TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tabela teoria da administraçao

Por:   •  2/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 2

NOME

FOCO

ESTUDO

CRÍTICAS

Administração Científica (Taylor - 1903)

Racionalização do trabalho no nível operacional. Visava a eliminação de movimentos inúteis, fazendo com que os trabalhadores executassem suas tarefas de forma mais simples e rápida, estabelecendo um tempo médio, a fim de que as atividades fossem feitas em um tempo menor e com qualidade, aumentando a produção de forma eficiente.

Estudo dos tempos e movimentos. Tal estudo visava definir uma metodologia que deveria ser seguida por todos os trabalhadores, pregando a padronização do método de trabalho e das ferramentas utilizadas.

O mecanicismo da abordagem (teoria da máquina); A superespecialização que robotiza o operário; A visão microscópica do homem; Ausência de comprovação científica; Limitação do campo de aplicação à fabrica; Abordagem de sistema fechado (limitada)

Teoria Clássica (Fayol – 1916)

Foco nas estruturas da empresa, e não nas tarefas.

Fayol via a Administração como uma ciência, Existiram esforços para criar uma fórmula padrão que pudesse ser usada em qualquer prática administrativa.

Os órgãos eram divididos na linha vertical (autoridade) e horizontal (departamentalização) e, ainda, em órgãos de staff e órgãos de linha.

Fayol definiu, ademais, os elementos do processo administrativo, quais sejam: Prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.

Abordagem simplificada limita à organização formal, estabelecendo esquemas lógicos e preestabelecidos, segundo os quais as organizações devem ser construídas e governadas. A Teoria Clássica pretendeu elaborar uma Ciência de Administração para estudar e tratar a Administração substituindo o empirismo e a improvisação por técnicas científicas.

Teoria das Relações Humanas (1932)

integração das pessoas nos grupos sociais e a satisfação das necessidades individuais.

A abordagem humanística surgiu em 1929, no momento em que a Teoria Administrativa passava por uma revolução conceitual: a transferência do foco antes posto na tarefa (através da Administração Científica) e na estrutura organizacional (como na Teoria Clássica) para a ênfase nas pessoas que trabalham e participam das organizações.

Limitação no campo experimental e parcialidade nas conclusões levaram gradualmente a teoria a um certo descrédito, Visão inadequada dos problemas de relações industriais – em alguns aspectos a experiência de Hawthorne foi insegura, artificial e mesmo tendenciosa.

Teoria Desenvolvimento Organizacional

Tem por finalidade mudar as crenças, as atitudes, os valores e as estruturas das organizações, de modo que eles pudessem melhor se adaptar aos novos mercados, tecnologias e desafios.

Foram feitos estudos de necessidades de mudanças nas organizações, com as novas tecnologias e tecnicas as empresas estavam ficando para tras e perceberam uma necessidade de mudanças.

Mudança radical no modo de ver a Administração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (84.2 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com