TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Testando conhecimento sobre o tema "Comportamento Organizacional"

Ensaio: Testando conhecimento sobre o tema "Comportamento Organizacional". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  Ensaio  •  790 Palavras (4 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 4

Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

Correta

No início do século XX, Henry Ford ficou rico e famoso ao fabricar automóveis. Nas plantas de Ford, cada um dos funcionários recebia tarefas específicas e repetitivas, ou seja, ele padronizava as tarefas ao dividir o trabalho entre os funcionários. Ford chegou a produzir um carro a cada 10 segundos e ainda provou que existe eficácia se os funcionários forem especializados em cada tarefa como, por exemplo, instalar a roda dianteira, ou a porta dianteira direita. A essência desse tipo de comando é que em vez de uma atividade ser completada integralmente por um só funcionário, ela é dividida em certo número de etapas, sendo cada qual realizada por uma pessoa. Dessa forma, cada indivíduo fica apenas habilitado a realizar parte de uma atividade. Essas ideias correspondem ao conceito de:

Resposta

Resposta Selecionada: d.

Especialização do Trabalho.

Resposta Correta: d.

Especialização do Trabalho.

Feedback da resposta:

Alternativa correta, Especialização do Trabalho, pois significa o grau em que as funções na organização são subdivididas em tarefas separadas entre os funcionários.

Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

Correta

Sérgio possui conta em um grande Banco Brasileiro, e toda vez que necessita desse tipo de serviço, ele enfrenta um processo padronizado de ações, ou seja, as regras do Banco não se flexibilizam e seguem padrões rígidos de forma eficiente.

Por outro lado, os funcionários do Banco realizam tarefas padronizadas, altamente rotineiras, formalizadas com regras e regulamentos. A liderança do Banco é centralizada. Esse cenário nos sugere o Modelo Organizacional:

Resposta

Resposta Selecionada: a.

Burocrático

Resposta Correta: a.

Burocrático

Feedback da resposta:

Alternativa Correta, Burocrático, que é uma estrutura com tarefas operacionais altamente rotineiras, realizadas através de especializações, regras e regulamentos muito formalizados e com autoridade centralizada.

Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

Correta

Diálogo entre quatro executivos de uma empresa: “Você sabe, nada acontece nesta empresa até eu e minha equipe produzirmos alguma coisa”, afirma o executivo da área de produção. “Errado”, diz o gerente de pesquisa e desenvolvimento, “nada acontece até que eu e minha equipe projetemos alguma coisa”. O gerente de marketing boquiaberto diz: “a empresa nada cresce até que eu e a minha equipe venda os nossos produtos”. O irritado gerente financeiro responde a todos: “não interessa o que vocês produzem, projetam ou vendem. Ninguém na empresa sabe o que está ocorrendo até que mostremos todos os resultados finais”. Este diálogo demonstra:

Resposta

Resposta Selecionada: a.

Um dos pontos fracos da estrutura burocrática, onde a especialização pode gerar conflitos, e as metas das unidades de trabalho podem se sobrepor, às metas das organizações como um todo.

Resposta Correta: a.

Um dos pontos fracos da estrutura burocrática, onde a especialização pode gerar conflitos, e as metas das unidades de trabalho podem se sobrepor, às metas das organizações como um todo.

Feedback da resposta:

Alternativa correta: Um dos pontos fracos da estrutura burocrática, onde a especialização pode gerar conflitos, e as metas das unidades de trabalho podem se sobrepor, às metas das organizações como um todo.

O diálogo dos 4 executivos de uma mesma empresa ressalta o fato de que a especialização gera conflitos entre as unidades, onde atividades padronizadas são realizadas de maneira altamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com