TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA ANÁLISE DA ALOCAÇÃO DE CONTRATOS FUTUROS

Por:   •  8/3/2021  •  Resenha  •  1.109 Palavras (5 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 5

UMA ANÁLISE DA ALOCAÇÃO DE CONTRATOS FUTUROS

Referência: SILVEIRA, Rodrigo Lanna Franco da; BARROS, Geraldo Sant’Ana de Camargo: Uma análise da alocação de contratos futuros sobre commodities em portfólios diversificados. Disponível em: file:///C:/Users/Flavio/Downloads/TrabalhosSuplementos_Uma%20an%C3%A1lise%20da%20aloca%C3%A7%C3%A3o%20de%20contratos%20futuros%20(1).pdf. Acesso em: 07/03/2021

Contratos Futuros:

É um contrato definido entre duas partes no qual se definem pagamentos com vencimentos em datas futuras, baseados no comportamento dos preços de um ativo de mercado. Os contratos são derivativos e derivativo são ativos cujo valor depende (deriva) de outro ativo, daí o nome “deriva-ativo”.

A característica principal dos contratos futuros é a PADRONIZAÇÃO.

Já os contratos feitos diretamente entre as partes e sem padrão, são negociados diretamente no mercado de balcão.

O objetivo do contrato futuro é fornecer proteção à carteira quanto a oscilações de preço dos derivativos e para especulação.

Essa padronização se dá por valores e informações definidos dos seguintes itens:

- Objeto de negociação: é a descrição do ativo cuja oscilação de preços está relacionada. Exemplo: ações, boi, dólar, café, soja, milho.

- Cotação: é a unidade de valor, em reais, atribuída a cada unidade do objeto de negociação. Exemplo: reais por saca, reais por dólares, reais por arroba.

- Unidade de negociação: é o tamanho do contrato. Exemplo: o tamanho do contrato de café é de 100 sacas de 60kg; o tamanho do contrato de dólar é de U$50.000,00.

- Meses de vencimento: meses em que serão liquidados os contratos.

- Liquidação: forma pela qual o contrato será liquidado (física ou financeira).

Formação de preço:

Explora-se um pouco a relação entre o preço a vista e o futuro. Esses preços revelam as expectativas do mercado quanto ao valor de uma mercadoria ou de um ativo no futuro.

A relação entre o preço a vista e o preço futuro pode ser explicada pela seguinte expressão:

PF = PV.(1+i).n + CC + E

Onde:

PF = preço futuro

PV = preço a vista

i = taxa de juro diária

n = número de dias úteis a decorrer até o vencimento

CC = custo de carregamento (frete, estocagem, etc) no caso de mercadorias. Pra ativos financeiros assume-se o CC igual a zero.

E = componente de erro.

Base:

A diferença entre o preço a vista e o futuro é conhecida como base e que, a medida que se aproxima a data de vencimento do contrato, o preço a vista e o futuro começam a se equiparar. Na data do vencimento, serão iguais.

Isso é fundamental, uma vez que, sem essa convergência, não há nenhum sentido para a existência de qualquer contrato futuro, já que o hedge não será possível.

São 2 os motivos que fazem com que haja convergência de preços:

- Possibilidade de haver liquidação por entrega de mercadoria ou ativo.

Quando a liquidação por entrega apresenta altos custos, ou impossibilidade de transferência, a liquidação financeira pode ser utilizada, desde que os preços a vista sejam consistentes.

- Arbitragem entre os preços a vista e futuro.

O preço futuro e o preço a vista tendem a convergir para a mesma direção, embora não necessariamente na mesma ordem de grandeza e de tempo, pois expectativas diferentes podem afetar cada um dos preços de modo diferente. A base tende a zero a medida que se aproxima a data de vencimento do contrato.

Margem de garantia:

É um dos elementos fundamentais da dinâmica operacional dos mercados futuros, pois assegura o cumprimento das obrigações assumidas pelos participantes. Os preços futuros são influenciados pelas expectativas de oferta e demanda das mercadorias e de seus substitutos e complementares.

Para mitigar o risco de não cumprimento do contrato futuro gerado por eventual diferença entre o preço futuro negociado previamente e o preço a vista no vencimento do contrato, os mercados futuros desenvolveram o mecanismo do ajuste diário, em que vendedores e compradores acertam a diferença entre o preço futuro anterior e o atual, de acordo com elevações ou quedas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (43.7 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com