TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO ESPECIAL - REPERCURSO

Tese: AVALIAÇÃO ESPECIAL - REPERCURSO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/12/2014  •  Tese  •  900 Palavras (4 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 4

AVALIAÇÃO ESPECIAL – REPERCURSO

1. Porque estudar Psicologia Organizacional em um curso de Administração?

R: Porque o objetivo da ação da Psicologia Organizacional implica em oferecer contribuições ao administrador para que possa promover e assegurar um ambiente saudável e produtivo que complete as necessidades tanto do trabalhador quanto da organização.

2. Como começou a aplicação da Psicologia no trabalho?

R: A Psicologia passou a ser aplicada como ferramenta para análise do trabalho, com o objetivo de descobrir o melhor modo de fazer as coisas para planejar os métodos de trabalho, selecionar e treinar os trabalhadores.

3. A qual a conclusão chegou a pesquisa na fábrica da Western Eletric Company, em Hawthorne? Porque ela é importante para a história da Psicologia Organizacional?

R: A pesquisa chegou a conclusão que os fatores mais importantes para a produtividade eram as relações interpessoais desenvolvidas no trabalho e não na iluminação e o salário, como eles pensaram inicialmente. Essa pesquisa é importante porque marcou o inicio do movimento de Relações Humanas, que representou para a Administração a mudança de paradigma do foco da produção para o das relações pessoais nas organizações.

4. Propomos que você organize em duas colunas as ideias das teorias X e Y de McGregor, pois assim será mais fácil a comparação entre elas.

R: X Y

Os administradores dessa teoria negativa procuram estruturar, controlar e supervisionar estritamente os seus empregados, os executivos supõem que os trabalhadores preferem ser dirigidos, não estão interessados em assumir responsabilidades, desejo acima de tudo, segurança e são motivados pelo dinheiro, e pela ameaça de punição. Os administradores dessa teoria positiva tem como função desencadear o potencial das pessoas, os executivos dessa teoria supõe que os trabalhadores não são preguiçosos e irresponsáveis, podem autodirigir-se e serem criativos no trabalho, não são resistentes às necessidades da empresa, têm motivação básica e padrões de comportamentos adequados e capacidades para assumir responsabilidades.

5. Quando e por que acontece a renovação na abordagem do comportamento humano nas organizações? O que muda?

R: A renovação da abordagem do comportamento humano nas organizações acontece a partir dos anos noventas onde outras dimensões humanas foram consideradas. A mudança se deu no sentido de se adotar uma postura mais contextualizada e compreender sua singularidade, compreender a importância da cultura nesse contexto diferenciado.

6. O que é Psicologia Organizacional?

R: É uma especialização da Psicologia que tem como foco o estudo do comportamento e da subjetividade das pessoas no contexto das organizações.

7. Motivação não é um produto acabado; é um processo em que se configura a cada momento. Tem um caráter de continuidade, o que significa dizer que sempre teremos à nossa frente algo a motivarmos. Mas o que é motivação? Formule sua definição e, depois, volte compare com o que você estudou no início da UnidadeII do Livro.

R: Motivação é um conjunto de fatores, os quais agem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com