TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologias: Reengenharia, Empowerment e Gestão e Organização Horizontal

Pesquisas Acadêmicas: Tecnologias: Reengenharia, Empowerment e Gestão e Organização Horizontal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.345 Palavras (6 Páginas)  •  674 Visualizações

Página 1 de 6

Aula-tema 4 – Tecnologias: Reengenharia, Empowerment e Gestão e Organização Horizontal

Como fica a questão da liderança em organizações que utilizam o empowerment em suas equipes de funcionários?

Em busca dos melhores resultados em operações, as organizações têm testado algumas tecnologias de gestão para melhorar a qualidade, da motivação de seus funcionários. Essa busca ajudou muito o desenvolvimento de algumas teorias e tecnologias entre elas o conceito de Empowerment, que é tratado como uma filosofia que vem crescendo em influência ao longo das diferentes abordagens das organizações, é uma ferramenta gerencial, eficiente, eficaz e efetiva, que viabiliza o desenvolvimento e manutenção das equipes de trabalho nas modernas práticas culturais das organizações pós-empresariais O poder e o Empowerment são lados de uma mesma moeda e a compreensão de um passa pelo entendimento do outro , sendo que sua aplicação envolve fatores críticos que precisa ser considerado. Empowerment, também é conhecido como “empoderamento” ou delegação de autoridade e responsabilidade aos funcionários e procura analisar o sentido real do conceito, seus requisitos e sua utilização nas organizações. Através desse conceito procura-se entender a utilização dessa tecnologia pelas equipes de trabalho e a necessidade da energização dessas equipes, através da motivação gerada pelo comprometimento das mesmas na busca dos resultados planejados. Analisa também, a importância da preocupação com a sua implantação e os cuidados necessários para que ocorra de uma forma a gerar maior confiança nos envolvidos.

Reengenharia: Reengenharia é uma estratégia de mudanças que visam tornar a empresa mais competitiva, através da adoção de medidas que alteram todas as operações e processos, como também em alguns casos, a própria estratégia empresarial. Ocorre a substituição dos processos manual e informatizados, e eles são integrados numa única cadeia. Processos que não se adaptam as mudanças são substituídos ou até eliminados. A estrutura organizacional baseada em funções e com vários departamentos e níveis hierárquicos é substituída por um modelo mais ágil e menos burocrático. A reengenharia introduz mudanças em três níveis da empresa: o Operacional, o de Gestão de Processos e o de gestão de Negócios.

Empowerment :Um conceito de Administração de Empresas que significa "descentralização de poderes", ou seja, sugere uma maior participação dos trabalhadores nas atividades da empresa ao ser dada maior autonomia de decisão e responsabilidades. Em sua forma literal, o termo inglês empowerment significa "empoderamento", um neologismo que designa as relações de poder dentro de uma sociedade. O empowerment como fenômeno sociológico está muitas vezes relacionado com membros de grupos que são discriminados pela sua raça, religião ou sexo. Ele se refere a um aumento de força política e social desse grupo ou de um único indivíduo discriminado, através do fortalecimento de suas próprias capacidades.

Gestão horizontal: Todas as tecnologias de gestão utilizadas pelo gestor tem como objetivo de aprimorar qualidade, produtividade e melhor administração dos recursos organizacionais.

Organizações que têm uma orientação ao processo, utilizam-se de comunicações abertas (Open-Book) e necessitam de cooperação e, em oposição às organizações tradicionais, chamadas de verticais, são rotulados, por sua vez, de organizações horizontais. A Organização Horizontal rompe com os pontos negativos da estrutura hierárquica, podendo ser definida como uma organização de estrutura enxuta, que reduz os níveis hierárquicos existentes nas empresas e ajuda aproximar os níveis de comando dos operacionais, tendo uma orientação aos processos, utiliza-se de comunicações abertas (Open-Book) e necessitam de cooperação de todos os integrantes da equipe e por sua vez da Organização, a tomada de decisão está sendo empurrada cada vez mais para baixo, dentro da organização.

O que a torna descentralizada, transformando o que era administração autocrática numa administração do tipo consensual, tal ordenação auxilia a redução de ruídos de comunicação entre todos os níveis, agilizando e democratizando os processos de tomada de decisão.

Conclusão

Reengenharia repensa e reestrutura os processos empresariais que têm como objetivo atingir melhorias em indicadores de desempenho, tais como custos, qualidade, atendimento e velocidade. A gestão horizontal tem como característica a aproximação dos níveis hierárquicos da empresa, reduzindo-os ao mínimo necessário. A organização horizontal garante autonomia e poder às equipes e mais e melhores informações para todos.

Aula-tema 6 – Ferramentas de Gestão: Sistemas de Informações Gerenciais

GESTÃO DO SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS. (Sig)

Os sistemas de informações compreendem um conjunto do sistema de informação total da empresa. Há integração entre eles, uma vez que a informação atravessar as atividades empresariais.

Os sistemas de informações é juntar a estrutura que define vários ambientes empresariais, sendo os sistemas de informações componentes das áreas de controladoria, financeira, administrativa e de contabilidade.

Na realidade, os sistemas de informações buscam dados em todas as atividades empresariais, executam o processamento e geram informações representativas da dinâmica organizacional. Dentro da empresa o sistema de informação são: Planejamento e controle de produção, comercialização, pesquisa, pesquisa, administração, administração. O sistema de informação na administração , contabilidade e finanças são :

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com