TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM TEMA PARA MUITAS DISCUSSÃO

Por:   •  5/4/2019  •  Resenha  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo Capítulo 04 – CONHECIMENTO E LÓGICA

CONHECIMENTO

  • UM TEMA PARA MUITAS DISCUSSÕES

Problemas filosóficos são temas discutidos em diversos períodos, entre eles está o conhecimento. O se humano vive uma busca incessante por compreender a si mesmo e o mundo a sua volta, e diante disso levou a muitos pensadores a necessidade de entender a sua própria capacidade de entender.

A teoria do conhecimento pode ser definida como a investigação acerca das condições do conhecimento verdadeiro. A mesma é composta por soluções de perguntas como:

  • O que é conhecimento?
  • Qual é o fundamento do conhecimento?
  • É possível o conhecimento verdadeiro?

Pode-se dizer que não há tantas teorias de conhecimento quanto foram os filósofos que se atentaram ao problema, ou seja, cada teoria de conhecimento constitui uma reflexão filosófica com o objetivo de investigar as origens, possibilidades, fundamentos, extensão e ao valor do conhecimento.

  • SUJEITO E OBJETO: ELEMENTOS DO PROCESSO DE CONHECER

O conhecer abrange operações como perceber, compreender, explicar e etc, nesse segmento podemos dizer que conhecimento é um processo de apropriação, apreensão, uma representação de algo exterior. No processo de conhecimento, existiria a relação entre dois elementos básicos: Sujeito e Objeto. Sendo eles “o sujeito conhecedor” ( nossa mente e consciência) e “um objeto conhecido (a realidade, mundo).

Dependendo da corrente filosófica, o processo de conhecimento da maior importância ao sujeito (Idealismo) ou ao objeto (Realismo).

  • Realismo

Segundo as teorias menos críticas realistas do conhecimento, as percepções que temos dos objetos são reais. No realismo os objetos se mostram como realmente são ao sujeito que os percebe, determinando o conhecimento que não se estabelece. No entanto, existem outras formas mais críticas de realismo, que problematizam a relação sujeito-objeto, mas que mantem a ideia básica de que o objeto é determinante no processo do conhecimento.

  • Idealismo

Segundo as teorias idealistas do conhecimento, a percepção da realidade é constituída por nossas ideias, nossa consciência, ou seja, o objeto seria construído de acordo com a capacidade de percepção do sujeito. Também no idealismo, há posições mais ou menos radicais em relação a afirmação do sujeito como elemento determinante na relação do conhecimento.

  • POSSIBILIDADES DE CONHECIMENTO

O Ceticismo diagnostica a impossibilidade de conhecermos a verdade.

O  dogmatismo defende a possibilidade de conhecermos a verdade.

A verdade tem o sentido básico de correspondência entre o que se pensa ou se diz e a realidade que se quer conhecer ou expressar. Quando diversos filósofos tratam da temática do conhecimento em “conhecer a verdade”, se referem a ideia de conhecer o objeto como ele é na sua essência, ou seja, realidade mesma, intrínseca, daquilo que se quer conhecer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (72.8 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com