TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Pedagogia

Ensaios: Trabalho Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2013  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  546 Visualizações

Página 1 de 2

1. Toda literatura têm dois lados: um doce e outro útil. Classifique os motivos de contar histórias de acordo com tais aspectos.

À hora de dormir assumia no passado um momento de intimidade e de partilha entre pais/avós e filhos, no qual o conto de fadas e ou as histórias de encantar tinham um papel de destaque. Recordar estes momentos traz à memória de muitos de nós boa e gratas recordações dos contos nossos preferidos, que noite após noite, nos eram repetidos pela voz doce das avós e ou dos pais, até o sono chegar.

Foi, pois a vontade de podermos de alguma forma contribuir para o reatar desta tradição tão benéfica para as crianças, que nos motivou a implicar neste trabalho de

investigação intitulada “O conto de fadas e a arte de representar. Dois olhares da

criança: o do imaginário simbólico e o real”, como forma de conseguirmos respostas

para a nossa questão inicial que formulamos da seguinte forma: “Qual a importância do conto de fadas e ou historias de encantar na formação da criança e no seu percurso de vida, na perspectiva da própria criança, dos pais e dos professores”, cientes de que de acordo com as hipóteses por nós formuladas “O conto de fadas e ou histórias de encantar possibilitam melhorar o desenvolvimento e formação da personalidade da criança” e “o conto de fadas ajuda a criança a alcançar a sua individualidade e identidade”.

2. O que você considera mais importante: a leitura ou o contar histórias?

Considero mais importante é a leitura. Um texto escrito segue as normas da língua escrita, que são completamente diferentes daquelas da linguagem falada. Quando uma criança ouve a leitura de uma história ela introjeta funções sintáticas da língua, além de aumentar seu vocabulário e seu campo semântico. Porém, aquele que lê a história deve dominar a arte de contá-la, estar preparado suficientemente para fazê-lo com apoio no texto, sabendo utilizar o livro como acessório integrado à técnica da voz e do gesto.Além disso, quem lê para uma criança não lhe transmite apenas o conteúdo da história; promovendo seu encontro com a leitura, possibilita-lhe adquirir um modelo de leitor e desenvolve nela o prazer de ler e o sentido de valor pelo livro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com