TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade II Análise das Demonstrações Contábeis

Por:   •  16/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  5.523 Palavras (23 Páginas)  •  53 Visualizações

Página 1 de 23

ANÁLISE FINANCEIRA E DE INVESTIMENTOS   I/2023  -  ESAN/UFMS

PROFESSORA ANA DENISE RIBEIRO MENDONÇA

denise.ribeiro@ufms.br

Unidade II - INTRODUÇÃO Á ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS/CONTÁBEIS – 16.03.2023

A Análise das Demonstrações Contábeis/Financeiras corresponde à interpretação das informações evidenciadas nos relatórios contábeis. Compreende a análise do Balanço Patrimonial/BP, da Demonstração do Resultado e demais Demonstrações[1].

Para que possamos iniciar os estudos de análise de balanços é necessário que tenhamos conhecimentos da Escrituração dos Fatos Administrativos/Contábeis, da Apuração do Resultado e da Elaboração das Demonstrações Contábeis (Processo Contábil[2]).

O processo de Análise de Balanços inicia-se a partir do encerramento do Processo Contábil.

A partir das Demonstrações Contábeis o analista coleta os dados adequando-os para cálculo dos índices e quocientes, por meio de fórmulas, permitindo assim a interpretação das informações e sendo capaz de avaliar o presente com base no passado e realizar projeções para o futuro, sempre com base nos desempenhos dos últimos períodos analisados.

Ribeiro (2017, p. 7) conceitua a Análise de Balanços como sendo “uma técnica contábil que consiste no exame e interpretação dos dados contidos nas demonstrações contábeis, com o fim de transformar esses dados em informações úteis aos diversos usuários da contabilidade”.

ANÁLISE DE BALANÇO: técnica que utiliza métodos e processos científicos na decomposição, comparação e interpretação das demonstrações financeiras visando obter informações analíticas/detalhadas, com o objetivo de avaliar a situação patrimonial e financeira da empresa. Ou seja, transformar os dados extraídos em informações úteis para a tomada de decisões por parte das pessoas interessadas.

A análise das demonstrações contábeis, por meio dos dados extraídos das demonstrações, fornece informações para que os gestores com conhecimento da situação financeira, econômica e patrimonial da empresa tome as melhores decisões com sabedoria.

 [pic 1]

  1. Dados, diz respeitos a percepção de fato independente; conjunto de letras, números que isoladamente não transmitem elementos estruturados.
  2. Informação, resulta do processamento, manipulação e organização de dados (estruturação de dados) – o que.
  3. Conhecimento, conjunto de informações trabalhadas. Valores, experiências, regras - como.
  4. Sabedoria, representa compreensão humana mais refinada e equilibrada de determinado conhecimento (bom senso) – porque.

São termos sinônimos: análise das demonstrações financeiras; análise das demonstrações contábeis e análise de balanços.

Objetivos da Análise:

- Transformar os dados extraídos das Demonstrações Contábeis em informações para a tomada de decisões;

- Evidenciar/comparar a situação econômico-financeira das empresas no passado e fornecer algumas bases para inferir o que poderá acontecer no futuro;

  • Avaliar o desempenho de subunidades (decidir questões relacionadas a bonificações e promoções, caso o desempenho seja satisfatório ou relacionado a treinamentos e demissões, caso o desempenho seja insatisfatório);
  • Analisar a situação creditícia de potencial cliente/parceiro/fornecedor/concorrente (avaliar o risco de crédito);
  • Verificar a situação de empresas investidas (antes de comprar ou vender títulos/ações) – Avaliação da rentabilidade do Capital investido;
  • Verificar a situação econômico-financeira de empresas reguladas pelos diversos órgãos, dentre eles: BACEN, ANS; SPC/MP; ANAC;

Usuários da Análise de Balanços:

- Gestores/Administradores = os mais interessados nas análises para tomada de decisões. Conhecer a situação econômica e financeira da empresa: posição da empresa em relação aos concorrentes; necessidade ou não de novos investimentos bem como de novos empréstimos; oferecer melhores prazos para os clientes; solicitar maiores prazos aos fornecedores; etc.

- Bancos = capacidade de pagamento;

- Fornecedores = capacidade de pagamento e grau de liquidez dos clientes;

- Clientes = situação econômica e finaceira dos fornecedores (condições de cumprirem os contratos);

- Investidores PF ou PJ = rentabilidade das ações. A análise geralmente é feita por corretoras de valores;

- Governo = licitações públicas (condições de cumprir contratos); acompanhamento do desempenho da economia do país, comparando empresas de acordo com as categorias econômicas;

- Corretoras de Valores = acompanham diretamente o desempenho das sociedades que transacionam ações no mercado, para oferecer melhor opção aos investidores;

- Sindicatos = desempenhos das empresas (pleitear aumento salarial/distribuição de lucros);

Etapas da Análise das Demonstrações Contábeis

Antes de iniciarmos os cálculos é necessário investigar a confiabilidade das informações obtidas seguindo alguns passos:

  1. Parecer dos Auditores Independentes. Ler e verificar se o parecer foi emitido com ou sem ressalvas. Caso ocorra ressalva, o analista deve julgar se a mesma é relevante ao propósito de sua análise. Se for, será necessário proceder a ajustes nas Demonstrações Contábeis.
  2.  Notas Explicativas. Ler para identificar as práticas contábeis que foram adotadas pela empresa, por exemplo: qual o método de controle de estoque, como são elaborados os cálculos das depreciações, amortizações e exaustões, quais são os tipos de investimentos efetuados, etc.
  3.  Relatório da Administração. Ler para conhecer melhor a empresa analisada, seus produtos e suas operações. Buscar informações em seu site, em revistas especializadas, jornais, etc;

Após a leitura dos documentos listados, o analista definirá os parâmetros de sua análise que poderá ser:

a) comparar a empresa com a média do setor econômico em que a empresa atua. Por exemplo, se a empresa analisada for do setor de eletrodomésticos, deve-se também realizar os mesmos cálculos para as principais empresas do setor e dessa forma será capaz de identificar a situação econômico-financeira e o desempenho médio das principais empresas do setor para comparar o desempenho efetivo da empresa em estudo;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.8 Kb)   pdf (186.6 Kb)   docx (223 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com