TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Surgimento das teorias da administração

Artigo: Surgimento das teorias da administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  Artigo  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 3

Surgimento das teorias da administração

A escola de administração científica impõe métodos da ciência aos problemas da administração que se caracterizam na observação e mensuração.

No início do século XX o engenheiro americano Frederick W. Taylor na tentativa de eliminar o desperdício, a perda e elevar o aumento da produção trouxe uma mudança no âmbito da organização, onde novos métodos na forma da execução do trabalho foram inseridos, pois até então o funcionário baseava-se na experiência pessoal onde o mesmo definia como executaria seu trabalho, dificultando supervisão e a padronização de utensílios e ferramentas.

Taylor impôs que usando um método estudado e planejado obteria êxito na concretização de seus até então métodos de execução do trabalho, assim sendo, usou a técnica de tempo e movimentos (motion-time study), e obteve o resultado esperado, e a padronização e a simplificação deu a eficiência esperada durante a produção.

Henry Ford utilizou tal técnica na produção de automóveis e acabou que reduziu os custos de produção, com isso popularizou o automóvel.

Dá-se início á produção em massa que é composto pelos seguintes princípios: padronização, racionalização do trabalho e ritmo.

A tecnologia de produção em massa junto á técnica de estudos de tempo e movimentos traria soluções aos problemas encontrados na produção.

Para Taylor um gerente teria que trabalhar com base nos princípios da administração científica.

Eficiência resultaria de uma técnica mecanicista composta por um conjunto de fatores como o estudo de tempo e movimentos, seleção científica do operário, aplicar um método planejado, neutralização da fadiga e estabelecer um padrão de produção entre outros que se compara a uma engrenagem ou mecanismo utilizado no nível operário, que é o primeiro enfoque administrativo limitado á poucas variáveis que marca o primeiro passo da teoria geral da administração.

Com referencia na ênfase da estrutura organizacional administrar é planejamento e organização da estrutura de órgãos e cargos que acaba maximizando o objeto de estudo da teoria geral da administração.

A teoria clássica de Fayol, a teoria da burocracia de Weber e a teoria estruturalista se relacionam com a estrutura organizacional dando uma guinada de micro para macro no que se trata do individual do operário para um todo da empresa.

Fayol acreditava que as empresas desempenhavam seis funções básicas: técnicas, comerciais, financeiras, contábeis, administrativas e funções de segurança.

Sobre as funções administrativas Fayol acreditava que eram compostas por prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.

Depois de Fayol temos Gulick, Urwick, Dale, Newman e por fim nossa abordagem que consiste em planejar, organizar, dirigir e controlar.

A segunda abordagem, a teoria da burocracia voltada para a estrutura organizacional é citada por Max Weber e tem um significado técnico onde se refere a pontos formais racionais da organização, visando a eficiência e apresenta sete dimensões que consistem o modelo burocrático sendo: a formalização,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com