TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnicas de Negociação-ATPS 1 Etapa

Por:   •  21/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  562 Palavras (3 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 3

A importância das técnicas de negociação para a estratégia das empresas.

A negociação e muito importante para o desenvolvimento comercial de uma organização, pois a partir da negociação que a empresa constrói uma postura adequada e ética para ganhar credibilidade no mercado, tendo assim facilidades em negociações futuras. No mundo empresarial, a negociação se apresenta com uma forte ferramenta para obter melhores resultados, e é uma competência muito valorizada independente do ramo que ela segue . Um bom negociador deve ter habilidades para conseguir lidar com situações e ter um planejamento prévio do que se possa ocorrer durante uma negociação. A negociação é importante quando são buscadas alternativas para a solução de conflitos. O conhecimento e a determinação do negociador também são fundamentais para o alcance de um bom resultado. Pode-se dizer que uma negociação foi bem sucedida, quando teve o problema resolvido, os seus objetivos foram alcançados e a qualidade do relacionamento entre os envolvidos foi preservada. A comunicação em uma negociação é muito importante, pois é através dela que as informações são trocadas, compreendidas e compartilhadas entres as partes envolvidas. O oponente deve discutir seu ponto de vista e defender seus interesses visando assim chegar a um consenso com a outra parte. Uma boa comunicação elimina certos mal-entendidos e faz com que a negociação prossiga melhor.

1.O que são as técnicas de negociação?

São métodos desenvolvidos que o negociador utiliza para atingir o objetivo. E obter uma negociação onde haja satisfação mutua. Exemplo: Um comerciante que conhece muito bem o mercado em que atua, trabalha com diversos tipos de clientes, principalmente com aqueles que sempre querem um desconto a “mais”. O comerciante então lhe oferece o desconto, mais utiliza a técnica que consiste em aumentar seu preço até a margem de custo do mercado, e por final lhe da o desconto em cima desse valor, onde ele não sai no prejuízo e dá o desconto que o cliente havia lhe pedido.

2.Qual o papel das técnicas de negociação?

O papel das técnicas de negociação é auxiliar o negociador através de métodos e técnicas o andamento de uma negociação, preparando-lhe para negociações futuras, afim de alcançar os melhores resultados.

3.Como se dá o processo de negociação?

O Processo de Negociação se consiste em Entradas (estímulos), Processamento (transformação), Saídas (resultados) e Feedback (retorno), sendo eles essenciais para o desenvolvimento da negociação ganha-ganha ou ganha-perde. E muito importante o negociador tem uma visão sistêmica desse processo, pois as partes que a compõem se interdependem uma da outra. Dependendo das entradas é possível conseguir prever o resultado positivo ou negativo e abrir assim caminhos para negociações futuras.

4.Quais são os componentes existentes no processo de negociação?

Os componentes do processo de negociação são:

Os objetivos: Para se iniciar uma negociação e preciso ter um objetivo definido.

As entradas: são os impulsos iniciais da negociação sendo positivas ou negativas.

 Positivas: Interesses em comuns, Uso da informação e do poder, barganha, flexibilidade, comunicação entre outros.

Processamento: Seria a transformação das entradas, ou seja, o momento exato onde se ocorre a negociação.

Negativas: Conflitos, Rigidez, valores pessoais, inflexibilidade e manipulação do poder por uma parte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (93 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com