TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas às perguntas depois de assistir o vídeo "Gestão do Conhecimento" de Gilson Coelho

Ensaio: Respostas às perguntas depois de assistir o vídeo "Gestão do Conhecimento" de Gilson Coelho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Ensaio  •  1.256 Palavras (6 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 6

Assista ao vídeo “Gestão do Conhecimento”, de Gilson Coelho, leia o artigo “Uma revolução invisível” e com o apoio do material didático, responda as questões solicitadas, de acordo com as orientações fornecidas.

Link do vídeo: (http://www.youtube.com/watch?v=i2fkySV5B4E), acessado em 23 mai 2014. O Consultor Gilson Coelho trata sobre a retenção de talentos na empresa, o baixo nível de turnover e o capital intelectual das empresas.

Link para artigo: (http://www.hbrbr.com.br/materia/uma-revolucao-invisivel), acessado em 23 mai 2014.

Supondo que você seja o gestor de uma empresa e queira estruturar um processo de Gestão do Conhecimento, após assistir ao vídeo, ler o texto e o material didático, responda as questões seguintes:

1. Após o conteúdo apresentado, explique de forma fundamentada, sobre a importância da Gestão do Conhecimento para um posicionamento moderno das empresas no mercado. Cite no mínimo 3 (três) variáveis que impactam em sua estruturação. (3,0 pontos).

R: Com o processo de globalização, o mundo ficou interligado e dinâmico. Tal fato ocasiona em interferência de mercados locais com situações mundiais, ou seja, acontecimentos podem repercutir em economias distantes, crescendo de importância a necessidade da busca pela informação constante e em caráter global. Aliada a necessidade de informação, acrescenta-se a velocidade que é gerada e divulgada pelos diversos meios de comunicação, aumentando a necessidade das empresas não somente estarem buscando a informação de forma constante, mas processando rapidamente o material colhido transformando em conhecimento para aplicação na realidade da empresa. Sendo assim, é de fundamental importância a Gestão do Conhecimento, para racionalizar e estruturar o processo que se inicia com a coleta de dados e informações, passando pela analise e geração do conhecimento até a sua aplicação contextualizada. Portanto, para aplicação de uma boa gestão do conhecimento, é necessário analisar algumas variáveis do ambiente de negócios moderno que impactam em sua estruturação, dos quais ressalto a tecnologia, a customização em massa e o conhecimento. Quanto a tecnologia, a velocidade das inovações tecnológicas e a evolução da tecnologia da informação ocasionam mudanças constantes no processo produtivo, necessitando constante aprimoramento dos trabalhadores e exigindo uma formação multifuncional, bem como uma maior capacidade de adaptação, tudo com a finalidade de não perder mercados consumidores, cada vez mais exigentes e dinâmicos. Nesse sentido, surge também a customização em massa, onde sendo o cliente o foco de atenção da industria e dos serviços, sendo necessário atende-lo sem perder a produtividade. Tal fato exige uma linha de produção cada vez mais flexível e funcionários mais competentes, sendo o objetivo oferecer uma grande variedade de produtos sob medida e sem aumentar custos. Por fim o conhecimento, onde pessoas são capazes de processar os dados e informações transformando em conhecimento e aplicando ao processo produtivo e estratégico da empresa, sendo a rapidez deste processo determinante da velocidade de adaptação ao mercado alvo, bem como representa uma valorização da capacitação intelectual dos funcionários da empresa.

Sendo assim, contemporaneamente, cresce a importância da gestão do conhecimento e a analise de variáveis como a tecnologia, a customização em massa e o conhecimento para sua melhor aplicação.

2. Como você diferencia dado, informação e conhecimento? Explique-os, apresentando também um exemplo de cada. (3,0 pontos).

R: Dados são fatos distintos e objetivos, mensuráveis ou não, que indicam um evento ou situação, Ex.: PIB, renda per capita em determinada região, preço praticado em determinado mercado, etc... Já a informação, são dados dotados de relevância e propósito, Ex.: o preço praticado de um item no mercado local para o fabricante de itens similares; o preço praticado pelos concorrentes; a renda per capita de varias regiões para determinar o local de abertura de novas filiais da empresa; pesquisas de opiniões sobre tendências de mercado da empresa, etc... Enquanto o conhecimento é a informação aplicada e contextualizada com a realidade da empresa. Ex.: A elaboração da estratégia da empresa baseada no preço praticado, a renda per capita local e tendência do mercado derivada de pesquisas de opinião.

3. Elabore um texto comparativo utilizando o conteúdo do vídeo, do artigo e sobre a Inteligência Competitiva do material didático, buscando demonstrar a importância da utilização de um processo estruturado e praticado com sucesso nas organizações, explicitando a importância do tema em um mundo globalizado. (4,0 pontos).

R: Comparativamente, tanto o conteúdo do vídeo, quanto o artigo e o material didático tratam sobre a importância da gestão do conhecimento, entretanto abordam de maneiras diferentes.

O primeiro, trata a gestão do conhecimento através da valorização dos funcionários, ressaltando talentos e o conhecimentos ligados ao “know how”, ou seja, relaciona o produto com o conhecimento de produzi-lo como sendo parte do capital empregado. Esta abordagem ressalta a importância de buscar, formar e manter

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com