TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Religiões - Testemunhas De Jeová

Exames: Religiões - Testemunhas De Jeová. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  1.638 Palavras (7 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

Este trabalho trata de uma religião e de suas crenças. E nosso grupo escolheu As Testemunhas de Jeová, e explicitaremos quais são suas crenças, como podem explicar o que acontece depois da morte, em que região se encontra a predominância dessa religião, quais são suas principais histórias sagradas e quais são os seus principais ritos.

Etapa 2

1) Qual(is) a(s) principal(is) crença(s) desta religião e em que região do mundo ela está mais presente;

As Testemunhas de Jeová obtém 10 principais crenças, que são elas:

1. A Bíblia

As Testemunhas de Jeová acreditam que “toda a Escritura é inspirada por Deus”. (2 Timóteo 3:16) Jason D. BeDuhn, professor adjunto de estudos religiosos, escreveu: “[As Testemunhas de Jeová formaram] seu conjunto de crenças e práticas com base na Bíblia, sem ideias preconcebidas sobre o que ela deveria dizer.” Elas harmonizam suas crenças com o que a Bíblia diz; não a interpretam de acordo com suas preferências. Ao mesmo tempo, reconhecem que nem tudo na Bíblia deve ser entendido ao pé da letra. Por exemplo, os sete dias da criação são figurados, ou seja, referem-se a longos períodos de tempo. — Gênesis1:31; 2:4.

2. O Criador

O Deus verdadeiro escolheu para si um nome — Jeová (ou Javé, como usado na tradução católica Pastoral e a forma preferida de alguns eruditos modernos). * Esse nome o diferencia dos deuses falsos. (Salmo 83:18) A forma hebraica do nome divino aparece cerca de 7 mil vezes no texto original das Escrituras. Destacando a importância desse nome, Jesus disse em sua oração modelo: “Santificado seja o vosso nome.” (Mateus 6:9, Centro Bíblico Católico) Deus exige adoração exclusiva, e com toda razão. Por isso, as Testemunhas de Jeová não usam ícones ou imagens em sua adoração. — 1 João 5:21.

3. Jesus Cristo

Ele é o Salvador, “o Filho de Deus” e “o primogênito de toda a criação”. (João 1:34; Colossenses 1:15; Atos 5:31) Por ter sido criado, Jesus não faz parte de uma trindade. Ele disse: “O Pai é maior do que eu.” (João 14:28) Jesus viveu no céu antes de vir à Terra e, depois de sua morte sacrificial e ressurreição, voltou para o céu. Ele disse também: “Ninguém vem ao Pai senão por mim.” — João 14:6.

4. O Reino de Deus

Esse é um governo celestial composto por um Rei — Jesus Cristo — e 144 mil homens e mulheres “comprados da terra” que reinarão com ele no céu. (Revelação [Apocalipse] 5:9, 10; 14:1, 3, 4; Daniel 2:44; 7:13, 14) Eles governarão aTerra, que ficará livre de toda a maldade e será habitada por muitos milhões de humanos tementes a Deus. — Provérbios 2:21, 22.

5. A Terra

Eclesiastes 1:4 diz: “A terra permanece para sempre.” Após a destruição dos maus, a Terra será transformada num paraíso e pessoas justas a habitarão para sempre. (Salmo 37:10, 11, 29) Dessa forma, as palavras de Jesus em oração “seja feita a vossa vontade . . . na terra” serão cumpridas. — Mateus 6:10.

6. Profecias bíblicas

“Deus . . . não pode mentir.” (Tito 1:2) De fato, o que ele prediz sempre se cumpre, incluindo as profecias bíblicas sobre o fim do mundo atual. (Isaías 55:11; Mateus 24:3-14) Quem sobreviverá a essa destruição? “Aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre”, diz 1 João 2:17.

7. Autoridades governamentais

“Pagai . . . a César as coisas de César, mas a Deus as coisas de Deus”, disse Jesus. (Marcos 12:17) Em harmonia com essa ordem, as Testemunhas de Jeová obedecem às leis do país desde que não entrem em conflito com as leis de Deus. — Atos 5:29; Romanos 13:1-3.

8. Pregação

Jesus predisse que as “boas novas do reino” seriam pregadas em toda a Terra antes de vir o fim deste mundo. (Mateus 24:14) Para as Testemunhas de Jeová é uma grande honra participar nessa obra que salva vidas. É claro quecabe a cada pessoa decidir se quer ouvir ou não. A Bíblia diz: “Quem quiser tome de graça a água da vida.” — Revelação 22:17.

9. Batismo

As Testemunhas de Jeová batizam apenas pessoas que, depois de obterem um bom conhecimento da Bíblia, expressam o desejo de servir a Deus como suas testemunhas. (Hebreus 12:1) Elas simbolizam sua dedicação a Deus por meio da imersão em água. — Mateus 3:13, 16; 28:19.

10. Distinção entre clérigos e leigos

“Todos vós sois irmãos”, disse Jesus a seus seguidores. (Mateus 23:8) Os primeiros cristãos, incluindo os escritores da Bíblia, não tinham uma classe clerical. As Testemunhas de Jeová seguem esse modelo bíblico.

Todas as suas crenças e tudo que elas (as Testemunhas de Jeová) apresentam é com base bíblica. E a religião "Testemunha de Jeová" está espalhada por todo o mundo igualmente.

2) Se a religião é monoteísta, politeísta ou dualista e quais são as principais divindades;

Essa é uma religião monoteísta pois acredita que apenas Jeová é Deus e que não existe nenhum ser superior ou igual a Jeová.

3) Como a religião escolhida explica para seu fiel o motivo da vida e o que acontece depois da morte;

Deus tem um propósito maravilhoso para com a Terra e a humanidade. Ele “não a criou [a Terra] simplesmente paranada”, mas ‘a formou para ser habitada’. (Isaías 45:18) Além do mais, Jeová “fundou a terra sobre os seus lugares estabelecidos; não será abalada, por tempo indefinido ou para todo o sempre”. (Salmo 104:5) Aprender essas coisas sobre o propósito de Deus para com a Terra e a humanidade pode nos ajudar a entender a razão da nossa existência.

Os capítulos 1 e 2 de Gênesis mostram que a Terra foi cuidadosamente preparada por Jeová para a habitação humana. No fim do período criativo que envolvia nosso globo, tudo era “muito bom”. (Gênesis 1:31) Deus colocou o primeiro homem e a primeira mulher, Adão e Eva, no maravilhoso jardim do Éden e supriu-os de uma fartura de bons alimentos. Foi dito a esse primeiro casal humano: “Sede fecundos e tornai-vos muitos, e enchei a terra, e sujeitai-a.” Eles teriam filhos perfeitos, estenderiam os limites de seu lar paradísico a toda a Terra e exerceriam um domínio amoroso sobre os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com