TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Terceirização

Por:   •  18/6/2015  •  Dissertação  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 2

TERCEIRIZAÇÃO

   Terceirizar é quando uma empresa contrata outra para executar processos referentes à produção de bens ou serviços, que poderá atuar dentro ou fora da empresa contratante. O objetivo é ter ganhos com relação a eficiência e reduzir custos de produção, pois a empresa que se dedica somente ao serviço terceirizado, fica mais eficiente e pode atender a novos clientes aproveitando funcionários que antes não tinham muito trabalho a fazer e para isso ter melhor aproveitamento, é necessário especialização para gerar eficiência e desenvolvimento.

   Um exemplo muito bom para ser citado são as agências de publicidade. Antigamente quem quisesse anunciar seu produto ou serviço, ela tinha a necessidade de contratar profissionais para criar uma equipe para planejar, criar e produzir, e em muitos casos não havia profissional altamente qualificado para executar essa função. Com a criação das agências publicitárias que surgiu com a terceirização, ficou mais eficiente e eficaz para as empresas anunciarem.

   No Brasil há críticos da terceirização que levantam uma questão com relação aos direitos trabalhistas, dizendo que os trabalhadores terceirizados correm riscos, havendo o temor que a terceirização crie uma subclasse de trabalhadores que tenham menos direitos que os trabalhadores contratados diretos pela empresa contratante. Também acreditam que a terceirização de atividades fim, as empresas criadas para isto serão bem menores e com isso tornam-se mais frágeis, se houver dificuldades financeiras os trabalhadores serão prejudicados, esta preocupação não é totalmente sem fundamento, porém, há controvérsias.

   As empresas pequenas que forem criadas, com o passar do tempo poderão ter novos clientes, crescer e gerar novos recursos, onde poderão pagar melhor aos seus funcionários do que pagavam antes.

   Já existem duas classes de trabalhadores no Brasil, uma com todos os seus direitos trabalhistas e outra sem nenhum direito. Quase metade da mão de obra ativa forma-se por trabalhadores informais, que há poucos anos atrás era bem mais que a metade. Mais trabalhadores estão perdendo emprego e estão indo para a informalidade. Com a terceirização as atividades fim, as empresas tendem a diminuir os custos e evitar, ou pelo menos diminuir a demissão de funcionários. A terceirização está se tornando importante, porque os direitos e impostos trabalhistas geram custos enormes para os empregadores e aos empregados, ou seja, para cada R$1,00 que o trabalhador recebe o patrão paga R$2,00, isso faz com que muitas empresas e empregados recorram à informalidade, pois reduz o que o patrão paga e aumenta o ganho do funcionário.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (46.4 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com