TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia em Gestão Hospitalar Administração de Materiais e Logística Humanização e Atendimento Hospitalar

Por:   •  5/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.023 Palavras (5 Páginas)  •  521 Visualizações

Página 1 de 5

Anhanguera

Tecnologia em Gestão Hospitalar

    Administração de materiais e logística

      Humanização e atendimento hospitalar

 

Aline Elisangela da Silva Alves Ataíde R.A: 2870918295

Elizete C. de Souza Neves R.A: 1299111052

Graziele Freitas Monteiro R.A 2833320978

Leonardo Alesiunas da Rocha R.A 2801846952

Kelly Fernanda Crescêncio R.A: 2864952877

Priscila J. T. Lúcio Gadelha R.A: 2868884896

Roberto Lima da Silva R.A 2841263528

Roseli Terci Soares R.A 2856143124

São Paulo - 2015

Anhanguera

Tecnologia em Gestão Hospitalar

    Administração de materiais e logística

      Humanização e atendimento hospitalar

Desafio Profissional de Tecnologia em Gestão Hospitalar: Ética e relações humano no trabalho, Desenvolvimento pessoal e profissional e Gestão de pessoas, ministrado pela professora Luciana Mosca.

São Paulo - 2015


                                                                             

  1. Introdução

A humanização da assistência á saúde na instituição é uma demanda atual e crescente no contexto brasileiro. No entanto, na prática ela não tem se concretizado, principalmente nos serviços destinados ao atendimento de emergência e urgência.

Muitas questões a cerca da humanização no atendimento á pessoas que procuram os serviços de emergência hospitalar, tem sido abordados pela imprensa e os próprios usuários com enfoque desabonadores como, por exemplo:  

  • Conduta inadequada dos profissionais de saúde
  • Demora no atendimento
  • Falta de materiais descartáveis
  • Higiene
  • Má qualidade ou falta de equipamentos
  • Recursos humanos

Diante desse tour de abordagens é necessário compreender o significado de atendimento humanizado na ótica do paciente e acompanhante.

É considerado Hospital Humanizado aquele que em sua estrutura física, tecnológica, humana e administrativa valorizam e respeitam á pessoa, colocando - se a serviço desta, garantindo um atendimento de elevada qualidade, cujo objetivo principal é aprimorar as relações entre os profissionais e os beneficiários.

Para isso, é preciso dar ênfase a empatia e qualificar os profissionais da instituição, transformando em uma organização moderna e solidária.    

  1. Objetivo

O objetivo é facilitar a mudança na cultura e no modelo de gestão da instituição de saúde, para formação de relações cooperativas e responsáveis. Alinhando um novo padrão de comunicação, participação e integração dentre todos os envolvidos (gestores, profissionais e usuários), fornecendo assim, um melhor atendimento aos beneficiários e melhores condições de trabalho para os colaboradores.

  1. Metodologia

Trata-se de revisão bibliográfica virtual, com estudo descritivo através da base de dados Bireme, Lilais e Scielo.

  1. Discussão

A diretoria da instituição identificou que o atendimento humanizado  pressupõe a união de comportamento ético e conhecimento técnico, com oferta de cuidados dirigida as necessidades dos pacientes.

Humanizar o atendimento não é apenas chamar o paciente pelo nome, nem ter constantemente o sorriso nos lábios, além disso, é compreender os medos, angústias e incertezas. É dar apoio e atenção ao paciente garantindo infra estrutura e atendimento de qualidade. No entanto, sem conseguir motivar o corpo de colaboradores, dificilmente serão alcançados bons resultados.  

A motivação do corpo de colaboradores é peça fundamental para que possamos atingir a excelência de qualidade no atendimento ao usuário.

Historicamente, os gestores demonstram pouca ou nenhuma preocupação com os aspectos motivacionais em função de vários fatores, dentre os quais, podemos citar o despreparo para lidar com questões adversas, na qual se faz necessário enxergar o colaborador de outra forma, onde se contempla visão ser humano e cidadão.

Enxergar o colaborador como ser participativo, que traz expectativas de bons resultados e, é a porta de entrada da instituição; Deve ser ouvido, compreendido e respeitado, para assim, atingir outro patamar de relações. Sendo assim, estabelecemos várias formas de motivar o colaborador, tais como: Ações de elogio, e reconhecimento público através de cartas personalizadas, publicação em boletim informativo com mensagens de reconhecimento, valorização de seu trabalho, premiação por melhor desempenho, promoção e maior participação dos funcionários através de reuniões realizadas entre o gestor e seus colaboradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (88.9 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com