TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria da Inteligencia Motivacional

Por:   •  7/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.133 Palavras (5 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 5

Questão 1 Questões do dia 26.02.2019

Ainda não respondida

Vale 1,00 ponto(s).

[pic 1]Marcar questão

Texto da questão

Andrew Dubrin (2003) afirma que ”Pesquisas recentes sobre o cérebro têm combinado os fatores da personalidade com a inteligência prática, indicando que a maneira pela qual as pessoas usam suas emoções eficazmente tem um grande impacto em seu sucesso. As camadas mais superiores do cérebro governam a inteligência fundamental, como a solução analítica de problemas. As áreas mais profundas do cérebro governam as emoções, (...)”

Quanto à Inteligência Emocional, assinale a alternativa correta:

Escolha uma:

[pic 2]a. Uma pessoa que deixa de usar o cartão de crédito, pois sabe que não terá como pagá-lo, está usando uma habilidade de inteligência emocional chamada empatia.

[pic 3]b. Inteligência emocional pode ser conceituada como a capacidade de adquirir e aplicar conhecimentos, incluindo resolver problemas.

[pic 4]c. O uso correto das emoções possibilita ao indivíduo elaborar, com maior habilidade, planos para o futuro, ter pensamentos criativos, ser capaz de dosar e direcionar sua atenção e seu bom humor e, ao mesmo tempo, motivar-se persistindo, mesmo diante de dificuldades, em seus propósitos anteriormente estabelecidos. A essa capacidade de uso da inteligência emocional denomina-se automotivação.

[pic 5]d. A capacidade de iniciar, aprofundar e manter relações sociais, tornando os relacionamentos extensos, profundos e verdadeiros diz respeito à habilidade de inteligência emocional denominada autoconsciência.

[pic 6]e. A habilidade de inteligência emocional que permite ao indivíduo perceber, observar, distinguir e nomear seus próprios sentimentos de modo a se reconhecer a aceitar-se em seus mais diversos estados emocionais denomina-se sociabilidade.

Questão 2

Ainda não respondida

Vale 1,00 ponto(s).

[pic 7]Marcar questão

Texto da questão

Maria Clara era uma colaboradora que se caracterizava pelo excesso de sorrisos, assumia responsabilidades demais, deixava longos recadinhos, permitia que as pessoas tomassem muito de seu tempo com coisas pouco úteis e colocava muitos apetrechos pessoais na mesa de trabalho. Segundo seu chefe, esses comportamentos não tornavam Maria Clara competitiva, nem agregavam valor ao seu trabalho. Podemos, certamente, afirmar que os comportamentos de Maria Clara dependem de sua personalidade. O que motivou esses tipos de comportamentos de Maria Clara, foram fatores determinados pela sua posição dentro da família, pois, sendo a terceira filha, desenvolveu essas características de amabilidade e gentileza para se sentir aceita na família. Assim, se concluirmos que a personalidade de Maria Clara foi, em grande parte, determinada pelo fato de ter sido a terceira filha e, portanto, gostava de servir e agradar a todos, estaremos concluindo que a personalidade de Maria Clara foi em grande parte influenciada, desde pequena, pelo fator ambiental:

Escolha uma:

[pic 8]a. Variadas influências culturais e institucionais

[pic 9]b. Situação pré-natal

[pic 10]c. Primeiras experiências infantis

[pic 11]d. Fatores hereditário

[pic 12]e. Constelação familiar

Questão 3

Ainda não respondida

Vale 1,00 ponto(s).

[pic 13]Marcar questão

Texto da questão

A teoria de Gardner traz uma visão nova e esclarecedora sobre a relação entre criatividade e inteligência e como podemos aprimorar nossas habilidades criativas. Podemos considerar que a criatividade resulta não somente do nosso nível de inteligência, mas também do nosso perfil de inteligência e da escolha de um campo de atividade compatível com este perfil. A criatividade floresce quando há paixão pelo trabalho, e somente há paixão quando temos a oportunidade de seguir nossa vocação e aplicar nossos talentos”. Esse trecho de um artigo, que pode ser encontrado em http://criatividadeaplicada.com/2007/01/29/42/, nos remete à ideia de que o nível e o perfil de inteligência são fatores de significativa importância para o nível de criatividade no trabalho. Assinale a afirmação incorreta sobre inteligência:

Escolha uma:

[pic 14]a. Segundo Gardner, o ser humano caracteriza-se por apresentar inteligências múltiplas que determinam as habilidades em que melhor vai se desempenhar o ser humano nas atividades de trabalho.

[pic 15]b. A inteligência é fator que desempenha papel de significativa importância no trabalho.

[pic 16]c. Os instrumentos de mensuração da Inteligência demonstram-se extremamente precisos.

[pic 17]d. A inteligência ou habilidade mental refere-se à nossa capacidade de adquirir conhecimentos e aplicá-los adequadamente na solução de problemas.

[pic 18]e. A teoria triárquica propõe que, embora tenhamos todos os três subtipos de inteligência (analítico, criativo e prático), um deles se sobressai.

Questão 4

Ainda não respondida

Vale 1,00 ponto(s).

[pic 19]Marcar questão

Texto da questão

Adamastor era um gestor de RH numa empresa de transporte coletivo. Um de seus colaboradores tinha o hábito de se atrasar para todo o tipo de reunião e, inclusive, costumava entrar no trabalho depois do horário. Adamastor, por ser muito severo no que diz respeito a horários, começou a ficar irritado com a postura do colaborador. Aquela irritação que o colaborador causava começou a se tornar raiva, mas Adamastor não estava percebendo o que acontecia dentro de si. Certo dia, esse colaborador atrasou-se, como de costume, para uma reunião importante. Quando apareceu na porta, pedindo licença para entrar e começando a apresentar sua desculpa para o atraso, como sempre fazia, Adamastor, tomado por um acesso de fúria dirigiu-lhe uma série uma série de palavrões, ofendeu a moral do colaborador e o despediu intempestivamente. Podemos afirmar, aqui, que Adamastor demostrou que seu nível de inteligência emocional não estava adequado ao seu nível hierárquico de responsabilidades. Por não estar atento às emoções que vivenciava já há algum tempo e que o levaram ao acesso de raiva, qual o fator chave da Inteligência Emocional que ele deixou de desenvolver?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (225.2 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com