TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de conclusão de curso CSC

Por:   •  17/11/2015  •  Monografia  •  4.767 Palavras (20 Páginas)  •  911 Visualizações

Página 1 de 20

RESUMO

        O conhecimento gerado por esse estudo permite compreender a importância da gestão dentro de um determinado processo na administração e os resultados esperados pelas organizações através da implantação de um CSC (Centro de Serviços Compartilhados). Para garantir melhorias nos resultados é preciso uma mudança em toda a estrutura organizacional, ou seja, um redesenho em todas as etapas da estrutura de seus processos. O CSC muda constantemente a maneira como a organização executa suas atividades, pois visa aumentar o desempenho operacional, facilita a gestão do conhecimento, reduz os custos e otimiza o tempo. A implantação desse modelo de gestão possibilita que os processos se tornem mais eficazes para que se alcance o resultado desejado, possibilita também a otimização dos recursos disponíveis às necessidades variáveis do cenário globalizado. Os Centros de Serviços Compartilhados vem de encontro a essa crescente necessidade de melhorias dentro das diversas áreas das organizações, tendo como principal objetivo a obtenção de resultados consistentes, fortalecendo a excelência operacional. O trabalho foi desenvolvido através de pesquisa bibliográfica.

Palavras- chave: Gestão, Processos, Centro de Serviços Compartilhados.

1 INTRODUÇÃO

O mercado globalizado trouxe mudanças na estrutura da Gestão Empresarial tradicional, os paradigmas antigos foram sendo substituída por novas formas de gestão que requerem dos empreendedores uma visão de administração mais flexível e adequada as necessidades atuais.

O dinamismo no contexto organizacional tem exigido das organizações a capacidade de adaptar-se às mudanças com o propósito de se manter de forma constante no mercado. Em frente a tantas incertezas, fazem parte da estratégia de todas as organizações a redução de custos e a otimização de processos operacionais.

A necessidade de se adaptar aos ambientes levam as organizações a buscarem formas de superar as dificuldades alcançando os seus objetivos finais. As organizações devem buscar ferramentas que lhes estejam disponíveis com o objetivo de planejar e gerenciar as mudanças.

Frente a este cenário, torna se essencial à necessidade de acompanhar a dinâmica das transformações, assumindo a responsabilidade de buscar novas formas de lidar com essas mudanças.

A constante procura por melhorias nos processos internos não é um tema que desperte surpresa na atualidade. Diante a essa crescente necessidade de adquirir melhorias na produtividade, as organizações vêm buscando meios para aperfeiçoar os resultados através do redesenho de seus processos, de forma a maximizar o valor agregado, para que possam ser capazes de motivar o planejamento da demanda pelos clientes. A necessidade de soluções eficazes levam as empresas a reverem suas estruturas organizacionais, buscando assim um ícone que possa transmitir sucesso frente a esse ambiente de incertezas.

Algumas empresas minimizam a importância das atividades que não estão diretamente relacionadas aos seus produtos finais impactando diretamente no aumento dos custos, dificultando o controle da qualidade e da padronização, minimizando a importância da comunicação entre os setores e a identificação de suas necessidades. Diante deste cenário, diversos fatores indicam a necessidade das empresas de buscarem melhoria em seus procedimentos internos. Muitas alternativas são encontradas, como principalmente a implantação de um espaço que atue como prestador de suporte para todas as áreas da organização, que aplicado de forma eficaz estabelece uma relação entre fornecedor e cliente com as unidades de negócio e utiliza índices de desempenho quantificados para demonstrar resultados.

Supõe-se que o redesenho dos procedimentos internos produzam benefícios eficazes como a promoção de mudanças nas práticas de trabalho, a incorporação de novos valores, novas tecnologias e novos princípios possibilitando assim a ampliação significativa da eficiência e da eficácia dos seus resultados por processos. O principal desafio está na redução dos custos, sem comprometer a qualidade do produto oferecido. Uma das estratégias mais eficientes adotadas atualmente para a reestruturação dos processos das atividades coorporativas é a implantação do centro de serviços compartilhados, que consiste na interação dos setores de diversas áreas operacionais.

No mundo contemporâneo, o custo total de um produto, a excelência no atendimento ao cliente e a competitividade está cada vez mais presente na prática de gestão chamada de Centro de Serviços Compartilhados que vem sendo utilizada na maioria das empresas com o objetivo de racionalizar processos, trazendo velocidade às operações, ganho de competitividade e redução dos custos. A definição pela pesquisa em torno dos serviços compartilhados de uma organização tem como justificativa principal a importância que esses processos vêm assumindo entre as empresas de diversos segmentos e setores. Em uma sociedade a qual ocorrem mudanças contínuas, as organizações precisam implantar processos que se adaptem as novas exigências do mercado.

O Centro de Serviços Compartilhados vem de encontro a essa necessidade emergente das organizações, pois visa uma melhor interação entre os setores existentes e à melhoria da qualidade dos produtos oferecidos, proporcionando o aumento da proximidade entre clientes finais, e dessa forma, ganhando espaço e confiabilidade no mercado.

O principal objetivo esperado após a implantação desse modelo de gestão é a promoção de autonomia para as unidades visando combinar o melhor da centralização e da descentralização para as atividades da organização, com um melhor alinhamento da proposta de valor agregado ao Centro de Serviços Compartilhados.

Centro de Serviço Compartilhado (CSC) pode ser definido como uma unidade que gerencia processos de suporte comuns a todas ou muitas das unidades de negócio de uma organização, focada no aumento do desempenho resultante da especialização e ganho de escala. É baseado em dois princípios fundamentais: alta qualidade no atendimento do cliente interno e custo reduzido.

        O objetivo geral deste trabalho é identificar a importância da gestão de processos na reestruturação de empresas, abordar a cerca dos Centros de Serviços Compartilhados (CSC) como forma de reestruturação, analisar seus benefícios potenciais, colaborar para o entendimento e a difusão dos conhecimentos relativos ao Modelo de Serviços Compartilhados, descrever a evolução dos centros de serviços compartilhados no ambiente coorporativo, analisar os principais problemas que ocorrem durante o fluxo processual dentro de uma organização, descrever a importância da reestruturação nos processos organizacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33 Kb)   pdf (203 Kb)   docx (24.6 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com