TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seminário Interdisciplinar: A Contabilidade nos Negócios Empresariais

Por:   •  31/5/2023  •  Seminário  •  790 Palavras (4 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

  1. Igor Da Luz Amaral¹
  2. Letícia Mattos Dambrósio¹
  3. Thomaz Henrique Nogueira Campregher²

  1. INTRODUÇÃO

Um dos principais critérios a ser analisado ao fundar uma instituição de pequeno, médio ou grande porte, além de possuir fundos ativos positivos, é ter uma organização/controle contábil, um determinado grupo de colaboradores devidamente preparados para atuar na nesta área, pois é ali que se encontram os patrimônios da fundação.

A primordial responsabilidade do setor contábil é realizar uma profunda análise de ativos (lucros, duplicatas, bens, direitos, contas a receber) e passivos (obrigações e despesas) gerando relatórios para que o controle interno financeiro seja registrado e acompanhado todos os meses durante o ano, sendo possível até comparar sua evolução lucrativa a fim de manter uma situação financeira estável e positiva, baseado no histórico da própria startup.

Para uma empresa que almeja sucesso ao inciar no vasto mercado atual, é de suma importância que haja um controle interno do fluxo de caixa, comunicação entre setores e uma base para garantir a estabilidade da empresa.

Existem ainda no Brasil, programas responsáveis por auxiliar no crescimento de novas empresas, até mesmo em sua internacionalização, porém a maioria das startups que não investem em tecnologia para o controle de contas, não alcançam seus objetivos e fazem com que as despesas e os gastos sejam maiores do que os lucros ativos e acabam indo a falência.

O objetivo do presente seminário é mostrar ao leitor a relevância da supervisão da contabilidade em novas empresas e como o patrimonialismo interfere nesta gestão de contas, com a intenção de conscientizar futuros empreendedores e cultivar o conhecimento contábil.

  1. 1- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O trabalho apresentado é um estudo científico e breve da contabilidade empresarial, e como a qualidade deste setor pode influenciar no sucesso e expansão de uma corporação.[pic 2]

Como o assunto é contabilidade em empresas iniciantes sem ramo definido, deve-se focar no controle contábil, pois este está presente em qualquer empresa, independente do ramo e porte, é necessário estudos e atualizações tecnológicas para uma boa contabilidade e gestão em geral.

Toda empresa possui bens, eles podem ser tangíveis, intangíveis, móveis e imóveis, desde uma mesa ou software até um prédio onde a fundação está sediada.

Entretanto, é necessário que seja determinado o objetivo e para que haja êxito em alcançá-lo, o objeto que será utilizado durante o esse processo, de acordo com a reflexão feita por uma das mentes da contabilidade; “Um dos pontos mais discutidos entre os doutrinadores da Contabilidade é a determinação do seu objeto...” (Franco, 1950, p.19).

Quando se fala de objeto de empresa, rapidamente é aberta uma aba em nossa memória, o estudo do patrimônio, a divisão e o estudo da ciência do patrimonialismo.

Para Masi (1970), o patrimonialismo garante a qualidade científica da contabilidade. Quando a teoria possui embasamento em estudos realizados por especialistas da contabilidade, o mesmo passa a ser digno de reconhecimento e praticado em grande número dentro de milhares de instituições, sendo uma base no ramo empresarial.

 

“A contabilidade age sobre um composto de riqueza-patrimônio, anotando-o em dado momento e seguindo-o nas variações de seus componentes para determinar novos estados dessa riqueza, em momentos sucessivos”. (D’Áuria,1949, p. 287).

Fonte: Disponível em: https://2rtop.com.br/o-que-e-patrimonio-na-contabilidade/

O patrimônio de uma empresa é divido em dois polos, passivo e ativo, dentro destes polos, existem três grandes grupos utilizados no ramo da contabilidade empresarial, os bens, as obrigações e os direitos da fundação.

Os bens e direitos constituem o polo ATIVO do patrimônio empresarial, já as obrigações fazem parte do polo PASSIVO.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (377.3 Kb)   docx (406.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com