TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Águas no México

Por:   •  19/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.856 Palavras (24 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSOS: ADMINISTRAÇÃO

CONCESSIONÁRIAS E INDICADORES UTILIZADOS NO MÉXICO

ANGÉLICA CARVALHO DANTAS. – RA: B4138B-3

LETÍCIA REIS DE LIMA. RA: B4802D-5

MICHELE CRISTINA NOGUEIRA. RA: A98JBF-1

NAYARA MARIA FREITAS BARBOSA. RA: B47CDJ-0

SILVANA MARTINS SANTOS OLIVEIRA. – RA: B4334D-1

PROFESSOR: FLÁVIO FERNANDES - SALA: 202

GRUPO 16

MÉTODOS DE PESQUISA

(6º SEMESTRE)

SÃO PAULO

2014

Introdução

No transcorrer das informações aqui apresentadas, será possível obter uma breve ideia do que se passa com o sistema hídrico no país mexicano.

É possível conhecer um pouco das duas maiores organizações, responsáveis pelo tratamento, preservação e distribuição de água e trabalhos que atualmente vem sendo dedicados em recuperar o bom funcionamento de abastecimento, qualidade e investimento no ramo sustentável e, não menos importante, a utilização de indicadores e concessionárias.

 Há também, um conteúdo complementar para conhecimento de casos relacionados ao tema.

SACMEX

Desde primeiro de janeiro de 2003 entrou em funcionamento em instituição pública descentralizada, o sistema de água da Cidade do México (SACMEX), por decreto do Chefe do Governo do Distrito Federal, Lic. Andrés Manuel López Obrador, pela fusão da então Direção Construção Hidráulica Geral e operacional (DGCOH) e da Comissão de Água do Distrito Federal (CADF).

Distrito Federal (DF) operador de água Sacmex do México, que opera sob a autoridade do Ministério do Meio Ambiente do país Semarnat, tem a missão de fornecer água potável, drenagem, esgoto, tratamento de esgoto e serviços de reuso de água. É responsável pela operação, manutenção e construção de infraestruturas hidráulicas; a exploração, desenvolvimento, uso, distribuição e controle dos recursos hídricos; e a preservação dos níveis de água e qualidade da água - trabalhando assim, para garantir o desenvolvimento integrado e sustentável dos recursos hídricos da Cidade do México.

Missão, Visão e Valores Estratégicos.

Para fornecer os cidadãos do Distrito Federal, os serviços de água potável, esgotos e tratamento de águas residuais e de águas residuais Reutilizar e em quantidade e qualidade suficientes através do uso eficiente dos recursos do sistema de água da Cidade do México.

Visão

Atender às demandas dos habitantes de serviços de hidráulica da Cidade do México, de modo eficiente, justa e sustentável.

Valores estratégicos

Instituições

Responsabilidade

Serviço Vocação

Respeito

OBJETIVO

O sistema de água da Cidade do México é projetado para fornecer e distribuir água potável e drenagem para os habitantes do Distrito Federal para a quantidade, qualidade e eficiência exigidos, por meio de ações que contribuam para o uso adequado da infraestrutura existente e promover a cultura moderna de uso para garantir o fornecimento de recursos justo.

Entre as funções mais importantes do sistema de água da Cidade do México é formular, atualizar e acompanhar o desenvolvimento do programa de operação hidráulica do Distrito Federal, bem como estudos e projetos de água potável e reutilização de águas residuais, construção e manutenção da infraestrutura de água e esgoto requer a cidade em coordenação com as autoridades competentes.

Além de sistemas de manutenção para o uso e distribuição de água potável e de esgoto do Distrito Federal e de operação; supervisionar e monitorar o desempenho; planejar e executar as obras para prevenir e controlar os movimentos de inundação, subsidência e no solo, desde que sejam do tipo hidráulico; autorizar e monitorar as conexões de água potável, bem como a construção e manutenção de poços e nascentes, expansão e melhoria dos sistemas de água na Cidade do México.

Ao mesmo tempo, os conjuntos SACMEX coordenação com as instituições e preciso desenvolver ações conjuntas com os municípios e os estados vizinhos do Distrito Federal para o setor de água, além de planejar, implementar e coordenar ações que visem atingir Organismos de eficiência hídrica do Distrito Federal.

CONÁGUA

A Comissão Nacional da Água é herdeiro de uma grande hidráulica tradição e ao longo de sua história tem sido composta por profissionais e especialistas ilustres de várias disciplinas, internacionalmente reconhecidos por sua dedicação e habilidade técnica.

Entre as instituições que a precederam incluem o Departamento de Água, Terra e Colonização criado em 1917; a Comissão Nacional de Irrigação em 1926; o Ministério de Recursos Hídricos em 1946 e do Ministério da Agricultura e Recursos Hídricos, em 1976.

Atualmente, a missão da Comissão Nacional da Água é o de gerir e preservar águas nacionais, com a participação da sociedade para garantir uma utilização sustentável dos recursos.

A Comissão considera que a participação da sociedade civil é essencial para alcançar as metas que estabeleceram em cada país da bacia, uma vez que, entre outras coisas, as pessoas podem dar continuidade necessária para as ações propostas.

Por outro lado, acredita que o uso sustentável da água é alcançada quando a seguir forem verdadeiras:

  1. Water gera bem-estar social: refere-se basicamente à prestação de serviços de água e esgoto potável à população e o tratamento de águas residuais.

        2. Water apoiar o desenvolvimento econômico: considerar a água como um insumo da atividade econômica; por exemplo, na agricultura, produção de energia elétrica e da indústria.

        3. A água é preservada: é o elemento que fecha o conceito de sustentabilidade. Embora reconhecendo que a água deve proporcionar bem-estar social e apoiar o desenvolvimento econômico, a Comissão Nacional da Água está convencido de que deve ser preservada em quantidade e adequada para as gerações atuais e futuras e da flora e fauna de cada qualidade região.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.7 Kb)   pdf (389.8 Kb)   docx (76.9 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com