TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TG Trabalho Pedagogia

Por:   •  24/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  548 Visualizações

Página 1 de 3

Ribeirão Preto, 23 de Setembro de 2015

Querida Dona Fátima.

Venho por meio desta, dizer-lhe que seu trabalho é de muito orgulho e digno de muita honra, perante a sociedade que é de formar cidadãos que cumpra e saiba dos seus direitos e deveres.

A sua tarefa não é nada fácil. Alunos indisciplinados, outros que não realizam as atividades, há falta de respeito com colegas e professores e pais descomprometidos . Ainda, enfrenta a falta de recursos materiais em sala, sala numerosa e salário mal remunerado. Há também, as exceções, alguns alunos educados e dedicados, que fazem a diferença e querem aprender, que pena que são poucos. Diante, dessa situação é compreensível se sentir desmotivada, mas não desista jamais!

O governo argumenta que a culpa da educação de estar com o índice baixo nas pesquisas é do professor, que não ensina e os professores se defendem dizendo que a culpa é do governo pela falta de estrutura física, material e financeira. Enfim, saber quem é culpado disso tudo,  infelizmente fica difícil para responder. O ideal é fazer a nossa parte e desempenhar o melhor que podemos, independemos do que temos ou não. O que não pode é nos acovardarmos e ser mal professor/a.

O professor, assim como qualquer profissional, deve estudar sempre. Aprimorar seus conhecimentos para dar uma boa aula e ter em mente o que teve resultado positivo e o negativo e o que não teve, pesquisar mais, estudar para poder aplicar nova teoria e ter um novo resultado satisfatório. A pratica se resume em ação-reflexão-ação.

Diante desta situação se torna difícil mas não impossível. Algumas soluções didáticas poderão te ajudar em sala e te motivarão se adotá-las. As dez novas competências de Perrenoud é uma delas. Vou expor apenas algumas que achei mais importante no seu atual trabalho.

A organização e direção de situações de aprendizagem. O professor deve conhecer sua disciplina e os conteúdos e ser claro nos objetivos, reconhecer as representações prévias dos alunos, trabalhar a partir dos erros e dos obstáculos, construir e planejar dispositivos e sequências didáticas neste ponto é importante o professor conceber situações que estimulem o conflito cognitivo entre os alunos ou na mente de cada um, ou seja, entre o que o aluno antecipa e o que observa e envolver os alunos em atividades de pesquisa e em projetos de conhecimento.

Para desenvolver competências é preciso, antes de tudo, trabalhar por problemas e por projetos, propor tarefas complexas e desafios que incitem os alunos a mobilizar seus conhecimentos e, em certa medida, completá-los. Isso pressupõe uma pedagogia ativa, cooperativa, aberta para a cidade ou para o bairro, seja na zona urbana ou rural. Ensinar, hoje, deveria consistir em conceber, encaixar e regular situações de aprendizagem, seguindo os princípios pedagógicos ativos construtivistas.

Dona Fátima sei que diante desta teoria você irá me questionar: “O que a teoria tem haver com a prática?” Se olharmos para o âmbito pedagógico consiste em amparar muito o professor em sala de aula. Por exemplo: Vivemos em um mundo em que as tecnologias andam fluindo a todo momento, você  não acha que seria desmotivante ficar 5hs sentado em uma cadeira e carteira copiando lição da lousa? Em uma éra que usamos a todo momento internet, computador e smartphone? Ao mesmo tempo para nós professores é desestimulante passar texto na lousa e pedirem para copiar em todas as aulas copiarem. A mudança é necessária e tem que partir de nós mesmos. Inovar as nossas aulas mesmo com poucos recursos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (58.8 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com