TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A teoria das inteligências múltiplas, de Gardner

Abstract: A teoria das inteligências múltiplas, de Gardner. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2013  •  Abstract  •  730 Palavras (3 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 3

Comportamento Organizacional

Questão 1 (tema 1, questão 8)

1.Howard Gardner desenvolveu a teoria das inteligências múltiplas e considerou fatores sobre o aprendizado e as capacidades humanas que outros autores não tinham abordado. Dessa forma, defina inteligência, de acordo com a respectiva teoria.

A teoria das inteligências múltiplas, de Gardner, baseia-se em três proposições básicas, aparentemente óbvias.

-A primeira diz que “as pessoas não são iguais”. Elas não possuem os mesmos tipos de mentes, portanto, elas são necessariamente diferentes.

-A segunda é uma decorrência da primeira: um processo educacional funciona com maior eficácia se tais diferenças são levadas em consideração e não simplesmente ignorada.

-A terceira diz que, no nível teórico, não é possível tratar todas as pessoas baseado numa dimensão única de inteligência.

No nível prático isso significa dizer que uma abordagem educacional unidimensional só poderá atingir, com eficácia, um pequeno percentual de alunos. A partir dessas constatações, Gardner inicia seu processo de reflexão sobre o conceito de inteligência, definindo-o como a habilidade de resolver problemas ou criar produtos que são valorizados em um ou mais contextos culturais. Passando aproximadamente duas décadas, Gardner, chegou a um conceito mais refinado, ou seja, a inteligência como um potencial biopsicológico de processar informações que podem ser ativadas para resolver problemas ou criar produtos considerados de valor em uma determinada cultura.

Questão 2 (tema 3, questão 6)

2.[...] “ Todo mundo acha que eu vivo como um rei, mas a minha solidão ainda não curei[...]”. Na música “Poconé”, de skank, podemos observar diferenças entre a autopercepção e a percepção dos outros sobre você mesmo. Transponha essa situação para o contexto organizacional e defina como ocorre a percepção.

--------------------------------

Questão 3 (tema 4,questão 9)

Herzberg desenvolveu a teoria dos dois fatores na qual contrastava a satisfação ou não do individuo por meio de fatores motivacionais e higiênicos.

Se traçarmos um paralelo entre a teoria de Herzberg e a teoria de Maslow, de que forma podemos equipará-las?

Herzberg desenvolveu a teoria a partir de uma pesquisa realizada com engenheiros e contabilistas sobre o que lhes agradava e desagradava em seus trabalhos, fez a distinção entre fatores higiênicos e motivacionais. Fatores higiênicos são extrínsecos ao individuo, benefícios recebidos no trabalho como: salário, segurança no cargo;

Fatores motivacionais são intrínsecos ao profissional: status, responsabilidade; oportunidade de reconhecimento; riqueza do trabalho, desafios.

Maslow propõe um ponto de equilíbrio entre necessidades biológicas e sociais e integra muitos dos conceitos motivacionais. A hierarquia das necessidades de Maslow é uma organização de necessidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com