TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTABILIDADE NOS NEGÓCIOS EMPRESARIAIS

Por:   •  31/10/2019  •  Resenha  •  6.161 Palavras (25 Páginas)  •  548 Visualizações

Página 1 de 25

A CONTABILIDADE NOS NEGÓCIOS EMPRESARIAIS

ACCOUNTING IN BUSINESS

Aline Ramos dos Reis, Cinara Almeida Nogueira,

Daniela Raquel Ritter, Daniela Schneider da Silva

Prof.ª Tutora Maria Madalena Michels

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Bacharelado em Ciências Contábeis (CTB 0288) – Seminário Interdisciplinar II

11/04/2016

RESUMO

O presente trabalho é o resultado de estudos e pesquisas sobre a Contabilidade nas empresas. O objetivo deste estudo foi identificar a importância e o papel da contabilidade nos negócios empresariais, bem como conhecer as relações jurídicas, sociais e econômicas, a política desta relação, seu campo de atuação, os eventos contábeis no patrimônio líquido e as movimentações com partidas dobradas. A pesquisa foi realizada em diversas fontes da internet e em bibliotecas eletrônicas, visando alcançar o aperfeiçoamento das informações obtidas. Os achados deste estudo mostra de forma simples a complexidade existente entre a contabilidade e o meio empresarial. Conclui-se que toda empresa necessita da contabilidade para suas tomadas de decisões, o controle de seu patrimônio e a legalidade de suas obrigações jurídicas, sociais e econômica.

SUMMARY

The present work is the result of studies and research on accounting in companies. The purpose of this study was to identify the importance and role of accounting in business, as well as to understand the legal, social and economic relationships, the policy of this relationship, its field of operations, accounting events in shareholders' equity and transactions with doubled items . The research was carried out in several internet sources and in electronic libraries, in order to reach the improvement of the information obtained. The findings of this study show in a simple way the complexity between accounting and the business environment. It is concluded that every company needs accounting for its decision-making, control of its assets and legality of its legal, social and economic obligations.

Palavras-chave: Negócios Empresariais. Importância da Contabilidade. Patrimônio Líquido.

1 INTRODUÇÃO

            A Contabilidade nos negócios empresariais é conceituada como uma metodologia que controla o patrimônio e gerencia os negócios da empresa. Partindo deste princípio presume-se que o objeto de estudo da Contabilidade, é o patrimônio. Assim, as pesquisas norteiam para o amplo conhecimento do conceito dessa área, abrangendo o campo da definição dos conceitos, aplicação, finalidade e a demonstração dos eventos contábeis.

            Conhecer bem a finalidade da contabilidade significa, que além de examinar, fiscalizar e controlar o patrimônio de uma empresa, ela também deve oferecer aos seus clientes, uma atuação plena e posicionamento claro diante de empecilhos que possam surgir. Portanto, o propósito deste estudo é levar aos estudantes uma contribuição para maior compreensão do campo de atuação da contabilidade nos negócios empresariais, visando demonstrar os tipos de relações, objetivos e práticas contábeis.

            Diante deste cenário de mudanças econômicas que vêm ocorrendo no país, o mercado empresarial, está cada vez mais exigente, buscando informações mais complexas e de qualidade, por isso a contabilidade deve estar preparada e cada vez mais focada em atender a todas as necessidades exigidas pelo empresário, destacando-se pela habilidade em oferecer soluções alternativas. A fim de compreender o objetivo deste estudo, os temas foram divididos inicialmente, no conceito jurídico, social e econômico, onde define os princípios fundamentados em Lei, envolvendo as relações sociais entre as pessoas, empresas e instituições em gerais, a aplicação da contabilidade, como é feita e qual seu campo de atuação e aspectos que envolvem esta relação. Posteriormente, foi apresentada a finalidade da contabilidade e especificando seu principal objetivo. E por fim, foram demonstrados os eventos contábeis no patrimônio líquido, bem como, a teoria e a prática que envolve as movimentações com as partidas dobradas.

               

2 CONCEITOS E APLICAÇÃO DA CONTABILIDADE

2.1 CONCEITOS CONTÁBEIS

            A contabilidade é definida como a ciência social que estuda as variações e a formação do patrimônio. São atributos indispensáveis na informação contábil, prevista em legislação, e que devem revelar a situação real da empresa, concretizando os propósitos jurídicos, sociais e econômicos: a confiabilidade; a tempestividade; compreensibilidade e a comparabilidade. Tais requisitos estão garantidos pelos Princípios Fundamentais de Contabilidade.

            Estes requisitos levam a uma conclusão de que os procedimentos tomados pela empresa estão fundados nos dados obtidos da contabilidade, e ela se utiliza destes dados para comparar e avaliar seu comportamento diante dos demais, distinguindo sua posição social perante o mercado como um todo. Caracterizando uma relação mutua entre o contador e o empresário.

2.2 CONCEITOS DE PATRIMÔNIO

            O patrimônio pode ser compreendido como um conjunto de bens, direitos, dívidas e obrigações de uma empresa, o que significa que estes elementos não podem ser considerados separadamente. Essa formação pode ser tanto física quanto monetária. As informações podem ser quantitativas e qualitativas. O somatório destes conteúdos resulta na equação:

                                                 Ativo + Passivo = Patrimônio

           

                   

2.3 OBJETIVOS DA CONTABILIDADE

            O objeto da contabilidade é o patrimônio  da empresa (bens, direitos e obrigações). Seu objetivo principal é controlar o patrimônio da empresa. A importância da contabilidade nos negócios da empresa busca orientar a organização, com a finalidade de manter a saúde do negócio, melhor gerenciamento e planejamento, assegurando-lhes uma tomada de decisão na realização de seus interesses, podendo gerar oportunidades e satisfazendo suas necessidades.  Sendo a fonte principal da linguagem dos agentes econômicos favorecendo o investimento ou o risco de suas transações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.2 Kb)   pdf (580.5 Kb)   docx (511.7 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com