TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA DEFINIÇÃO DE MISERICÓRDIA

Por:   •  6/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO SALESIANO DE SÃO PAULO

UNISAL – CAMPUS SANTA TERESINHA

Thalya Ribeiro de Sa

MISERICÓRDIA

São Paulo

2016

DEFINIÇÃO DE MISERICÓRDIA

Atividade de pesquisa apresentado ao Curso de Administração do Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Unidade Santa Teresinha, como requisito parcial para avaliação da disciplina de Antropologia Teológica II sob orientação da Profª Karen Monteiro.

São Paulo

2016

Misericórdia 

Misericórdia é uma forma de se deparar com uma situação de desespero, de sofrimento: uma suplica de compaixão. Misericórdia lembra também uma forma de junção de miséria e sentimento, considerando muito o ato de aproximar o sentimento alheio. (OLIVEIRA, 2016)

Para o cristianismo, a misericórdia está relacionada a própria divindade. Os cristãos pedem perdão para Deus com a finalidade de que o mesmo tenha piedade de seus erros. Já para o Papa Francisco existe três elementos que contribui para encontrar o amor misericordioso de Deus: a satisfação do dano causado, a confissão e o arrependimento. (NALESSO, 2016)

Este ano é marcado pelo Ano Santo da Misericórdia, conhecido como Ano Jubilar, onde conta com presença do Papa Francisco para abrir a Porta Santa, localizada em Roma. Esse evento tem como foco fazer com que as pessoas conheça o amor misericordioso de Deus a partir do momento que passe pela tal Porta. É um lugar onde pode pedir perdão pelos seus pecados, faltas e falhas cometidas para sair com o coração puro, cheio de amor para com o próximo. (NALESSO, 2016)

A misericórdia ajuda o ser humano a compreender as coisas da vida de um modo sadio, olhar o outro com mais compaixão e viver em comunhão fraterna. Como por exemplo oferecer comida a quem tem fome, dar teto a quem não tem um lar, dar roupa a quem esta nu, perdoar quem fez o mal, consolar quem precisa são atos de misericórdia. Deus quer que o homem seja misericordioso com o próximo para ser tratado com misericórdia. (ZACHARIAS, 2016)

A misericórdia é ao contrário de desigualdade, corrupção, violência, intolerância, sentimentos que machucam, ofendem, entre outras coisas. Temos que viver em eterna harmonia, fraternidade e tentar ser imagem e semelhança de Jesus para obter sua misericórdia. (PINEHEIRO; NALESSO, 2016)


Referências

ZACHARIAS, Ronaldo. Plavra do reitor. Revista Unisal. São Paulo, ano 15, p.3, ed. 17.

OLIVEIRA, Ivone Brandão de. Felizes os misericordiosos. Revista Unisal. São Paulo, ano 15, p.15, ed. 17.

NALESSO, Thiago. Justiça e misericórdia. Revista Unisal. São Paulo, ano 15, p.19, ed. 17.v

PINHEIRO, Ilmário de Souza.Misericórdia e juventude. Revista Unisal. São Paulo, ano 15, p.20, ed. 17.

   

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (102.2 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com