TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Repercurso

Por:   •  23/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.334 Palavras (10 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO UNEMAT-UAB

CURSO: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

DISCIPLINA: TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO I

PROFESSORA: ARLETE REDIVO

ALUNO: SÉRGIO LUIZ CAMPOS CARVALHO

QUESTÕES

  1. O que são níveis administrativos e seus fundamentos? Caracterize-os de acordo com a empresa que você trabalha.

Os níveis administrativos são definidos de acordo com o porte, a complexidade e a arquitetura organizacional escolhida pela organização e o principal fundamento é a melhoria da comunicação interna e agilidade no processo de decisão empresarial e resposta as demandas do mercado.

Onde trabalho o delegado de polícia representa o topo da pirâmide fazendo a organização, logo após vem os chefes de operação na condução dos  trabalhos práticos e os investigadores e escrivães policiais põe em prática e dão a resposta a sociedade fazendo com  que os autores dos crimes vão para trás das grades.

  1. Quais são as quatro funções do administrador? Explique cada uma delas e apresente como estas funções são desenvolvidas na empresa em que você trabalha.

Planejar: Significa escolher ou estabelecer a missão da organização, seu propósito e objetivos, e depois determinar diretrizes, projetos, programas procedimentos, métodos, sistemas, orçamentos, padrões e estratégias necessárias para atingi-los.

Organizar: É determinar os recursos e atividades necessárias para se atingir os objetivos da organização, combinar esses recursos e atividades em grupos e designar a responsabilidade para cada empregado no intuito de atingir os objetivos.

Liderar: É conseguir dos empregados que eles façam as coisas que você deseja que eles façam.

Controlar: É delinear os meios para se ter certeza de que o desempenho planejado seja realmente atingido. Definir as metas, considerando os indicadores atuais, para assim medir o desempenho alcançado com as decisões tomadas. Sem esta função, as outras três ditas anteriormente não serão eficazes.

Sou policial civil e quando há uma operação temos que planejar bem quando iremos entrar em uma casa verificando ao redor, bem como o interior, organizando em cada setor um policial que irá tomar conta , que através do delegado de polícia ou chefe de operações temos a figura do líder, bem como o controle de quando iremos entrar na casa.  

  1. Identifique as funções organizacionais e cite exemplos dessas funções conforme que você trabalha.

PRODUÇAO: esta função representa a reunião de recursos destinados a produção de bens e serviços de forma gerenciada.

Exemplo: Na delegacia onde trabalho temos o delegado que acompanha o rendimento da produção dos profissionais através de relatórios mensais.

MARKETING: é uma função organizacional e uma serie de processos para criação, comunicação e entrega de valor, criando uma boa relação com o cliente, beneficiando assim a organização e seu público de interesse.

Exemplo: A instituição policia civil sempre que possível vai até os meios de comunicação para demonstrar para a sociedade o desenvolvimento de seus projetos, e ações desenvolvidas no combate ao crime.

FINANCEIRA: essa função cuida do dinheiro da empresa protegendo e promovendo sua utilização eficaz, isso inclui, a maximização do retorno dos investimentos e a manutenção de certo grau de liquidez para o cumprimento das obrigações.

Exemplo: onde trabalho na delegacia de policia , o financeiro é realizado pelo governo estadual através da secretaria de segurança publica, os quais cuidam de todos os gastos, gerenciando do que é necessário e do que não é, controla saída e entrada de valores, e fazem a inspeção geral em cima do uso dos recursos disponíveis para todos.

RECURSOS HUMANOS: função responsável por procurar, atrair e reter as pessoas de que a empresa precisa.

Exemplo: onde trabalho infelizmente não existe o RH, o qual deve cuidar da contratação e demissão de pessoas, mas sei que numa instância maior que é na SEJUSP (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) este órgão existe, pois é ele que dá posse aos novos policiais que são aprovados em concurso público, e é também este órgão que exonera ou demite um funcionário público da área de Segurança.

  1. Quais são as habilidades administrativas utilizadas por administradores eficazes? Explique cada uma delas. Como podem ser utilizadas na organização escolhida?

Habilidades Conceituais: são as habilidades necessárias ao proprietário, presidente, CEO de uma empresa. São essas habilidades que mantêm a visão da organização como um todo, influenciando diretamente no direcionamento e na Administração da empresa.

Habilidades Humanas: são as habilidades necessárias para um bom relacionamento. Administradores com boas habilidades humanas se desenvolvem bem em equipes e atuam de maneira eficiente e eficaz como líderes.

Habilidades Técnicas: são as habilidades ligadas à execução do trabalho, e ao domínio do conhecimento específico para executar seu trabalho operacional.

 

5. Reveja a Figura 6, da Unidade 3 e faça um breve relatório de como esses ambientes interagem em uma das empresas que você pesquisou na Unidade 1 e quais são as influências no funcionamento da mesma.

O MACROAMBIENTE: Está relacionado principalmente com as Organizações Públicas, pois esses fatores são os que têm relação com as atividades do Governo Federal, Estadual e Municipal que tenham impactos significativos nas organizações e essas atividades podem ser nacionais ou internacionais, no campo econômico (os acordos de livre comércio ou de barreiras alfandegárias), tecnológico (importação e exportação de tecnologias) e social (os modelos e projetos que atendam as necessidades ambientais como a reciclagem de latas de alumínio e garrafas PET).

Também temos na figura o AMBIENTE DE TAREFA: refere-se aos fatores que interagem diretamente com a organização, como clientes, concorrentes, agências reguladoras, grupos de interesses especiais e fornecedores, ou seja, existe uma cadeia de relações por trás de uma empresa ou instituição. É como pude observar no vídeo que fala da empresa que processa e vende seu chocolate, o primeiro público de uma empresa são seus funcionários, pois o sustento deles depende em sua maioria da empresa, e por outro lado a empresa depende deles para funcionar, ela depende de seus fornecedores (de açúcar, licor de cacau, leite em pó, manteiga d e cacau, embalagens, maquinários etc.). Assim, podemos entender que neste ambiente todos estão envolvidos como que numa grande rede. O grande segredo é deixar de administrar as pessoas e passar a administrar com as pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (206.7 Kb)   docx (753.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com