TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Analise de Investimentos e Fluxo de Caixa

Por:   •  4/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  748 Palavras (3 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 1. Conceitos e formas de investimentos. A importância do investimento.

Passo1. Pesquisa em equipe sobre Analise de investimento.

Análise de investimento envolve decisões de aplicação de recursos com prazos longos, com o objetivo principal de proporcionar retorno de capital para o proprietário do investimento.

Para A iniciação do projeto é necessário envolver diversas soluções de investimento e suas qualificações visando um melhor processo de orçamento de capital.

O foco principal é verificar todas as estratégias para que o projeto se alto sustente, de maneira que o proprietário não aplique dinheiro para uma possível queda de rendimento e lucros não desejados.

Os investimentos podem ser de diversos tipos, mas, basicamente dividem-se em três grandes categorias, quando definidos em relação à sua origem.

Investimentos Públicos: são recursos disponibilizados pelos governos ou entidades públicas à fim de gerar bem-estar social. Os investimentos públicos em geral não têm por objetivo gerar retornos monetários, mas sim retornos sociais. Exemplo: construção de moradias populares, saneamento básico, ou mesmo realizações de obras de infraestrutura como estradas, hospitais, escolas e outros.

Investimentos Privados: são recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direitos privados, a fim de gerar retorno monetário aos investidores. Esses investimentos são os maiores geradores de empregos e tributos de qualquer país capitalista. Exemplos: Fábricas particulares, empresas de prestação de serviço particulares, lojas de varejo, shopping centers, entre outros.

Investimentos Mistos: são recursos disponibilizados em parte pelos governos ou entidades públicas e em parte por pessoas físicas ou jurídicas de direitos privados. Esse tipo de investimento normalmente estrutura-se na forma de uma empresa de capital misto e tem o objetivo de gerar tanto bem-estar para a sociedade quanto retorno monetário. Exemplo: Petrobrás e Banco do Brasil.

Caso o projeto seja uma sociedade, os envolvidos devem buscar alternativas para aumentar suas riquezas, sempre visando as melhores alternativas de investimento.

O orçamento de capital requer uma estimativa de fluxo de caixa que são obtidas com analise em investimento do ativo da empresa e suas vendas, importante analisar também custos com despesas diversas, pois o orçamento envolve diretamente o cenário econômico e político.

Podemos avaliar o nosso projeto usando alguns métodos como, Payback que avalia o retorno em relação ao tempo que o lucro gerado iguala ao investimento inicial.

Utilizamos também o VPL que é o valor presente líquido, e a TIR que analisa a taxa interna de retorno.

Importante verificar com todas as ferramentas necessárias, pois no caso de utilização apenas da TIR pode-se levar a equívocos de se aceitar algum tipo de projeto em que a remuneração não seja adequada ou de total interesse de investimento.

Etapa 2. A montagem do fluxo de caixa Relevante para análise de investimento.

Passo 1. Fluxo de caixa.

Etapa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (60.7 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com