TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Titulo do Texto Resumido: Organizações e Administração

Por:   •  25/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  690 Palavras (3 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 3

-Titulo do texto resumido: Organizações e Administração

- Palavras chaves: Objetivos e recursos

        O objetivo do texto é explicar o que são as organizações e descrever seus componentes, definir cada uma das funções de administrar organizações, explicar o papel e descrever as competencias que são importantes para o desempenho de um gerente.

        Uma organização tem sua importância devido ao fato de ser responsável pela tarefa de realizar algum tipo de objetivo, além de possuir componentes importantes: Os processos de informação que consiste em conjunto ou sequencia de atividades interligadas, que utiliza recursos, para fornecer produtos e serviços; e a divisão do trabalho que consiste em cada empregado possuir uma tarefa diferente do outro, todos contribuindo para a realização dos objetivos.

        Os recursos são ferramentas utilizadas pela organização para realizações de objetivos, dentre estes, as pessoas são o principal.

        A produção (ou operações) é uma das funções organizacionais e tem como objetivo fornecer o produto ou serviço da organização. O marketing, outra função organizacional, tem como objetivo manter uma ligação entre a organização e seu publico-alvo. A pesquisa e desenvolvimento, também uma função organizacional, tem como objetivo transformar os avanços da ciencia e as ideias vindas do marketing em produtos e serviços. As finanças, também listada como função organizacional, tem como objetivo a fiscalização dos recursos financeiros para que estes sejam usados com eficacia. A função desta também abrange as decisões de financiamento, investimento, controle do desempenho financeiro e destinação dos resultados. Os recursos humanos, ultima função organizacional, consiste em encontrar, atrair e manter pssoas que sejam de interesse para a organização. Tem a função também de planejamento de mão-de-obra, recrutamento de seleção, treinamento, avaliação de desempenho e remuneração, entre outras.

        A eficiencia e aficacia são as duas palavras que apontam se uma organização tem desempenho de acordo com as expectativas do usuário. As palavras apontam, respectivamente, a capacidade da organização de realizar seus objetivos e ao fato desta utilizar produtivamente, ou de forma economica, seus recursos. Quando esta resolve problemas, todos ficam satisfeitos.

        A administração consiste em tomar decisões que promovam o uso adequado de um recurso. Se compreende em: planejamento, organização, liderança, execução e controle.

        O processo de administrar abrange todas e qualquer area: pessoal, familiar, organizacional e social. Logo: somos todos gerentes.

        Segundo pesquisadores, o gerenciamento esta dividido em três tipos de papeis: papeis interpessoais que diz respeito da relação do gerente com pessoas; papeis de processamento de informação que consiste em analise de relatórios e avaliações de desempenho; papeis de decisão que é basicamente o principal e tal area.

        As competencias gerenciais são conhecimentos, habilidades e atitudes e são extremamente importantes para o desempenho de tarefas gerenciais. São divididas em quatro categorias principais: Competencia intelecutal, usadas para analisar, planejar, definir estrategias, tomar decisoes; competencias interpessoais que consiste na capacidade do gerente de se relacionar com outras pessoas; competencia tecnica que está ligada ao conhecimento especifico do  gerente em sua area de atuação; competencia intrapessoal que consiste na capacidade de reflexão e análise da pessoa nela própria. A importância de tais competencias são diferentes de acordo com a posição hierarquica do gerente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (23.6 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com