TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Сontexto administrativo

Seminário: Сontexto administrativo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  Seminário  •  742 Palavras (3 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 3

Primeiro desafio- Contexto Administrativo

A empresa Padaria Sonho de Mel teve seu inicio ao ser adquirida pelo casal Dirceu e Ediles Bertei em dezembro de 2008. Ao comprar a padaria sabiam que não seria fácil, nem tinham a certeza de que estavam tomando a decisão correta, pois a cidade é pequena e já possuía bastante opções aos consumidores(duas padarias, mercados que também ofereciam a autônomos que faziam em casa e vendiam).

Inicialmente a padaria contava com um atendente e dois padeiros, que juntamente com os donos produziam o pequeno portfólio de produtos oferecidos, pois ainda não tinham muitos clientes, Porém aos poucos foram fidelizando mais e mais consumidores que buscavam ali alimentos de qualidade e sempre fresquinhos. Passado o tempo, a padaria hoje emprega onze funcionários, sendo quatro padeiros, quatro confeiteiras e três atendentes juntamente com os donos que gerenciam e auxiliam quando necessário.

Na padaria existe um organograma, onde os colaboradores sabem da hierarquia que existe. Os empresários (donos da empresa), depois o encarregado, onde na ausência dos donos os mesmos substitui, em que cada setor é formado por um líder(um padeiro chefe, uma confeiteira chefe e uma atendente chefe), que orientam e fiscalizam o trabalho de perto sempre na busca de uma melhor eficácia.

Na empresa todo o funcionário possui carteira assinada, salário pago corretamente e em dia e demais direitos, como férias 13º e horas extras. Por ser uma padaria mesmo cada um tendo seu cargo, não é definida a quantidade e quais os produtos serão feitos diariamente, variando conforme as encomendas e fluxo de vendas, porém mesmo aumentando o numero de funcionário a demanda é cada vez maior, por isso está sendo construído um novo espaço mais amplo com melhores condições de trabalho.

A teoria que melhor se encaixa na padaria é APO- Administração Por Objetivos, porque a padaria passa a analisar as atividades preocupadas na busca da eficácia, fazer o melhor aproveitamento da forma dos recursos disponíveis.

Para obter melhores resultados orientaremos a empresa um maior espaço, aumento no numero de funcionário, maior divulgação dos produtos produzidos, maior qualificação dos colaboradores, reuniões mensais para aprimoramento de processos juntamente com uma melhor modernização.

Uma abordagem da teoria da Administração mais moderna que nós recomendaríamos para a empresa seria a Gestão pela Qualidade Total buscando constantemente conhecer as necessidades dos clientes.

Segundo desafio- Contexto Econômico

A empresa atua no comercio e na transformação da matéria-prima, no ramo de confeitaria panificação e lancheria.

Os clientes da empresa variam desde da criança até ao idoso, sendo que os jovens preferem doces, salgados e fritos, os adultos tendo como preferência todos os produtos e os idosos preferindo produtos lights, integrais, assados e produtos caseiros.

Em relação a forma de pagamento realizada pela empresa temos as condições á vista, á prazo no cartão ou no cheque em 30,60 ou até mais dias dependendo da compra. A padaria atende a outras empresas, como por exemplo: supermercados Cotrijui

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com