TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Terceirização

Por:   •  25/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.268 Palavras (6 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Em visão geral o trabalho relata sobre a terceirização, que é um assunto polêmico atualmente, pois a Súmula 331 do Tribunal Superior do Trabalho (TST), determina que a terceirização no Brasil só deve ser dirigida para atividades-meio, porém há a possibilidade de ser aprovado uma nova lei para a terceirização das atividades-fim. No decorrer do trabalho iremos abordar temas importantes como as vantagens e as desvantagens que a terceirização pode trazer ao nosso país, e de como acontece a mesma em outros países.

CONCEITO DE TERCEIRIZAÇÃO

Podemos definir terceirização, como a forma de prestação de serviços, com o objetivo de reduzir custos com mão-de-obra, ou que precisam de determinado serviço que não diz com seu ramo econômico, assim buscando a melhoria na qualidade de serviços voltados para atividade-meio, mas agora com uma nova lei para ser aprovada tendo a possibilidade de terceirizar atividade-fim também.                                                              Na terceirização uma empresa prestadora de serviços é contratada por outra empresa para realizar serviços determinados específicos. A prestadora de serviços emprega e remunera o trabalho realizado por seus funcionários, ou subcontrata outra empresa para realização desses serviços. Não tendo vínculo empregatício entre a empresa contratante e os trabalhadores ou sócios das prestadoras de serviço.                                                                            Atualmente, é a Súmula 331 do Tribunal Superior do Trabalho (TST) que determina que a terceirização no Brasil só deve ser dirigida a atividades-meio. Essa súmula, que serve de base para decisões de juízes da área trabalhista, menciona os serviços de vigilância, conservação e limpeza, bem como “serviços especializados ligados à atividade-meio do tomador”, “desde que inexistente a pessoalidade e a subordinação direta” do funcionário terceirizado com a empresa contratante.

VANTAGENS E DESVANTAGENS

Vantagens: Foco nos negócios da empresa na sua área de atuação;
Diminuição dos desperdícios, aumento da qualidade do processo, ganhos de flexibilidade, aumento da especialização do serviço e maior esforço de treinamento e desenvolvimento profissional na organização;
Agilidade nas decisões, diminuição nos custos, aumento do lucro e no crescimento da empresa, otimização dos serviços, redução dos níveis hierárquicos, aumento daeficiência e produtividade nos processos internos e externos; aumentando assim a competitividade no mercado, redução do quadro direto de empregados.

A terceirização ajuda a empresa na economia de tempo, esforço, recursos humanos, custos operacionais, custos de treinamento, proporcionando-lhe uma redução de custos significativa;
Diminuição da ociosidade das máquinas, aumento do poder de negociação, ampliação do mercado para as pequenas e médias empresas, possibilidade de crescimento sem grandes investimentos, economia de escala, diminuição do risco de obsolência das máquinas, durante a recessão.

As vantagens da terceirização, tem contribuído no modelo de negócio das empresas em diferentes locais do mundo. Vivemos em um mundo globalizado, de intensa competição e as vantagens técnicas e econômicas que a terceirização proporciona são essenciais para a empresa ter um negócio sustentável.
Desvantagens: Risco de desemprego e não absorção da mão-de-obra na mesma proporção;
Risco de coordenação dos contratos;
Demissões na fase inicial;
Gastos com demissões;
Dificuldade para encontrar uma parceria ideal;
Conflito com os sindicatos;
Mudanças na estrutura do poder;
Aumento da dependência de terceiros;
Perca do vínculo para com o empregado;
Desconhecimento da legislação trabalhista;
Dificuldade de aproveitamento dos empregados já treinados;
Perda da identidade cultural da empresa, a longo prazo, por parte dos funcionários.                   A terceirização pode ser vista como uma ameaça para os funcionários, causando desmotivação, falta de interesse ou qualidade no trabalho.

TERCEIRIZAÇÃO EM OUTROS PAÍSES

Os países Índia, México, Japão, China, Estados Unidos, Dinamarca foram os países que adotaram a terceirização (offshore outsourcing).                                                                    A Índia é um exemplo dos países que foram bem sucedidos com a implantação da terceirização, eles investiram na tecnologia para inovar. A taxa de vendas do país aumentou com a outsourcing. A Índia superou o Estados Unidos em relação aos técnicos licenciados, pois visaram em dar a melhor qualidade com o menor custo. Uma vantagem é que os setores que dão mais trabalho para as empresas como exemplo: vendas e telemarketing, sendo terceirizados não darão mais trabalho e diminuirá parte dos problemas, pois quem cuidará de tudo será a empresa contratada, a terceirizada, é ela quem contrata seus próprios funcionários e se responsabiliza por eles.                                                                                                                                                No México essa nova lei da terceirização não fez muito sucesso, o México é um país onde as Leis Trabalhistas não são respeitadas. Por volta de 2012 apenas 16% da população trabalhavam como terceirizados, a maioria das pessoas, ou seja, 60% delas trabalhavam sem carteira assinada, trabalhavam por conta. Outro país que a terceirização não deu certo foi na China, por lá aumentou o número de acidentes de trabalho e perderam muito dinheiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (88.7 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com