TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas de controle de informações

Trabalho acadêmico: Sistemas de controle de informações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  Trabalho acadêmico  •  4.034 Palavras (17 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 17

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

ETAPA 1 5

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS 5

SISTEMA 7

CLASSIFICAÇÃO DO SISTEMA 7

SISTEMA ABERTO 7

SISTEMA FECHADO 7

SISTEMA EMPRESA 7

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 7

ETAPA 2 8

VANTAGENS COMPETITIVAS QUE OS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES 8

AS CINCO FORÇAS COMPETITIVAS 9

AS VANTAGENS DO SISTEMA DE INFORMAÇÕES 11

SISTEMA 11

FACILITADORES 12

ETAPA 3 12

A RELEVÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS 12

PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA 13

DEFINIÇÃO O PROBLEMA 13

CONCLUSÃO 18

REFERÊNCIAS 19

INTRODUÇÃO

O objetivo desta Atividade Prática Supervisionada (ATPS) é propiciar um entendimento sobre a elaboração de um Projeto de Implantação de um Sistema de Informação, destacando a relevância que esse sistema tem no cenário empresarial atual, além de identificar as consequências para a empresa da não utilização da ferramenta; e evidenciar ao gestor a vantagem competitiva inerente à ferramenta.

Procuraremos demonstrar que o Sistema de Informação Gerencial (SIG) é uma aplicação prática e quais os seus resultados alcançados. O SIG não é simplesmente um modismo na gestão, já que seus conceitos e aplicações práticas vêm de algumas décadas atrás. Com esse sistema o gestor pode se firmar numa base sólida de administração para coletar informações e tomar as melhores decisões possíveis, objetivando sempre maximizar os benefícios de sua empresa. Esse sistema permite também reavaliar decisões já tomadas comparando com os padrões exigidos pela empresa para obter uma melhor fase decisória.

Afinal, o Sistema de Informação Gerencial vem a ser um fiel aliado ao gestor no processo de tomada de decisão. A forma como dados são processados até ser gerada a informação é que leva ao estudo do SIG, e a informação é de suma importância para que a decisão seja tomada conforme o ambiente a qual a empresa esta inserida.

Assim, objetivamos esclarecer nesta atividade a importância de evidenciar os diferentes Sistemas de Informação Gerenciais e o impacto que a escolha certa produz na Gestão da Empresa.

ETAPA 1

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS

Devido à globalização, atualmente observamos um cenário de grande competitividade entre as empresas nos mais diversos ramos e para que possam obter êxito nessa acirrada concorrência em busca do sucesso e manutenção da empresa no mercado. É preciso além da manutenção e da satisfação de seus clientes, as empresas são obrigadas a utilizarem ferramentas de otimização do gerenciamento das informações disponíveis em suas bases de dados, possibilita os executivos e gestores tomar suas decisões com base em informações atuais e fidedignas. Diminuindo então significativamente o tempo de resposta aos diversos comportamentos do mercado e da própria empresa.

É interessante comentar que, após a avalanche de pensamentos e teorias da administração até o presente momento surgida, nenhuma delas representou uma mudança tão espetacular para a administração como o beneficio que juntas à informática e as telecomunicações, estão proporcionando e ainda irão proporcionar através da rapidez e disponibilidade da informação.

A identificação e a definição das necessidades de um sistema de informações estratégicas, táticas, operacionais e de comunicações corporativas, baseiam-se em operações orientadas para o mercado e suportadas por sistemas de informação e de comunicação altamente eficientes. Os administradores dependem de seus registros internos de pedidos, vendas, preços, custos, níveis de estoque, contas a receber, contas a pagar, de comunicação com os clientes internos e externos, etc. É por meio da análise dessas informações que eles podem localizar oportunidades e problemas importantes compartilhem do mesmo senso de direção e prioridades, e assim, conscientizando-os de que seu desempenho é responsável pelo sucesso da empresa.

As empresas sempre tiveram algum tipo de Sistema de Informação Gerencial, mesmo que ele não tenha sido reconhecido como tal. No passado, esses sistemas eram muito informais em sua montagem e utilização. Só com o advento dos computadores, com sua capacidade de processar e condensar quantidades de dados, o projeto dos Sistemas de Informação Gerencial se tornou um processo informal e um campo de estudo. As tentativas de usar com eficácia os computadores levaram à identificação e ao estudo dos sistemas de informação e ao planejamento, a implementação e à revisão de novos sistemas.

Assim surgiu a disciplina conceituando Sistemas de Informação Gerencial (SIG) como sistemas ou processos que fornecem as informações necessárias para gerenciar com eficácia as empresas. Um SIG gera produtos de informação que apoiam muitas necessidades de tomada de decisão administrativa, além de possibilitar o resultado da interação cooperativa entre pessoas, tecnologias e procedimentos, que ajudam uma empresa a atingir as suas metas.

Um SIG pode incluir software que auxilia na tomada de decisão, recursos de dados, tais como bancos de dados, o hardware de um sistema de recursos, sistemas de apoio à decisão, sistemas especialistas, sistemas de informação executiva, gestão de pessoas, gestão de projetos e todos os processos informatizados que permitem que a empresa funcione eficientemente. É um sistema que disponibiliza a informação certa, para a pessoa certa, no lugar certo, na hora certa, da forma correta e com o custo certo.

Os SIGs possuem uma multiplicidade de produtos de informação, que são apresentadas através de relatórios, que ajudam os gerentes com o fornecimento de dados e informações para a tomada de decisões. Os relatórios oferecidos por esses sistemas são:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com