TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Surgimento Das Teorias Administrativa

Artigos Científicos: Surgimento Das Teorias Administrativa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2013  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  1.052 Visualizações

Página 1 de 3

Surgimento das Teorias e Habilidades Humanas na Administração

No início do século XX foram surgindo os estudos mais profundo que tratam a administração como ciência, pois após o aparecimento e conseqüências da Revolução Industrial houve a necessidade de expandir imediatamente a produção, porém para que houvesse uma produção em alta escala seria necessário métodos de organização, planejamento e controle da tal produção. Foi a partir desse momento que administração passou a ter a colaboração de alguns estudiosos, entre eles podemos citar dois que tiveram uma grande importância para evolução científica da administração: Frederick Wilson Taylor e Henri Fayol.

A administração científica é o estudo de melhor maneira de realizar uma tarefa, pesquisa a maneira como uma tarefa pode ser estruturada a fim de obter maior produtividade dos funcionários.

Frederick Wilson Taylor

Frederick Wilson Taylor é conhecido como o pai da administração científica. Taylor tinha como principal meta o aumento da eficiência dos funcionários por meio de planejamento científico das tarefas. Seus fundamentos básicos eram de que existia uma maneira melhor de realizar uma tarefa e tal maneira deveria ser descoberta e colocada em prática.

De acordo com seus estudos, Taylor tinha a concepção que a racionalização do trabalho dos operários, a ênfase nas tarefas, o estudo do tempo e dos movimentos, especialização do trabalhador e o incentivo salarial com prêmios de produção resultariam em motivação. A característica mais marcante do estudo de Taylor é a busca de uma organização científica do trabalho, para que isso ocorresse eram seguidos alguns princípios, entre eles estão:

• Divisão do Trabalho - A tarefa é subdividida ao máximo possível, assim o funcionário garante lucro de acordo o seu esforço, aumentando a produtividade;

• Gerentes planejam, funcionários executam;

• Trabalho em Conjunto – Quando todos se tornam aliados, resultam numa maior produtividade;

• Tempo Padrão - O funcionário deve atingir a produção mínima determinada pela gerência;

• Seleção Científica do Trabalhador - O funcionário desempenha a tarefa mais compatível com suas aptidões, sendo assim aumentam os lucros e a importância do funcionário na empresa;

• Plano de Incentivo Salarial - O funcionário ganha pelo que produz;

• Supervisão – Controla o trabalho dos funcionários verificando o número de peças feitas, assegurando o valor mínimo da produção;

Houve algumas críticas em relação a sua obra, como por exemplo:

• Visão microscópica do Homem;

• Abordagem Mecanicista;

• Superespecialização robótica;

Henri Fayol

Henri Fayol é considerado o pioneiro da teoria da administração. Os elementos de administração descrito por ele são a base para a gestão: Planejamento, Organização, Liderança, Coordenação e Controle.

Segundo Fayol os princípios da administração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com