TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Conclusão de Curso Pos FGV

Por:   •  29/5/2020  •  Monografia  •  10.967 Palavras (44 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 44

[pic 1]

AMANDA IGNACIO DA SILVA

ANDRÉ ROSADAS RODRIGUEZ ALEJOS

PLANEJAMENTO DE AÇÃO DE PROPAGANDA E MARKETING

E2 MOBILE

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso Pós-Graduação de Empresas, de Pós-Graduação lato sensu, Nível de Especialização, da FGV/IDE como pré-requisito para a obtenção do título de Especialista.

Orientador: Professor Daniel Heuri

SÃO PAULO - SP

2019

[pic 2]

ANDRÉ ROSADAS RODRIGUEZ ALEJOS

PLANEJAMENTO DE AÇÃO DE PROPAGANDA E MARKETING

E2 MOBILE

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso Pós-Graduação de Empresas, de Pós-Graduação lato sensu, Nível de Especialização, da FGV/IDE como pré-requisito para a obtenção do título de Especialista.

Orientador: Professor Daniel Heuri

Turma T13

SÃO PAULO - SP

2019

O Trabalho de Conclusão de Curso

PLANEJAMENTO DE AÇÃO DE PROPAGANDA E MARKETING

E2 MOBILE

elaborado por André Rosadas Rodriguez Alejos e aprovado pela Coordenação Acadêmica foi aceito como pré-requisito para a conclusão do Curso de Pós-Graduação em Administração de Empresas lato sensu, Nível de Especialização.

Data da aprovação: _____ de ______________ de _________

[pic 3]

              Coordenador Acadêmico

[pic 4]

            Professor Daniel Heuri


SUMÁRIO


INTRODUÇÃO

Em 1911 Frederick Winslow Taylor acabara de apresentar os Princípios da Administração Científica, que tinha por objetivo a otimização da produção e garantia de maior rentabilidade para as empresas.

No início do século XIX as empresas careciam de boas técnicas de administração e através dos Princípios do Planejamento; Princípio de Preparo dos Trabalhadores; Princípio de Controle; e Princípio da Execução, Taylor confirma que suas teorias eram eficazes e eficientes, e assim permanecem até hoje.

Embasado nos estudos do reconhecido como “Pai da Administração”, a E2 Mobile concentrou seus esforços para que em nove meses pudesse garantir maior produtividade e rentabilidade a sua fábrica de produção de soluções em comunicações móveis.

A E2 MOBILE foi administrada por acionistas de um conglomerado de empresas bem estruturadas no mercado. No entanto, devido seu baixo lucro e market share, os investidores eram avessos a aplicar seu capital em uma empresa com pouca projeção futura.

Contudo, em reunião estratégica os acionistas tomaram a decisão de mudar a diretoria e presidência da empresa pois, após análise de mercado identificaram o quão promissor é o mercado de comunicação móvel. Assim surge a nova direção da E2 Mobile, que está no comando há nove meses, com os principais objetivos de:

• aumentar o market share

• melhorar a visão do mercado

• aumentar o lucro líquido acumulado


  1. Capítulo 1: Empresa

1.1 Descrição da Empresa

A E2 MOBILE foi fundada como uma empresa de capital aberto, com capital inicial de R$ 5 milhões e capacidade instalada de 900 unidades fabris, o que correspondeu a R$ 4,5 milhões de investimento. 

Atua hoje no mercado de telefonia, focando em diferentes nichos: usuários de telefones com tecnologia simples, consumidores de smartphones, o qual possui tecnologia mais avançada, e consumidores de tablets, que buscam alta tecnologia e praticidade. 

Diante do atual cenário econômico e tecnológico, a E2 MOBILE está sempre atenta às necessidades de atendimento ao cliente, baseadas em comportamentos do mercado e dos concorrentes. A idealização do portfólio da companhia considerou as necessidades e desejos dos consumidores e foi implementado considerando as demandas de cada nicho do mercado de telefonia, considerando que existem diferentes perfis de consumidores.

O portfólio da empresa contém: celular, smartphone e tablet. O produto mais consolidado no mercado com demanda estável, e mais comum do portfólio, é o celular; já o smartphone, é um produto com projeção de crescimento e expansão de demandas devido a qualidade, funcionalidade e tipos de configurações interessantes; o tablet é um produto promissor no que se refere à expansão de demanda, embora seja um produto comercializado há pouco tempo no mercado – quando comparado com os outros produtos (NASCIMENTO, 2019).

A empresa foi estruturada de forma multidisciplinar, assim sendo, a configuração das diretorias foi composta por integrantes com experiências e formações diversas, constituindo uma estrutura organizacional vertical, seguindo a divisão por áreas e profissionais: 

Figura 1: Organograma E2 MOBILE[pic 5]

(Fonte: elaborado pelos autores)

  • André R. Rodriguez Alejos - Presidente

Bacharel em direito, pela Universidade Católica de Santos, trabalhou por cinco anos com na Defensoria Pública da União, o que propiciou a bagagem necessária para um novo desafio como presidente da E2 MOBILE.  

  • Amanda Ignacio da Silva – Diretora de Finanças

Formada em Comércio Exterior pela Universidade Anhembi Morumbi, possui seis anos de experiência na indústria, atuando com planejamento de produção, demanda e estoque, com foco em custos e rentabilidade. Buscou novos horizontes, fazendo um MBA de Finanças, que é sua verdadeira paixão, o que propiciou a oportunidade de estar a frente da diretoria de finanças da E2 MOBILE. 

  • Bruno de Freitas – Diretor de Marketing

Com vasto conhecimento no ambiente digital, com formação em Tecnologia da Informação, desenvolveu sua carreira, na área de desenvolvimento de sistemas e novas tecnologias, suporte e assessoria a clientes. Atualmente, realiza MBA em Marketing, visando agregar conhecimento para a E2 MOBILE.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (72.6 Kb)   pdf (589.6 Kb)   docx (415.9 Kb)  
Continuar por mais 43 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com