TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tec de ti

Por:   •  27/9/2015  •  Monografia  •  2.186 Palavras (9 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

  1. INTRODUÇÃO

Observa-se nos últimos anos o crescimento e proliferação de pequenas e médias empresas, junto com a necessidade de uma rede de computadores.

Essas empresas apresentam significativa dependência de acesso a internet e de computadores interligados à intranet para realização de seus negócios.

Servidor é vital para a rede de uma empresa, e falhas e a indisponibilidade dos recursos do servidor, representam perdas de produtividade e até prejuízos financeiros.

A identificação e a resolução rápida e eficiente de problemas são fatores importantes na prestação de serviços eficientes por empresas.

O MeC é um sistema que visa auxiliar a monitoração e acompanhamento da performance dos Servidores da empresa por meio do protocolo SNMP (Simple Network Management Protocol). Ele tem como base identificar as falhas ocorridas nos servidores, gerando a partir dessas falhas, um ticket reportando o ocorrido para o Administrador da rede, o qual terá em mãos todos os dados necessários para identificar o problema e suas possíveis causas. As principais tratativas para correção estarão disponíveis por meio de um check list previamente cadastrado. O sistema também conta com relatório das principais ocorrências, e verificação da escalabilidade das maquinas, tanto software, quanto hardware.

 

METODOLOGIA

O presente projeto foi desenvolvido utilizando o modelo cascata, o qual segundo Pressman (2006) é conhecido como ciclo de vida clássico. O modelo cascata é linear e estritamente seqüencial motivo este que o torna o modelo mais adequado para o projeto.

A figura a seguir apresenta as fases do modelo e retrata as atividades de desenvolvimento fundamentais

[pic 2]

Figura1 - Modelo Cascata (Pressman, 2006)

As etapas que compõem o modelo em cascata são:

  • Engenharia do Sistema

Identificamos que para o funcionamento do sistema seria necessária a escolha de uma forma de comunicação entre o MEC e os equipamentos de rede, sendo eles: roteadores, switches e servidores para identificação das falhas. O MEC necessitou do desenvolvimento de uma interface web para interação com o usuário, e para gerenciar o banco de dados utilizamos a plataforma MySQL.

  •  Análise de requisitos de software

Para chegar aos requisitos de software foi necessário conhecermos detalhadamente as funções: (cadastro/alteração/exclusão de usuários, cadastro/alteração/exclusão de equipamentos, identificação de falhas via SNMP, criação automática de chamados), desempenho e até mesmo a interface web que utilizamos no MEC para que desta maneira pudéssemos chegar à conclusão de quais softwares seriam necessários para o sistema.

  • Projeto

Nesta fase foi definida a forma de monitoração dos equipamentos da rede utilizada pelo MEC, e para essa função foi selecionado o protocolo SNMP (Simple Network Management Protocol).

O SNMP foi lançado em 1988 para atender à necessidade cada vez maior de um padrão para gerenciar os dispositivos de IP. O SNMP oferece aos usuários um conjunto “simples” de operações que permitem o gerenciamento remoto desses dispositivos. (Douglas R. Mauro e Kevin J. Schmidt).

A equipe optou pelo método get do protocolo SNMP para consulta das informações dos equipamentos monitorados.

No projeto do MEC, foi definida para interface entre usuário e sistema e para tratamento das informações dos equipamentos monitorados, a linguagem de programação PHP.

  • Codificação

A partir desta fase o MEC foi desenvolvido em código compatível com linguagem de máquina, sendo utilizado o PHP e MySQL.

  • Testes

Após a conclusão da codificação do MEC pudemos realizar os testes necessários para garantir o funcionamento correto das ferramentas do sistema. Nesta fase, erros podem ser descobertos e corrigidos.

  1.  Justificativa

Este projeto surgiu pela necessidade de ter um sistema que auxiliasse o administrador da rede a obter informações sobre o desempenho dos servidores e assim manter o bom funcionamento de qualquer ambiente corporativo, disponibilizando as informações sobre a rede monitorada e gerando tickets com as possíveis ocorrências para futuras correções.

Para isto, a aplicação disponibiliza estes dados, com atualizações periódicas na forma de tickets, para estudos de casos específicos, tais como horários de pico ou anomalias na utilização dos recursos monitorados.

O aumento de desempenho de um serviço implica, entre outras coisas, em uma melhoria da infra-estrutura. Para que este processo seja feito de maneira melhor orientada e fundamentada, é recomendável uma análise do histórico de utilização destes equipamentos. Por não ser comum a utilização de um produto que faça o monitoramento e mantenha históricos da utilização em banco de dados relacionais, decidimos que seria adequado o desenvolvimento de tal solução.

1.2 Objetivo Geral

O objetivo é disponibilizar os dados armazenados referentes ao uso dos recursos dos servidores por meio de um ticket, onde o Administrador terá acesso as informações do ocorrido, e poderá efetuar as devidas tratativas.

  1.  Objetivos Específicos

  •  Definir os princípios básicos do monitoramento de desempenho e performance dos servidores.
  •  Monitorar o desempenho em servidores que suportam o protocolo SNMP.
  •  Gerar tickets com as informações coletadas do monitoramento realizado pelo SNMP.
  •  Identificar anomalias na rede para futuras correções.
  1. Requisitos Funcionais

Os requisitos funcionais demonstram todas as funções do sistema tanto manuais quanto automáticas.

RF#1- Cadastro/Exclusão de usuários

  1. - Inclusão de usuários;
  2. - alteração de usuários;
  3. - exclusão de usuários.

RF#2- Cadastro/Exclusão de equipamentos

  1. - Inclusão de equipamentos;

2.2 - alteração de equipamentos;

2.3 - exclusão de equipamentos.

RF# 3- Coleta de Informações SNMP

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (404.5 Kb)   docx (348.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com