TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Montando Empresa

Por:   •  25/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.604 Palavras (23 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 23

1 INTRODUÇÃO

Comunicar-se adequadamente é essencial nas atividades do mundo globalizado, onde conhecimento e tecnologia são fatores chave para o progresso pessoal e profissional. Dominar um segundo idioma nesse cenário é vital para a sustentação das pessoas em um mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo.

Nesse contexto, cresce a cada dia o número de escolas e cursos de idiomas, com predominância do inglês, que aparece como uma língua quase que universal, sendo utilizado em praticamente todas as áreas do conhecimento.

No Brasil, a língua inglesa se faz cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, seja em programas de rádio e televisão, nos veículos de mídia impressa e principalmente na internet.

Aprender inglês é uma necessidade percebida pela grande maioria das pessoas. Porém, ao que tudo indica, não está próxima a saída para suprir essa necessidade em curto prazo (ROSSETTI et al., 2009).

Para Crystal (2003), à medida que o inglês tem se tornado o principal idioma na comunicação entre as nações do mundo, é fundamental que as escolas garantam um ensino com precisão e eficiência; a partir dessa constatação torna-se indispensável conhecer as dificuldades, principalmente dos adultos, no processo de aprendizagem da língua inglesa.

É inegável a quantidade de barreiras que existem para quem tem que aprender um novo idioma.

Segundo Madeira (2008), as crenças sobre aprendizagem de línguas têm sido tópico de interesse entre autores e pesquisadores na área de ensino de línguas. Os resultados de seu trabalho demonstram que a maioria dos alunos nem sempre escolhe os melhores caminhos durante o processo de aprendizagem, ou, simplesmente, o interrompem. Slogans como “pense em inglês”, “aprenda com professores nativos”, ou crenças como “para aprender tem que ir prá lá” e “crianças aprendem melhor”, por exemplo, podem servir mais como fatores inibidores da motivação para o aprendiz do que facilitadores do processo de aprendizagem.

Outro empecilho no ensino tradicional de língua estrangeira é que normalmente as aulas seguem um calendário pré-definido pelas escolas, geralmente inflexível.

4

Essa inflexibilidade pode trazer prejuízos para o aluno que, por algum motivo, necessita ausentar-se por uma ou mais aulas em determinado módulo do curso, o que dificulta o prosseguimento do aprendizado com bom aproveitamento (ROSSETI et al, 2009).

A língua inglesa não é simplesmente um conjunto de regras gramaticais e uma lista de vocabulário a serem memorizadas. As escolas e os profissionais que atuam com o ensino da língua inglesa necessitam de estratégias para que consigam aplicar de forma eficaz os parâmetros curriculares (competências e habilidades), para que os alunos sintam-se motivados a aprender inglês.

Para Riolfi (1991)

...“um processo de ensino/aprendizagem baseado na interação significativa entre os sujeitos propicia resultados visivelmente superiores aos dos métodos pautados no ensino de regras gramaticais e repetição de padrões "corretos", e mesmo daqueles métodos que pregam a escritura de composições.”

No aprendizado de um segundo idioma o grande desafio é superar dificuldades em desenvolver uma proposta de ensino cuja apresentação de conteúdos tenha como base a interação professor-aluno(s), o uso da língua-alvo a partir de determinados contextos e funções e o ensino indutivo da gramática.

Um estudo conduzido por Ribeiro (2006) demonstrou que as atitudes do professor, assim como sua abordagem comunicativa, favorecem a interação entre os alunos e estabelece um a mb ie nte desco ntra ído de e ns ino, fa vorá ve is ao a ume nto d a mo t ivaç ão e, consequentemente, um melhor desempenho no curso.

Para Haguenauer (2003), do Laboratório de Pesquisa em Tecnologias da Informação e da Comunicação – LATEC, “basicamente, o que a Internet traz de novo para o panorama da educação é a capacidade de comunicação e de interação: dos alunos entre si; do aluno com o professor e do aluno com a equipe de suporte”.

U ma car acte r ís t ica impor ta nt e ta mbé m apo ntad a por Ha gue na uer é a interdisciplinaridade. Geralmente, quando se trata do ensino apoiado pela Internet, não existe apenas um professor, mas uma equipe composta por vários profissionais: especialistas de conteúdo, especialistas em ensino a distância, profissionais de informática e de redes, web designers, redatores, entre outros, que podem colaborar para o processo ensino-aprendizagem. Outra principal vantagem dos cursos online é a flexibilização de tempo e espaço.

Como modalidade educacional alternativa para a transmissão de informações o ensino baseado na internet tornou a educação convencional acessível aos residentes em áreas isoladas

5

ou àqueles que não possuem condições de cursar o ensino regular no período apropriado (ALMEIDA, 2003).

Para esse mesmo autor o ensino à distância é uma modalidade educacional cujo desenvolvimento relaciona-se com a administração do tempo pelo aluno e o desenvolvimento da autonomia para realizar as atividades indicadas no momento em que considere adequado, desde que respeitada às limitações de tempo impostas pelo andamento das atividades do curso, o diálogo com os colegas para a troca de informações e o desenvolvimento de produções em colaboração.

Para Valente (2003) o primeiro desafio é saber apresentar uma proposta de curso à distância que seja coerente entre o que se faz e o que se espera como produto educacional desta ação. Ainda para o autor, esta possibilidade de em um curso à distância, professores e alunos poderem explicitar ideias e ações e estas serem refletidas pelos envolvidos no curso, traz ao processo ensino-aprendizagem uma dimensão positiva, muito difícil se ser alcançada em cursos presenciais.

Com base no cenário exposto, propomos a criação de uma empresa especializada em cursos online de inglês, com qualidade de ensino e suporte adequado aos alunos, que atenda aos mais variados segmentos da sociedade.

Serão consideradas nesse projeto a utilização ampla da internet e tecnologia digital para a aprendizagem do idioma, além de uma plataforma pedagógica que permita um processo contínuo de motivação, com professores à disposição dos alunos 24 horas por dia, de forma a proporcionar ao aluno organizar seus estudos e participar das atividades num ambiente de total interação, para uma aprendizagem significativa.

Através desta, partes interessadas da sociedade podem obter por valores acessíveis,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.7 Kb)   pdf (99 Kb)   docx (32 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com