TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Notridan terceiriza serviços de TI, serviços de suporte técnico e soluções em tecnologia

Pesquisas Acadêmicas: A Notridan terceiriza serviços de TI, serviços de suporte técnico e soluções em tecnologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.201 Palavras (5 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADES NORDESTE – FANOR

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

DISCIPLINA: GESTÃO DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

NOTRIDAN – SERVIÇOS DE INFORMÁTICA E GERENCIAMENTO

Fortaleza-Ceará

Setembro de 2014

EVELINE GUERREIRO

MARINA RODRIGUES

NOTRIDAN – SERVIÇOS DE INFORMÁTICA E GERENCIAMENTO

Trabalho apresentado à disciplina de GESTÃO DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS da FACULDADE NORDESTE, turno noturno, para complemento da primeira nota do semestre 2014.2.

Prof .: Oliver Cunha

FORTALEZA – CEARA

2014

SUMÁRIO

RESUMO 4

INTRODUÇÃO 5

IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES 6

CONHECENDO A NOTRIDAN 7

RESUMO

Este trabalho tem por objetivo apresentar a NOTRIDAN, uma empresa do ramo da tecnologia da informação. A realização do trabalho foi elaborada através de entrevista com o fundador da empresa, onde tivemos a oportunidade de conhecer a rotina e os serviços ofertados pela empresa, que ainda é um embrião em desenvolvimento. A empresa apresentada tem como foco principal empresas que possuem em média dez computadores, geralmente são escritórios, porém ela também presta serviços a pessoas físicas. A Notridan terceiriza serviços de TI, serviços de suporte técnico e soluções em tecnologia.

INTRODUÇÃO

O mercado de micro e pequenas empresas cresce cada vez mais. Segundo a pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor),que em 2014, está completando 15 anos, como o maior projeto mundial de pesquisa sobre o empreendedorismo, O ambiente de negócios no Brasil melhorou muito na última década e hoje o empreendedorismo é uma opção real de ocupação e renda para milhões de pessoas, diferente de décadas passadas que o empreendedor começava seu negócio por necessidade e não por oportunidade. Mas ainda é notório a deficiência no setor de micro e pequenas empresas no Brasil, apesar da legislação hoje procurar dar incentivos fiscais para essas empresas através de leis que oferecem um tratamento tributário diferenciado para esse segmento, essas micro e pequenas empresas, ainda pena muito para se fortalecer no mercado.Os obstáculos enfrentados são diversos, apesar dos incentivos fiscais, a carga tributária do nosso país ainda é muito alta em relação a outros países, a burocracia é outro fator que faz o microempreendedor pensar em não abrir, não legalizar ou então fechar as portas da empresa.Apesar das dificuldades enfrentadas por nossos empreendedores, diga-se de passagem nossos guerreiros, o setor de O fortalecimento do nosso segundo o IGEM representam 99% das empresas nacionais, ou seja são responsáveis pela maioria dos empregos do nosso país. Porém vale a pena ressaltar que os empregos ofertados pelas mesmas são empregos que suprem somente as necessidades básicas de seus detentores, dados do SEBRAE em 2011 apontam que a cada 100 empreendimentos criados, 73 sobrevivem aos primeiros dois anos de atividade, superando países modelo do empreendedorismo, como a Itália. A empresa a ser apresentada neste trabalho é fruto de um empreendimento individual, do Paulo Henrique, aluno da Fanor- Debray. A empresa está inserida no contexto citado, está no mercado a quase um ano e pertence a um ramo que tem crescido bastante nos últimos anos que é o ramo de TI, os serviços são ofertados a empresas e também a pessoas físicas. A empresa foi fruto de uma parceria com um colega do Paulo Henrique, que acabou desistindo do negócio para ir para outro ramo, hoje a empresa cresceu e está procurando legalizar a atividade.

IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES

O verdadeiro empreendedor está sempre em busca de oportunidades, analisando o cenário do seu negócio, mais para encontrar oportunidades o empreendedor deve seguir passos, além de diferenciar oportunidade de ideia. Segundo Ferreira Ideia "é a representação mental de uma coisa concreta ou abstrata, elaboração intelectual, concepção" (FERREIRA, 1999). Sendo assim oportunidade é ter como colocar a ideia em prática, não adianta ter uma ideia brilhante e não ter como e onde emprega-la no cenário adequado. A notridan é fruto de um espírito empreendedor, seu fundador Paulo Henrique sempre teve a ideia alguns anos atrás, porém ainda não tinha surgido a oportunidade de emprega-la, ele sempre trabalhava para outras empresas, tendo em seu currículo trabalho até mesmo em uma construtora, ramo bastante diferente do qual ele atua hoje. Porém como milhares de brasileiros o Paulo Henrique não desistiu da sua ideia, ele cuidou de se aperfeiçoar através de cursos técnicos. O surgimento da empresa foi com uma sociedade com um amigo de faculdade, que posteriormente migrou para outro ramo. Depois do rompimento da sociedade o Paulo Henrique deu continuidade no negócio e vem se aperfeiçoando cada dia mais, levando os seus serviços a pessoas jurídicas e físicas.

Para obter no sucesso na identificação de oportunidades, primeiramente deve-se estudar o ambiente, criar um planejamento embasado neste estudo através de analises minuciosas. Apesar de não ter feito uma identificação técnica, o Paulo Henrique assim como outros micros empreendedores vêm obtendo sucesso na sua MPR. Existem diversas formas de se estudar o meio no qual se deseja empreender, entre elas podemos citar os noticiários que relatam diariamente a situação no mercado, as políticas econômicas que estão sendo empregadas para controle de influenciadores de mercado como a inflação a queda do dólar, entre outros. Apesar de alguns empreendedores conseguirem sucesso mesmo sem a identificação técnica de oportunidade, esses podem sem considerados exceções pois, segundo pesquisas de órgãos como SEBRAE as micro e pequenas empresas sobrevivem em média até dois anos depois de sua fundação. A Notridan está no mercado a menos de um ano, é impossível prever se ela estará ou não nestas estatísticas.

CONHECENDO A NOTRIDAN

Fundada a pouco menos de um ano, a NOTRIDAN é uma empresa do ramo da tecnologia da informação, A empresa tem como foco principal empresas que possuem em média dez computadores, atendendo essas empresas através de visita técnica, acesso remoto quando a empresa já é cliente, procurando atender o cliente em tempo ágil, seus clientes geralmente são escritórios, não deixando de prestar serviços a pessoas físicas. A NOTRIDAN terceiriza serviços de TI, serviços de suporte técnico e soluções em tecnologia, oferecendo ainda a seus clientes venda de equipamentos de informática. Tudo começou com a iniciativa do estudante Paulo Henrique que estava cursando o curso de Sistemas de Informação teve a ideia de criar uma empresa que pudesse terceirizar serviços de TI, com finalidade que as empresas que utilizassem o serviço não necessitassem contratar funcionários. Por meio de formalização de contrato de serviços, onde por um período acordado entre as partes a NOTRIDAN prestaria serviços periódicos na área de sistemas de informação.

Foco: Fazer Crescer a parte de terceirização de tecnologia de informática

Perspectiva:

Atualmente a empresa possui 10 contratos ativos, prestando suporte para clientes, empresas de pequeno porte, escritórios administrativos e de advocacia, construtoras, pessoas físicas, lojas, etc.

Projeto de Desenvolvimento:

 A empresa optou formalizar seu negócio, ampliar seu quadro de colaboradores e alcançar a meta de 30 contratos efetivos até o final do ano de 2014.

 Segmentar o serviço, coisa que já estamos trabalho e desenvolvendo o acesso remoto.

Divulgação: Divulgações no bairro e por meio das redes sociais, tais como faceboock, twiter, site, etc.

CONCLUSÃO

Para obter sucesso em qualquer ramo do empreendedorismo é preciso ser detentor de um conjunto de ferramentas, além de saber emprega-las da forma correta, pois mesmo quando se detêm essas ferramentas o emprego de forma incorreta, pode acarretar consequências que levarão seu negócio ao fracasso.

...

Baixar como  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »