TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Substituição do empregado

Artigo: Substituição do empregado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2014  •  Artigo  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 2

FERREIRA, M. A. S.; MARÇAL, R. F. M.; RESENDE, L. M. M. Treinamento profissional e as perdas da empresa com a rotatividade de pessoal. Disponível em: http://www.pg.cefetpr.br/incubadora/wp-content/themes/4o_epege/treinamento-profissional-e-as-perdas-da-empresa-com-a-rotatividade-de-pessoal.pdf

A substituição de um funcionário é dispendiosa e requer tempo. Os custos podem ser divididos em três categorias: de saída para o funcionário que esta saindo, de reposição e de treinamento para o novo funcionário. (pg.1)

Para Fernandez (2003), os colaboradores de uma organização detêm o conhecimento das rotinas de trabalho, o que a empresa produz ou quais serviços ela presta e, após algum tempo na mesma, esses profissionais passam a dominar essas atividades e a desempenhá-las sem maiores problemas. Quando alguém da equipe sai, as atividades sofrem mudanças que em maior ou menor grau afetam a organização. (pg.2)

Qualquer saída é traumática para a organização. Em toda organização, os funcionários se demitem, de tempos em tempos. Esta demissão dos funcionários é chamada rotatividade. Quando esta rotatividade se torna excessiva, a força de trabalho da organização pode se tornar inexperiente e destreinada, resultando em ineficiência e dificuldades na consecução dos objetivos organizacionais (Spector, 2006). (pg.4)

Em qualquer que seja o tamanho da empresa, o treinamento sempre é considerado um fator diferencial para contratação, promoção, realocação ou retenção de um funcionário. O mercado valoriza a experiência profissional, mesmo em funções mais simples como os serviços domésticos, por exemplo. E na falta desta experiência, reconhece-se o treinamento para determinada função ou tarefa, como diferencial entre dois candidatos à mesma vaga. (pg.4)

O treinamento pode ser uma arma eficaz para a redução da rotatividade de pessoal. Baseando-se no treinamento e adotando atitudes pró-ativas, a empresa só tem a ganhar através do eficiente uso do conhecimento adquirido, armazenado e difundido e da parceria com seus recursos humanos, estes sim, os principais pilares da organização (FERNANDEZ, 2003). (pg.6)

Igualmente, funcionários e empresas têm clara a necessidade e oportunidades geradas pelo treinamento. Em qualquer organização, o sucesso depende do grau de excelência, habilidades e das atitudes de seu pessoal, em todos os níveis. (pg.7)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com