TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia em Gestão Hospitalar

Por:   •  23/5/2015  •  Artigo  •  1.971 Palavras (8 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA  – UNIDERP[pic 1]

Unidade: Manaus- AM

Curso: Tecnologia em Gestão Hospitalar

Disciplina: Ética e Relações Humanas no Trabalho

Professor (a) EAD- Mauricio Dias

Tutor(a) EAD: Aline Nátali Closel

Acadêmicos:

Edney Matos de Vasconcelos - RA 427969

Eva Simara Garcia Laranjeira - RA 414237

Sâmmya de Souza Barbosa     - RA 413327

Vera Lucia Sousa da Costa     - RA 406649

Waldineia da Silva Lima         - RA 405892                

Atividades Práticas Supervisionadas

Manaus/AM

Junho/2013

1. Introdução.

A ética é formada por três grandes áreas da filosofia, ou seja, é o estudo da ação – práxis. Ao lado de que temos o estudo sobre o “conhecimento” – como a ciência, ou a lógica – e do estudo sobre o “valor” – seja ele artístico, moral, ou científico – o estudo sobre a ação engloba a totalidade do saber e da cultura humana. A ética está presente no nosso cotidiano o tempo todo, seja nas decisões familiares, políticas, ou no trabalho. As definições de moral e ética, ainda que diferentes, são com frequência usados como sinônimos.

A moral é o conjunto das regras de condutas admitidas numa determinada época ou por um grupo de pessoas. [...] A ética ou filosofia moral é à parte da filosofia que se ocupa com a reflexão a respeito das noções e princípios que fundamentam a vida moral.

A administração deve ter como foco a ética e o respeito pelos profissionais independentemente de questões religiosas, raça, sexo, nacionalidade, cor, idade, condição social ou de qualquer natureza discriminatória. Não deve ser permitido caso omisso de irregularidades e muito menos desconsiderar colegas, demonstrando apreço, respeito e harmonia.

No mundo atual em que vivemos é indispensáveis atitudes éticas e as organizações devem esta envolvida pelo conhecimento e a experiência das pessoas, direcionando os seus esforços na construção de caminhos éticos, o que as colocam em vantagem competitiva de forma que o conhecimento do profissional seja amplo e com as soluções dos problemas dentro dos padrões éticos.

Para uma boa administração, é necessário que a ética esteja presente em todas as nossas atitudes como profissional. A prática da ética nas organizações requer convicção, vontade política e competências adequadas para tornar as ações empresariais concretas e objetivas, minimizando as resistências e as incompreensões.

O gestor não pode deixar de tomar as medidas que podem ser consideradas socialmente mais ética ou benéfica, ou seja, que buscariam conciliar os interesses e as finalidades da empresa com os da sociedade, equilibrando conflitos, sua escolha pode surtir efeitos paradoxais na tomada de decisões: ou o bem comum, ou terá que lidar com o peso de decisões que ocasionam efeitos maléficos, como o daquelas atividades industriais que passam por cima de todo protocolo convencionado sejam elas quaisquer.

2. Ética profissional no filme amor sem escala.

Ao assistir o filme “Amor sem Escalas” (Up In The Air, 2009), temos uma história que é bem desenvolvida e está focada nos vários tipos de dramas que existem nas organizações.

O tema principal do filme gira em torno de uma Outplacement empresas contratadas para agilizar o sistema de demissão de massa de uma organização, dissolvendo os tradicionais métodos de dispensa em que o contratante (o gestor direto) comunicava a demissão de seu funcionário olho no olho, verbalizando os motivos da dispensa e compartilhando, de certa forma, do momento sempre constrangedor do fim de uma parceria. Mas, esta delegação de tarefas para outros, demonstra não só o enfraquecimento das relações sociais e humanas como também são as realidades do mundo globalizado.

Em algumas situações algumas demissões foram feitas até por e-mail, por telefone, no meio das férias, no final do expediente e até as vezes quando o individuo já estava no estacionamento. Nesse caso percebemos que é negado ao ex-colaborador não só direito de limpar as suas gavetas ou armários, mas também dele demonstrar a sua humanidade fosse no adeus aos colegas de tantos anos, fosse na face que exprimia a dor de deixar de fazer parte da organização.

Temos que atentar que a visão do trágico sempre foi uma etapa absolutamente necessária para o amadurecimento humano, uma vez que este contato, nos coloca diante de nossos próprios medos e nos impulsiona a superá-los através da solidariedade que o outro nos provoca.

Hoje em dia é muito comum entre os profissionais de Recursos Humanos, uma atenção crescente em relação aos processos de dispensa, que foram diretamente influenciados pelo endurecimento de nossos tempos, em que virtualizaram o calor humano e terceirizaram o bom senso.

Às vezes só reconhecemos quem somos através dos outros, esta é uma condição humana, que deve ser respeitada em “todos os processos” até mesmo para as organizações, para que o fim de uma parceria, seja realmente um novo inicio para quem é dispensado, e que não seja mais uma situação desagradável de procedimentos mal concebidos. Os sistemas de governancia devem deve ter em todas as suas fases uma preocupação com a ética, pois é ela, que desde os primórdios gregos, tem como base a ação e reação do ser humano.

2.1 Sinopse do Filme Amor Sem Escala

No filme o personagem Ryan Binghan  (George Clooney) tem um emprego diferente, cuja sua função é de viajar pelo mundo demitindo pessoas de várias empresas. As empresas que buscam esse serviço preferem que outras pessoas façam isso ao invés dela mesmo. Ryan possui um objetivo pessoal que é atingir um número de milhas e as viagens que ele realiza o motivam a alcançar esta meta, ele também realiza palestras motivacionais, onde nessa palestra ele apresenta uma mochila e diz para as pessoas da platéia de como é difícil carregar tudo o que temos na vida e demonstra como fazer a mochila ficar mais leve. Ryan usa isso como símbolo de que a pessoa deve ter uma vida sem compromissos. Mas para o especialista em demissão despedir pessoas este emprego está longe de ser o melhor emprego do mundo, porém ele não ver a vida com dificuldade, sua vida é essa rotina de trabalho. Aeroportos e hotéis o fazem se sentir em casa muito mais do que quando ele está em sua própria casa. Ele não tem residência fixa, possui apenas um endereço para correspondência. A vida de Ryan Binghan, pessoal e profissional, está no céu, entre um voo e outro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (153.6 Kb)   docx (25.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com