TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas Ed III semestre Geopolítica

Por:   •  16/5/2016  •  Exam  •  4.298 Palavras (18 Páginas)  •  2.731 Visualizações

Página 1 de 18

1 – Aa alternativa correta é a C, a globalização ao mesmo tempo diminui, O autor tenta expressar através da charge a desigualdade existente entre as nações.

2 –A alternativa correta é A, pois o autor mostra a Aldeia Global é a forma mais conveniente de conexão da globalização e também com o intuito de indicar que as novas tecnologias eletrônicas tendem a encurtar distâncias e o progresso tecnológico tende a reduzir todo o planeta à mesma situação que ocorre em uma aldeia: um mundo em que todos estariam, de certa forma, interligados

3 – A alternativa correta E, pois é o estudo do território, e as questões políticas, a partir daquele momento era estudado os dois universos políticos. Ratzel foi o grande precursor das teorias do estudo sistemático da dimensão geográfica da política a partir da publicação de suas obras. Analisando território, cultura entre outros.

4 – A alternativa correta é a D, porque a única alternativa correta é a afirmativa I, onde fala das características essencial para a política internacional. Onde naquele tempo os militares faziam usos de tais características, e assim deram expansão a geopolítica, por ser uma necessidade do momento.

5 – A alternativa correta é a D, porque as únicas alternativas corretas são I, II E IV, todas as questões selecionadas apresentam afirmativas verdadeiras, distinguindo as diferenças claras entre Geopolítica e Geografia Política.

6 – A alternativa correta é a C. pois somente III e IV estão incorretas, onde os países do leste europeu optaram pelo capitalismo, e o sistema econômico da União Soviética não era comandado pelo planejamento burocrático. Mostra as divergências ideológicos não permitiram o acordo o que determinou o que credito seria concebido para os países europeus que uniram com as políticas americanas.

7 – A alternativa correta é a C, porque mostra a globalização que é um processo que liga todos os campos relacionados ao comercio e a economia entre os países. E em relação ao processo de globalização é utilizado os laços e manter um bom relacionamento comercio com os demais pais os blocos de países, participar efetivamente das negociações de acordos comerciais dos mais variados moldeis em engloba está sempre atualizado em relação as mudanças de comportamentos, dos diversos atores.

8 – A alternativa correta é a B, pois com o bom industrial dos países desenvolvidos, muitos começaram a temer a derrota econômica para adversários, então houve a guerra. Na primeira guerra é a buscar do poder, e na segunda guerra mundial é o colapso financeiro.

9 – A alternativa correta é a D, porque os parceiros dos eixos era Alemanha, Itália e Japão, por que a Rússia não fazia parte da aliança denominada do eixo.

10-  A alternativa correta é a E, porque para que houvesse o equilíbrio na economia, era necessário o mercado do consumidor. Por conta da revolução indústria, a busca pela construção pelo o império financeiro mundial.

11 – A alternativa correta é a C, pois todas as alternativas estão corretas, porque descrevem o que aconteceu durante o período de guerra fria. Sobre a guerra fria é possível se afirmar que o atraso econômico e a crise das republicas soviéticas acabaram por acelerar a crise do socialismo no final da década de 80. Queda do muro de Berlim as duas Alemanha são unificadas, reformas econômicas, mudanças políticas, e enfraquecimento do sistema. O capitalismo vitorioso aos poucos foi sendo implantados nossos países socialistas.

12 – A alternativa correta é a C, pois somente as alternativas III, IV E V estão corretas, pois a questão dos países pensarem nessa nova ordem, vemos aliança sendo desenvolvidas para o comercio, para a exploração e ate desenvolvimento. Onde mostra a representação da nova ordem mundial.

13 – A alternativa correta é a D, somente a afirmação II está correta, o Nafta, foi iniciado em 1988, foi formado pelo estado unidos, México e Canadá, mas nos dias atuais o chile esta como associado, beneficiando a economia mexicana, aparece como a formação da comunidade Europeia, ajudando a enfrentar a concorrência representada por este bloco econômico.

14 – A alternativa correta é a B, A alternativa correta é a B, no primeiro momento a formação foi Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina, e mas tarde aderiu a Venezuela e a Bolívia a guardar a provação parlamentar.

15 – A alternativa correta é a C, a única moeda que era utilizado era o euro, mas tem alguns países que não aderiram ao acordo BENELUX foram  Bulgária, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Estônia, Hungria, Letônia, Lituânia, Malta, Polônia, República Checa, Reino Unido, Romênia e Suécia, pois temiam que a moeda não tivesse estabilidade e pudesse desvalorizar, além do receio de perder a autonomia.

16 – A alternativa correta é a A, A alternativa correta é A, como por exemplo no acordo do Mercosul se respeita os impostos e taxas de cada pais. Zona de Livre Comércio existe quando são abolidas as restrições tarifárias e não tarifárias entre os países, mas cada um mantém suas próprias políticas comerciais.

 

 

17- A alternativa correta é a D, todas as alternativas estão corretas a globalização aproximou todos os países,  é um dos processos de aprofundamento internacional da integração econômica, social, cultural, política, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países.

18 - A alternativa correta é a C, a tecnologia da informação permitiu a comunicação rápida, entre os países agilizando os processos entre as empresa, entre aeroportos, entre as informações climáticas, em fim a sociedade consegue ter as novidades Full-Time.

19 – A alternativa correta é a C, As multinacionais são caracterizadas por possuírem uma matriz em um determinado país e atuarem em vários outros países através da instalação de filiais. São grandes empresas que objetivam expandir seu mercado consumidor e lucratividade, instalando filiais em outras nações. Elas selecionam os países onde há mão de obra barata, energia em abundância, matéria prima em grandes quantidades e mercado consumidor em expansão, além de auxílios governamentais (doação de terrenos e incentivos fiscais) concentrando sua tecnologia na matriz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)   pdf (174.8 Kb)   docx (24.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com