TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Financeiro

Dissertações: Sistema Financeiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2013  •  6.138 Palavras (25 Páginas)  •  813 Visualizações

Página 1 de 25

RESUMO

Este trabalho tem o objetivo de analisar teórica e empiricamente a suposta relação positiva existente entre desenvolvimento financeiro e crescimento econômico. O sistema financeiro influencia o crescimento econômico devido às funções que este desempenha, tais como: a) mobilização de recursos; b) alocação dos recursos no espaço e no tempo; c) administração do risco; d) seleção e monitoração de empresas; e e) produção e divulgação de informação. Para analisar estes aspectos, aplicou-se a técnica de regressão quantílica, a partir de dados de 77 países, o que permitiu um mapeamento mais completo do impacto gerado pelas medidas de desenvolvimento financeiro na distribuição condicional da variável resposta (medidas de crescimento econômico). As estimativas obtidas permitem concluir que: a) há uma relação positiva entre desenvolvimento financeiro e crescimento econômico; e b) quanto maior o quantil (isto é, maior a taxa de crescimento econômico), maior é a contribuição do sistema financeiro para o crescimento econômico.

Palavras-chave: crescimento econômico, assimetria de informação, intermediação financeira.

--------------------------------------------------------------------------------

ABSTRACT

This work has the objective to analyze the relationship between financial development and economic growth. The financial system influences the economic growth due to the functions that it plays, such as: a) the mobilization of resources; b) allocation of resources in the space and in the time; c) administration of risk; d) selection and monitoration of companies; and e) production and spreading of information. It was applied technique of quantile regression to analyze these aspects from data of 77 countries. This econometric method allows a more complete mapping of the impact generated from the measures of financial development throughout the conditional distribution of the response variable (measures of economic growth). The estimates allow concluding that: a) there is a positive relation between financial development and economic growth; and b) bigger the quantile (that is, greater the rate of economic growth), greater is the contribution of the financial system for the economic growth.

Key words: economic growth, asymmetric information, financial intermediation.

JEL classification: O4, D8, G2.

--------------------------------------------------------------------------------

1 INTRODUÇÃO

Desde meados dos anos 1980 a teoria do crescimento econômico vem sendo revigorada como conseqüência do surgimento de uma vasta variedade de modelos que buscaram sintetizar os determinantes do crescimento, isto é, do aumento da capacidade produtiva de uma economia. Encontrar alternativas para explicar o resíduo de Solow1 tornou-se assunto de alta relevância na agenda acadêmica. Como resultado desse interesse, surgiram os modelos de Romer (1986), Rebelo (1991), Lucas (1988) e Mankiw, Romer e Weil (1992),2 os quais frisaram que o conhecimento, o progresso técnico e o capital humano são fatores determinantes para o crescimento econômico.

Nesse cenário, ressurge o interesse pelas considerações de Schumpeter (1911) referente ao papel relevante do sistema financeiro para o crescimento econômico, bem como são revistos os trabalhos de Goldsmith (1969) e Shaw (1973), estudiosos que encontraram evidências empíricas acerca da relação positiva entre o mercado financeiro e o crescimento econômico. Dentre os autores que construíram modelos conectando o desenvolvimento financeiro e crescimento econômico encontram-se: Bencivenga e Smith (1991); Khan (1999); Pagano (1993); Becsi e Wang (1997); Levine (1997); Bebczuk (2001). A idéia central desses modelos refere-se ao fato de a intermediação financeira permitir maior eficiência na alocação dos recursos financeiros, o que corresponde a maior captação de poupança e, conseqüentemente, maiores recursos para emprestar, que podem se destinar ao melhoramento do capital físico e humano, o que, por sua vez, gera crescimento econômico.

A proposta deste trabalho é mostrar os argumentos da literatura afim sobre a relevância do sistema financeiro como um dos determinantes do crescimento econômico, além de testar algumas hipóteses sobre a existência ou não de uma correlação positiva entre desenvolvimento financeiro e crescimento para dados disponíveis de 77 países.3 Utiliza-se a técnica de Regressão Quantílica porque esta fornece uma visão mais detalhada dos impactos gerados pelo sistema financeiro na distribuição condicional da variável resposta (crescimento econômico). Para alcançar tal objetivo, o trabalho estrutura-se da seguinte forma: a seção 2 descreve o ambiente de informação assimétrica no qual o mercado financeiro está incluso, além de descrever suas eventuais virtudes em relação à eficiência alocativa dos recursos financeiros; a seção 3 mostra as funções do sistema financeiro em uma economia de mercado; a seção 4 expõe a técnica aplicada no teste empírico; a seção 5 descreve os dados e analisa os resultados obtidos; e a seção 6 sumaria algumas conclusões.

2 SISTEMA FINANCEIRO: FATORES FAVORÁVEIS À EFICIÊNCIA ALOCATIVA

O sistema financeiro é composto de vários intermediários, em que fazem parte o Banco Central, além de bancos comerciais e de investimentos, corretoras de valores, fundos de investimentos, fundos de pensão, bolsas de valores e companhias de seguro. Contudo, a literatura da área apresenta uma certa tendência a colocar os bancos como sendo os representantes legítimos4 do sistema financeiro. Uma possível justificativa pode está relacionada ao fato de os bancos serem responsáveis por mais de 60% da fonte de fundos externos de empresas não-financeiras.5

A existência do sistema financeiro está condicionada a imperfeições de mercado, tais como falhas no canal de transmissão de informação entre os agentes econômicos e distanciamento do mercado competitivo (poder de mercado). As trocas entre os agentes tornam-se mais onerosas quanto mais graves são as falhas de mercado, podendo, como caso limite, inviabilizá-las. A intermediação financeira surge, então, como um mecanismo para minimizar tais imperfeições,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.1 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com