TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Terceirização

Por:   •  12/9/2015  •  Resenha  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 2

 TRABALHO TERCEIRIZADO

A terceirização do trabalho mostra uma das maiores mudanças nos modos de produção e distribuição de bens e serviços verificados durante a passagem para o século XXI. Ela pode ser definida como a contratação de outra empresa para realizar atividades que não represente o objetivo constante no contrato social da empresa contratante. Assim, a empresa concentra-se na sua atividade-fim, transferindo as atividades-meio. Estes serviços servem tanto para empresas de grande porte quanto para pequenas e medias empresas, visto que esta pratica elimina burocracias internas com as atividades-meio.

ATIVIDADES-MEIO: são as atividades que não são inerentes ao objetivo principal da empresa; trata-se de serviços necessários, mas que não tem relação direta com a atividade principal da empresa. Ex: Numa empresa de vendas a informática e o transporte são atividades-meio de grande importância para alcançar as metas.

ATIVIDADE-FIM: é a atividade que identifica a área de uma empresa, na qual são desenvolvidos processos de trabalho que dão característica evidente às ações que por definição constituem o objetivo para o qual a empresa foi criada. Ex: Uma empresa que presta Assessoria Jurídica a terceiros, tem como atividade-fim a prestação de serviços de Assessoramento Jurídico.

As atividades que podem ser terceirizadas podem ser em todas as áreas da empresa definidas como atividades-meio, como por exemplo, os serviços de alimentação, de limpeza, segurança, manutenções em feral, engenheiros, arquitetos, serviços jurídicos, serviços de correspondência, serviços de telefonia, serviços de secretaria, frotas de veículos, dentre muitos outros. Enfim, a exploração de atividades acessórias, as atividades-meio.

Porém, este modelo atualmente praticado vem promovendo considerável precarização das relações de trabalho ao permitir o surgimento, dentro de uma mesma empresa, de dois segmentos de trabalhadores: os empregados diretos, que contam com o manto de proteção do empregador, e os terceirizados, que ficam a mercê das empresas contratadas, estas nem sempre idôneas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (51.2 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com