúde contábil e financeira da empresa, como se reestruturar e descobrir os vários fatores relacionados as quedas.

        Por fim, o resultado do estudo deriva da qualidade dos dados fornecidos pela empresa TRIO e a empresa escolhida para a comparação a empresa Kepler, onde será diagnosticada as deficiências na contabilidade da empresa  e a justificação do consultor contratado.

        

        

3. Desenvolvimento

        A realização dos balanças de uma empresa tem como objetivo extrair informações eficientes para orientar os envolvidos nessa área financeira, favorecendo a tomada de decisões e nos ajustes necessários.

        As análises a serem descritas a seguir serão as vertical e horizontal: que tem como utilidade a visão mais detalhada do desempenho da empresa e da formação de seu patrimônio, sem a necessidade de grandes cálculos.

 

Análise vertical

        A Análise Vertical tem como objetivo mostrar a importância de cada conta na demonstração financeira, por meio dela pode-se comparar cada um dos elementos em relação ao total.

        Com essa análise pode-se verificar que na empresa Kepler o resultado líquido representa 10,44% em 2013 e 14,65% em 201, isso significa que a empresa conseguiu transformar em lucro líquido 10,44% e 14,65% de suas vendas sendo 89,57% e 85,34% consumidas, em 2013 e 2014 respectivamente, para cobrir custos e despesas do exercício.

        Já a empresa TRIO, o resultado liquido foi muito baixo, representa apenas 3,61% em 2013 e diminuiu consideravelmente para 1,49% em 2014. O resultado deu-se por conta dos valores expressivos das despesas com salários, 23,27% em 2013 e 26,17% em 2014 e despesas com marketing de 3% nos dois exercícios.

        No comparativo podemos concluir que não houve problema de mercado e sim má gestão dos recursos na empresa TRIO, tendo em vista que houve redução nas vendas e a mesma continuou com despesas elevadas nos dois períodos, enquanto a concorrente fez o inverso, vendas altas e redução de despesas resultando aumento no lucro.

        Quando o Balanço Patrimonial é analisado, pode-se verificar que os direitos que a empresa TRIO tem a receber de terceiros corresponde a mais de 50% do Ativo Total nos dois exercícios, o que contribui para que o Ativo Circulante da empresa corresponda a 85,12% em 2013 e 84,47% em 2014, concluindo-se que empresa tem condições de cumprir com suas obrigações junto à terceiros, visto que, o Passivo Circulante corresponde à 38,74% em 2013 e 37,92% em 2014. Isso significa que a empresa possui 46,38% e 46,55% de  Capital Circulante Liquido, em 2013 e 2014, respectivamente.

        Já na empresa Kepler observa-se que o Ativo Circulante corresponde a 48,37% em 2013 e 48,37% em 2014 e os Ativos Não Circulantes correspondem a 51,63% nos dois anos.

        A soma dos ativos superam o valor da obrigações mostrando que há liquidez, porém observa-se que no Ativo Não Circulante o que predomina é o Imobilizado com 31,17% em 2013 e 28,42% em 2014.

        O fato de uma boa parte do ativo estar imobilizado leva a empresa Kepler financiar seu capital de giro com empréstimos adquiridos com terceiros, com opção de longo prazo o que corresponde no Balanço Patrimonial a 12,54% e 8,07% em 2013 e 2014, respectivamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (265.1 Kb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com