TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Conclusão de Curso CHQAO

Por:   •  14/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.547 Palavras (15 Páginas)  •  786 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1][pic 2]

[pic 3]


JOSÉ WILSON RODRIGUES SANTOS - SUBTENENTE[pic 4][pic 5]

MARCOS DOS SANTOS LIMA - SUBTENENTE

GESTÃO DE QUALIDADE EM SERVIÇOS

Trabalho de conclusão de curso da Escola de Instrução Especializada como requisito básico para aprovação na disciplina de Metodologia de Pesquisa Científica.

Tutor: 1º Ten OLIVÂNEO MENEZES DE OLIVEIRA

Salvador - BA

Agosto 2019


Sumário

1 RESUMO        3

2 INTRODUÇÃO        4

2.1 PROBLEMA        4

2.2 OBJETIVO        5

3 AÇÕES E PROGRAMAS DO EXÉRCITO BRASILEIRO        6

3.1 PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL        6

3.1.1 ANALISANDO AS FASES DA SISTEMÁTICA DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO EXÉRCITO        6

4 EFETIVO DO EXÉRCITO BRASILEIRO        10

5 ESTUDO PRÁTICO DA RELAÇÃO DE EFETIVO X EFICIÊNCIA DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS        14

5.1 MISSÃO SÍNTESE DO 6º DEPÓSITO DE SUPRIMENTO        14

5.2 MISSÃO DO 6º D SUP        14

5.2.1 ORGANIZAÇÃO        15

5.2.2 MAPA DA FORÇA        17

6 CONCLUSÃO        19

7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        21


1 RESUMO

A Gestão pela qualidade nos serviços prestados pela força terrestre é uma missão em constante desenvolvimento. A décadas busca-se o equilíbrio perfeito entre as ações e programas do Exército Brasileiro em relação ao quantitativo de efetivo existente, versus a disponibilidade de recursos.

Na Seção 3 do trabalho, os autores elencam o Planejamento Estratégico do Exército Brasileiro e destacam as fases da Sistemática deste planejamento. Para não estenderem o Artigo, a fim de evidenciarem a problemática relação entre Missão, Efetivo e Recursos Financeiros, foram analisadas apenas as fases que importam para o projeto, sendo estas a 1ª Fase – Missão e a 6ª Fase – Orçamento e Contratação.

Na Seção 4, foi realizado uma demonstração, por meio da análise da evolução dos quadros de Efetivos dos anos de 2015 (inclusive) a 2019, colocando-se os dados em um Gráfico temporal em formato de barras, a fim de se visualizar se houve aumento ou diminuição do quantitativo do Efetivo Previsto e as projeções para os próximos dez anos.

Na Seção 5, foi utilizado como referência o 6º Depósito de Suprimento, sediado em Salvador (BA) com uma Companhia destacada em Alagoinhas (BA), onde os autores demonstram na prática a relação de demanda de trabalho x efetivo existente, com a finalidade de medir essa relação.

Na conclusão, não foram levadas em conta as particularidades de todas as organizações militares existentes no Exército, pois demandaria um estudo muito mais aprofundado. Levou-se em conta os reflexos da relação em uma única Organização Militar, para servir como referência, pois, os autores levaram em conta as experiências vividas em outras Organizações Militares, pois, foi percebido um padrão na relação de efetivo versus demanda de trabalho afetando a prestação de serviços nas diversas Unidades Gestoras.

2 INTRODUÇÃO

A décadas o Exército Brasileiro têm buscado a Gestão pela qualidade, e vive sempre em constante atualização das ferramentas utilizadas para alcançar esta meta. Porém, seus esforços esbarram sempre numa equação com três variáveis ligadas por uma relação quase que simbiótica. A Relação entre as Ações e Programas, o quadro de Efetivo Existente e a terceira variável, e mais importante da relação, os Recursos Orçamentários.

Uma equação difícil de obter a resolução pois, quanto mais se torna necessário o emprego da Força, mais se torna necessário o emprego de Efetivo e mais se necessita de recursos da União.

2.1 PROBLEMA

A Lei Complementar n° 101 de 04 de maio de 2000, a Lei de Responsabilidade Fiscal, trouxe, dentre todas as outras disposições, a percepção da necessidade de um controle maior sobre o patrimônio público. Como resultado, os órgãos de controle interno e externo, cada vez mais, fiscalizam e exigem um detalhamento mais transparente, eficiente, eficaz e efetivo acerca dos gastos públicos, da aquisição de patrimônio (principalmente material permanente e de consumo), e sua gestão e utilização correta.

O Exército Brasileiro, como Órgão da Administração Pública Federal, estabelece normas, regulamentos e manuais para nortear procedimentos de gestão e controle patrimonial no âmbito da Força Terrestre e garantir cada vez mais uma administração com controle, qualidade e transparência, tais como o Regulamento de Administração do Exército (R-3), Normas Administrativas Relativas ao Suprimento (NARSUP), Normas Administrativas relativas ao Material de Comunicações Estratégicas, Eletrônica, Guerra. Eletrônica e Informática (NARMCEI), Orientação aos Agentes da Administração, edição anual da DGO, entre outros.

Paralelo ao aumento das normas, procedimentos e controles estabelecidos para a boa prática administrativa, o Presidente da República junto de sua equipe econômica, estabeleceu em sua Diretriz no decênio 2019-2029 como um dos objetivos gerais da Força, a Diminuição em todos os níveis, no valor de 10% do Efetivo.

De acordo com o Art 142 da Constituição Federal de 1988, são atividades-fim das Forças Armadas, e consequentemente do Exército Brasileiro, a defesa da Pátria, a garantia dos poderes constitucionais e em situações pontuais a garantia da lei e da ordem.

Em consequência destas abordagens, chega-se à formulação do seguinte problema: Como encontrar o equilíbrio entre a missão, o efetivo e os recursos destinados, para se chegar na Gestão da Qualidade da Prestação de Serviços no Exército Brasileiro.

2.2 OBJETIVO

O presente estudo pretende identificar as dificuldades diárias frente ao atual quadro de efetivo em relação a demanda de trabalho para atender com eficiência a prestação de serviços inerentes à atividade fim e meio de uma determinada Organização Militar como referência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.8 Kb)   pdf (677.9 Kb)   docx (446.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com