TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho portugues

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.050 Palavras (5 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 5

01- Faça as alterações necessárias para que o trecho predominantemente narrativo passe a apresentar as características próprias dos trechos descritivos. Você pode alterar a estrutura do trecho, tirar verbos e/ou pequenos trechos,  encurtar frases, mas tem que manter o conteúdo essencial, sem inventar um novo texto.

“Noite de tempestade

Ela abriu o casarão. Viu os raios cortarem a escuridão da noite. A luz do quarto apagou-se e pôde ouvir toda a força do vento ensandecido. Após alguns minutos, identificou a figura de alguém, na estrada. Ele veio muito devagar, resistindo ao ímpeto do vento e da chuva. Esperou que ele chegasse mais perto: era como um negro fantasma, envolto pelo brilho da água que refletia a fúria dos relâmpagos.”

“Noite de forte chuva

A jovem garota de quinze anos abriu aquela velha casa na fazenda de seu avô. Ela viu fortes raios caírem e iluminarem a escuridão daquela noite fria. A luz de seu pequeno quarto, que tinha somente uma cama e uma estante de madeira, apagou-se e podia ouvir um forte barulho do vento, que não parava um segundo sequer. Após alguns longos minutos, ela pôde ver naquela escuridão, a figura de alguém, que parecia um velho homem, caminhando com dificuldade no meio da estrada deserta. O suposto homem continuou caminhando devagar, resistindo com bravura toda a força do vento e da chuva. Ela esperou o homem chegar próximo à escada que dava acesso à velha casa: quando ele chegou mais perto, iluminado pela luz da lua, parecia como um negro fantasma. Ele estava encharcado pela água da forte chuva e refletia de forma assustadora toda vez que relampeava.”

02- Faça as alterações necessárias para que o trecho descritivo a seguir passe a apresentar as características próprias do tipo narrativo. Você pode alterar a estrutura do trecho tirar palavras e/ou pequenos trechos, encurtar frases, mas tem que manter o conteúdo essencial, sem inventar um novo texto.

“Dia de inverno

Um pouco de sol cruzando todo o horizonte. O céu exibia um azul cristalino. Na varanda, o frio do vento solitário. A pele reclamava. Gostava do inverno. Do convite ao chá quente, do cobertor no sofá da sala e da lareira espalhando seu calor por toda a sala.

“O Dia de inverno

Em uma tarde de Janeiro, um pouco de sol cruzava todo o horizonte das montanhas da cidadezinha. O céu, por sua vez, exibia um azul cristalino, de forma espetacular. Enquanto João descansava na varanda de sua casa. Ele só ouvia e sentia o vento solitário. Sua pele reclamava. Ele sentia frio. Porém resistia ao frio com um único propósito: esperar sua amada esposa Maria retornar do trabalho. Após muito esperar, já no começo da noite, ela chegou. E como ele gostava do frio do inverno, ele a convidou para tomarem um chá quente, também se aqueceram no cobertor no sofá da sala e na lareira, que espalhava seu calor por toda a sala.”

03- No texto de propaganda a seguir, transforme a perspectiva objetiva do produto em perspectiva subjetiva.

                        “Imóvel:Casa  de madeira     Tipo:Venda    Banheiros:3  Dormitórios:3  Idade do imóvel:Novo   Área útil (m²):105     Área total (m²):105  Tipo de propriedade:Térrea  Andares:1     Características da planta:  Cozinha  Área de serviço  Sala de estar  varandas jardins”

“Imóvel:  Casa de madeira, parecida com casa de filme, ideal para passar fins de semana

Tipo: Venda ou troca por imóvel de minha preferência

Banheiros: 2 ou 3

Dormitórios: de 2 a 4

Idade do imóvel: Por volta de 2 anos

Área útil (m²): Aproximadamente 100

Área total (m²): Aproximadamente 100

Tipo de propriedade: Térrea. Podendo construir mais pavimentos.

Andares: 1. Com possibilidade de construir mais pavimentos.

Características da planta: Cozinha, que pode ser conjugada com a área de serviço, sala de estar grande, varanda ideal para construção de uma área de lazer, e lindos jardins em frente à casa.”

04- Assinale a opção em que há erro de regência.

a) prefiro a cadelinha a todos os presentes;

b) gosta mais da cadelinha do que todos os presentes;

X c) Eduarda não vai esquecer mais do episódio;

d) chamou a garota de dona;

e) vou à rua procurar a cadelinha

05- Preencha corretamente as lacunas e assinale a alternativa correspondente:

Chegou-se _______ ela e segredou-lhe algo _______ pressas, atento _______ qualquer mani-festação face ________ ousadia.

  1. à, às, a, aquela;
  2. a, as, à, aquela;

X c) a, às, a, àquela;

  1. à, às, à, aquela.

06- Assinale a concordância verbal inaceitável em relação à norma culta.

a) Deve haver ainda estrelas no céu;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (89.1 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com