TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo conceito de empresario - EAD ANHANGUERA

Por:   •  21/5/2017  •  Resenha  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 2

CONCEITO DE EMPRESARIO

EAD – ADMINISTRAÇÃO ANHANGUERA

O empresário legalmente é considerado o profissional que exerce atividade econômica e organizada para produção ou circulação de bens e serviços. Dessa noção algumas outras se destacam.

A noção do exercício do profissionalismo é associada a consideração de três ordens. Primeiramente pela habitualidade, sendo que não é considerado empresário aquele que realiza a tarefa de modo esporádico ou por teste ou por emergência. Por sequência o segundo aspecto é a pessoalidade, na qual o empresário deve contratar empregados a fim de circular ou produzir os bens e serviços. Apesar da importância dessas duas a decorrência da noção mais relevante esta no monopólio das informações na qual estipula que o empresário , enquanto profissional, deve ter o conhecimento total do seu bem ou serviço.

Sendo o empresário o exercente profissional de uma atividade econômica organizada, então empresa é uma atividade. Na linguagem cotidiana normalmente a expressão “empresa” é comumente empregada de forma errônea. A empresa enquanto atividade não se confunde com o sujeito de direito que a explora, no caso o empresário, nem com o local que a atividade é desenvolvida.

A atividade empresarial é econômica no sentido de que busca gerar lucro para quem a explora, mesmo o lucro sendo o objetivo da produção ou apenas instrumento para alcançar outra finalidade. Evidentemente no capitalismo nenhuma atividade econômica se mantém sem lucratividade, porem existe casos em que o lucro é meio e não fim das atividades econômicas, como por exemplo em uma universidade religiosa.

Podemos considerar a empresa uma atividade organizada articulada por quatro fatores: capital, mão de obra, insumos e tecnologia. Qualquer um que não possua esses fatores não pode ser considerado empresário. Vale-se ressaltar que a tecnologia não necessita ser necessariamente de ponta, deve ao menos auxiliar o conhecimento ou produção do empresário.

Na produção podemos diferenciar a mesma em bens e serviços, sendo a primeira relativa a fabricação do produto como uma montadora de veiculo e a segunda relativa a prestação de serviços como um banco. Relacionado a essa idéia a atividade de circulação de bens se da através do comercio a titulo de exemplo um supermercado. A circulação de serviços já se da por outra forma pois a mesma apenas intermédia a prestação de serviços a titulo de exemplo uma agencia de turismo.

Partindo desse ponto podemos destacar que a distinção entre bens e serviços se da principalmente por um ser bem corpóreo e o outro não ter materialidade,respectivamente. Há na atualidade alguns negócios com ou certas atividades com o aparecimento da internet que resistem a essa classificação tornando nebulosa a forma de ser inserido em alguma categoria, porem não há duvida na caracterização de empresário no comercio eletrônico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (29 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com