TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Conclusão De Curso Administração Rotatividade De Colaboradores

Por:   •  19/2/2024  •  Trabalho acadêmico  •  3.371 Palavras (14 Páginas)  •  28 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO[pic 2]

ADMINISTRAÇÃO

ROTATIVIDADE DE COLABORADORES

TITLE: Subtitle

G07

Natália [1]

Phelipe[2]

Valdilene Machado[3]

RESUMO: (redigir ao final)

PALAVRAS-CHAVE:

ABSTRACT: (redigir ao final)

KEYWORDS:

  1. INTRODUÇÃO

Problema: (redigir até o dia 05/05/23)

Quais os fatores que influenciaram na rotatividade dos colaboradores do setor de produção de uma indústria multinacional localizada no centro-oeste mineiro no período de 2020 a 2023?[pic 3]

Hipoteses: (redigir até o dia 05/05/23)

  1. Entende-se que o salário seja um dos principais fatores de pedido de desligamento por parte do colaborador.
  2. Entende-se que a falta de planejamento de mão de obra e as contingências de mercado sejam os principais fatores de desligamento por iniciativa da empresa.

Objetivo Geral:

Descrever os principais fatores que influenciam na rotatividade dos colaboradores do setor de produção de uma indústria multinacional localizada no centro-oeste mineiro, no período de 2020 a 2023.

Objetivos Específicos:

  1. Identificar o perfil dos colaboradores que foram desligados no período de 2020 a 2023.
  2. Mapear os desligamentos por pedido do colaborador e por iniciativa da empresa.
  3. Conhecer as principais causas dos desligamentos por pedido do colaborador e por iniciativa da empresa.
  4. Verificar as principais causas dos desligamentos sob a ótica dos gestores da produção.(Viés)

Justificativa (redigir até o dia 19/05/23):

Para Chiavenato (2010), a rotatividade é um efeito de variáveis internas e externas. As variáveis externas incluem a oferta e demanda do mercado de Recursos Humanos, a conjuntura econômica e a demanda de profissional pelo mercado de trabalho. As variáveis internas incluem a política salarial, o estilo de liderança, as possibilidades de ascensão na carreira, o plano de cargos e salários, o relacionamento interpessoal, as condições físicas e o clima organizacional. A estrutura e cultura organizacional são responsáveis por grande parte dessas variáveis internas. Warischini e Carvalho (2015) afirmam que a rotatividade não deve ser analisada somente pelo setor de Recursos Humanos, mas por todos os líderes da organização, a fim de definir ações efetivas para controlar esse fenômeno que pode ser prejudicial às empresas. Os prejuízos não são apenas monetários, mas também relacionados à valorização do trabalhador, que é essencial para o funcionamento, produção e lucratividade da empresa.

Nesse sentido, este trabalho se justifica pois pretende contribuir com a geração de conhecimento sobre um tema tão importante para o desenvolvimento das organizações. Seus resultados poderão auxiliar as empresas, principalmente aquelas do mesmo segmento da empresa pesquisada, no aprimoramento de suas políticas e práticas organizacionais, mais especificamente os processos de recrutamento, seleção e retenção de talentos, favorecendo, assim, o alcance de níveis adequados de rotatividade de colaboradores, o que impactará positivamente nos seus resultados. [a]

  1. REVISÃO TEÓRICA (redigir no 1º semestre, concluir até o dia 15/07/23)

1. Gestão de pessoas

         De acordo com Gil (2016), atualmente, a Gestão de Pessoas desempenha um papel fundamental nas organizações, pois se concentra nas relações entre a empresa e seus colaboradores, com o objetivo de promover a cooperação para alcançar metas organizacionais e individuais, além de designar os trabalhadores como colaboradores ou parceiros. (colocar referencia)

     Desse modo, para que haja sucesso nessa relação entre colaborador e empregador dentro das organizações, passou-se a privilegiar, profissionais com currículos escolares mais amplos. (MARRAS, 2011)

1.1 Rotatividade de pessoal (turnover)

Segundo (Chiavenato 2014) o turnover ou rotatividade de pessoal ocorre quando um colaborador deixa o seu cargo ou a organização e outro colaborador é contratado para substituí-lo. Para saber o índice de rotatividade de uma organização é necessário comparar o número de colaboradores que se desligaram em determinado período com o número de colaboradores que estão registrados. (Marras 2016)

Os estudos de Ruiz, Perroca e Jericó (2016) mostram que quando não há rotatividade em uma organização, significa que não há a possibilidade de se abrir a novas pessoas e consequentemente não se abre para novas ideias, porém, se houver rotatividade em nível elevado pode ser desastroso para a instituição. Não há uma taxa de rotatividade definida, mas o ideal é que saia da organização apenas colaboradores que apresentem baixo rendimento.

A rotatividade de funcionários, na opinião de Chiavenato (2022), é resultado de fatores internos e externos. Fatores externos incluem a oferta e demanda do mercado de trabalho, a economia e as oportunidades de emprego. Fatores internos englobam salários e benefícios, estilo de liderança, possibilidades de crescimento, designação de cargos, relacionamentos interpessoais e condições de trabalho. A cultura e estrutura da empresa influenciam muitos desses fatores internos.

Correlacionado a isso, existem dois tipos de desligamentos: por decisão do colaborador e por iniciativa da organização. O desligamento por iniciativa do colaborador ocorre quando os funcionários decidem deixar a organização por vontade própria, seja por insatisfação com o trabalho, oportunidades melhores em outras empresas, faltam oportunidades de crescimento profissional, entre outros motivos pessoais. Já o desligamento por iniciativa da empresa, ocorre quando os funcionários são demitidos ou dispensados ​​pela organização, geralmente devido a problemas de desempenho, reestruturações internas, redução de custos ou outras razões (CHIAVENATO, 2022).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.1 Kb)   pdf (223.5 Kb)   docx (222.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com