TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema financeiro e bancos

Por:   •  3/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.376 Palavras (6 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 6

Tema: A importância dos produtos e serviços bancários para a economia Brasileira

Introdução

As instituições financeiras mantêm uma grande variedade de produtos e serviçoes para atender às necessidades dos clientes. Assim continuamente, novos produtos são disponibilizados ou adaptados às condições e exigências do cliente.

Todas as empresas se ensolvem com essa atividade, seja quando a prazo e precisam conceder créditos anos cliente, seja quando precisam contratar operações de empréstimos e financiamentos.

Portanto, essas diversidades de produtos e serviços devem ser bem compreendidos por quem concede e contrata crédito, para a correta avaliação do grau de risco envolvido nas operações.

Sistema Financeiro Conceito e Estrutura

É um conjunto de instituições que propiciam o fluxo de recursos entre os tomadores e os aplicadoes na economia. Ele é composto por todas as instuições públicas e privadas atuantes no mercado brasileiro, as quais são subordinadas a um dos três órgãos normativos; Sendo deles o Conselho Monetário Nacional, o Conselho Nacional de Seguros Privados ou o Conselho Nacional de Previdência Complementar.

O Sistema financeiro começou a ser estruturado em dezembro de 1964 e, em logo seguida foi editado em julho de 1965 que reformou o mercado de capitais.

De acordo com o Bacen o Sistema financeiro é composto por órgãos normativos, entidades supervisoras e operadores.

Bancos Comerciais

É uma empresa licenciada pelo controlador da moeda (do Tesouro dos Estados Unidos) ou por um órgão estadual para receber depósitos e fazer empréstimos. Cerca de 8 mil bancos comerciais operam nos Estados Unidos hoje. Exemplo de alguns bancos comerciais Itau, Santander, Caixa ecomica federal, Bradesco entre outros.

Produtos Bancários

Para pessoa fisica é levado em consideração as informações cadastrais, de renda e patrimônio que são fornecidas pelo cliente e que possam ser comprovadas por documentos. É necessario realizar uma avaliação para as operações de crédito mais espressivas ou seja montar o perfil do cliente. Assim podendo demostrar as linhas de crédito bancário para as pessoas físicas. Como por exemplo limites rotativos (cheque especial e cartão de crédito), crédito consignado, crédito pessoal, crédito para financimento de veículos, créditos imobilarios entre outros.

Já para os clientes pessoas jurídica, os bancos devem seguir determinados padrões e regras preestabelecidas, que vêm a constituir a política de crédito da instituição. A política de crédito é consederada uma das mais importantes decisões de investimentos de uma empresa.

Os produtos de crédito oferecidos pelas instituições bancárias podem atender a basicamente três tipos de necessidades das empresas: empréstimos para equilíbrio do fluxo de caixa, para capital de giro e para investimentos.

Serviços Bancários

As instituições financeiras prestam inúmeros serviços as pessoas fisicas e jurídicas. A maioria dessas serviços é a remunerada com a cobrança de tarifas, as quais passaram a constituir importante fonte de receita dessas instituições.

Alguns desses serviços são emissão de cartões, a disponibilização de caixas eletrônicos para movimentação da conta, os pagamentos de contas, o acesso eletrônico a saldos e extratos, as facilidades e operações pela internet entre outras.

Economia Brasileira

Conceito

Economia é uma ciência que estuda os processos de produção, distribuição, acumulação e consumo de bens materiais. É a contenção ou moderação nos gastos, é uma poupança.

A Economia Brasileira, é uma fascinante e intrigante incursão no pensamento econômico da esquerda brasileira até o final dos anos 60. É uma contribuição importante para a sistematização e a análise do pensamento econômico brasileiro e, particularmente, daqueles economistas que buscaram desenvolver, no Brasil ou na América Latina, um tipo de análise econômica que não se constituísse no mero transplante da teoria econômica estrangeira, mas contivesse também um elemento crítico e uma contribuição original para a análise do subdesenvolvimento brasileiro.

A economia faz parte de nosso dia a dia.Ao decidirmos como gastar ou poupar nosso dinheiro, estamos usando princípios econômicos.

A econimia pode ser definida por um estudo de como as pessoas e a socidade decidem recursos escassos, que poderiam ter utilizações alternativas.

Renda

Segunda a economia Renda, é a remuneração dos fatores de produção: salários (remuneração do fator trabalho), aluguéis (remuneração do fator terra), juros e lucros(remuneração do capital).

Renda Nacional é a soma de todas as rendas recebidas pelos proprietários dos fatores de produção utilizados durante o ano, ou seja, o custo dos fatores, salários e ordenados, juros, aluguéis, lucros mais as transferências do Governo para o setor privado (subsídios e pensões).

Inflação

Inflação é o aumento contínuo e generalizado dos preços dos bens e serviços na economia.

No Brasil existem mas de dez indicadore de inflação. A medida que os problemas com a inflaçao se agravavam, criavam-se mais e mais índices, na tentativa de diminui-la. No Brasil são divididos dois tipos principais de inflação sendo índices de preço ao consumidor que contem variação de preços pagos pelo consumir final, e o índices gerais de preço ele não foca somente os preços pagos pelo consumidor, mas tambem na maneira geral da economia.

Taxa de juros

Uma taxa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (79.4 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com