TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Contabilidade Geral Introdutória

Por:   •  26/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  674 Palavras (3 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 3

Nome do aluno (a):

Ana Paula Soares Barbosa

Curso:

Administração

Disciplina:

Contabilidade Geral Introdutória

Professor (a):

Marinette Santana Fraga

RESENHA

O artigo do assunto da resenha tem como de tema, A importância da gestão no planejamento  de fluxo de caixa para o controle financeiro de micro e pequenas empresas, dos autores, Adriano  Araújo, Elson Machado Teixeira, César Licório

 O artigo em questão aborda a importância do planejamento do fluxo de caixa nas micro e  pequenas empresas, que tem como objetivo principal dar suporte ao processo de decisões sendo  papel essencial para o controle financeiro e estratégico das empresas. Sendo assim, a  demonstração de fluxo de caixa torna-se de grande importância, pois, visa a ajuda do controle  financeiro de uma empresa em determinado período.

 Vários autores conceituam o fluxo de caixa, Neto (2009), por exemplo, conceitua o fluxo de  caixa como uma ferramenta prática de simples laboração e compreensão que comprova as  operações financeiras que serão conseguidas pela empresa, provocando a tomada de decisão. Uma gestão que deseja ser boa e eficiente depende da adoção do fluxo de caixa, visto que, o  mesmo que impede situações de insolvência e outras possíveis ameaças.

 Objetivos como: Buscar o equilíbrio entre os fluxos de entrada e saída de recursos; demonstrar  em que período a empresa precisa captar recursos ou aplica-los quando existir excedente de  caixa; visualização do volume de vendas da empresa; análise da situação de inadimplência dos  clientes. Nos mostra que o fluxo de caixa sugere ao gestor uma visão mais aberta sofre o que  acontece dentro da empresa, dando a ele uma confiança maior sobre onde investir e o que fazer  na empresa, pois o mesmo saberá os caminhos que o dinheiro da empresa faz.

 O fluxo de caixa sendo uma tarefa simples de controle financeiro, é de extrema importância  para analisarmos o controle, pois não saberemos só saídas e entradas, mas também, onde a  empresa poderá investir futuramente.

 Como tudo na vida, o fluxo de caixa também tem suas vantagens e desvantagens, porém, o  artigo nos apresenta muito mais vantagens, como: Proporcionar a empresa um auto

planejamento utilizando-o como base; proporcionar a empresa uma visão de curto e médio prazo; ter um saldo de caixa para eventuais despesas; planejar pagamentos em datas corretas  evitando a inadimplência; etc. Algumas desvantagens também se fazem presentes como as  citadas a seguir: O custo adicional para se manter um profissional capacitado e com  conhecimento das atividades operacionais da empresa; a falta de habilidade do administrador  para coordenar a equipe a fim de serem repassadas informações com consistência e  confiabilidade; a falta de atenção, pois basta um erro e todo o fluxo estará comprometido, falta  de apoio da alta direção no planejamento e controle financeiro, distorções de valores projetados. Ou seja, a empresa precisa se atender aos detalhes para não cometer erros cruciais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (56.4 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com