TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de Custeio

Por:   •  20/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 2

1) Como acontece a evolução dos Sistemas de Custeio?

Na década de 1920, estabeleceu-se o Custeio Tradicional, grande parte das organizações baseavam-se na produção em massa de produtos com pouca diversidade, era utilizada mão de obra intensiva.

Os custos diretos (ligados diretamente à produção) dominavam na composição dos custos; o Custo Tradicional foi praticamente adotado universalmente, devido a sua facilidade.

Com a ocorrência de mudanças, como o aumento dos custos indiretos na composição dos custos totais e o aumento da diversificação dos produtos e processos, ocasionou a obsolescência do Custeio Tradicional dando lugar as novas técnicas inovadoras como o Custeio ABC.

2) O que é o Sistema de Custeio ABC?

Para as empresas acompanharem o mercado, as organizações precisavam investir em qualidade, para os clientes internos (funcionários) quanto para os clientes externos, os custos indiretos aumentaram e já não podiam ser tratados como sistema tradicional, assim surge o Custeio ABC.

O Custeio ABC tem como objetivo suprir a necessidade de informações sobre o custo da necessidade de recursos de produtos, de serviços e de canais específicos. O Sistema possibilita um cálculo mais preciso do custo dos produtos individuais. A vantagem principal é que pode ser usado como uma ferramenta gerencial que estimula e suporta a melhoria contínua dos processos, da qualidade, dos parâmetros de desempenho da empresa e das próprias pessoas, pois focaliza os possíveis problemas ou oportunidades de melhora.

3) Com base no texto apresentado, podemos afirmar que o Sistema de Custeio ABC consiste no melhor Sistema de Custeio para as empresas brasileiras contemporâneas? Justifique a sua resposta.

Sim, pois através do Sistema de Custeio ABC a empresa pode verificar quanto gastou de forma direta e indireta na produção dos produtos, possibilitando conhecer os custos dos produtos de forma individual, isso acaba ajudando na elaboração do custo final do produto, pois o fabricante saberá quanto irá lucrar em cada produto fornecido ao mercado consumidor.

4) Efetue uma comparação pessoal sobre o desempenho dos Sistemas Tradicionais de Custeio e o Custeio pelo Método ABC. É possível o Gestor de Custos utilizar-se, simultaneamente, dos dois métodos?

Os Sistemas Tradicionais de Custeio só calculava os gastos diretos da produção, em uma época que havia pouca diversidade de produtos, era um método muito adotado devido a sua facilidade.

O Sistema de Custeio ABC verifica os gastos diretos e indiretos da produção, facilitando a visão do custo individual dos produtos.

Um gestor de custos deve escolher o melhor método de custeio, o Sistema de Custeio ABC possibilita uma visão mais ampla dos gastos envolvidos na produção de produtos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (53.5 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com