TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Taxa de juros

Por:   •  6/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  269 Palavras (2 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 2

TAXA DE JUROS

Na economia e nas finanças, conceito de taxa de juros diz respeito ao custo de um crédito ou à rentabilidade da poupança. Trata-se de um termo que permite fazer alusão ao valor, a utilidade, ao proveito ou ao ganho de algo.

A taxa de juros, ou a taxa de crescimento do capital, é a taxa de lucratividade recebida num investimento. De uma forma geral, é apresentada em bases anuais, podendo também ser utilizada em bases semestrais, trimestrais, mensais ou diários, e representa o percentual de ganho realizado na aplicação do capital em algum empreendimento.

A taxa básica de juros corresponde a menor taxa de juros vigente em uma economia, funcionando como um taxa de referência para todos os contratos.

No Brasil, a taxa básicas de juros é a taxa SELIC, que é definida pelo Comitê de Política Monetária (COPOM) do Banco Central, e corresponde à taxa de vigente no mercado interbancário, ou seja, a taxa aplicada aos empréstimos entre bancos para operações de um dia (Overnigth).

Ao definir uma taxa de juros, o objetivo é impactar diverso aspectos da economia, que por sua vez irão impactar a inflação diariamente. Este ano o termo taxa de juros, esteve estampado em vários meios de comunicação, conforme o que foi exposto na Revista Veja: “A decisão do Banco Central de elevar a sua taxa de juros, SELIC, na quarta-feira passada, representou uma retomada do uso dos intrumentos mais eficaz, para manter a inflação nas metas estabelecidas.

Mas importante salientar que, o aumento da taxa de juros, não faz milagres, pois com o poder de compra reduzido entre os brasileiros, não faz o país crescer economicamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (38.5 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com